Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 10 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

De acordo com a Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), analise as afirmativas a seguir: I. O estabelecimento de sistema de logística reversa é exigido apenas para empresas que importam produtos não fabricados no Brasil. II. Os inventários e o sistema declaratório anual de resíduos sólidos e a pesquisa científica e tecnológica, são instrumentos da PNRS. III. A implantação do sistema de coleta seletiva é instrumento essencial para se atingir a meta de disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos. IV. Atividades destinadas à reciclagem e ao reaproveitamento de resíduos sólidos, bem como atividades de inovação e desenvolvimento relativas ao gerenciamento de resíduos sólidos possuem linhas especiais de financiamento. Assinale

Carregando...

A coluna à esquerda apresenta os diferentes destinos de resíduos sólidos no ambiente e a coluna à direita, respectivamente, um aspecto positivo e um negativo destes destinos.

A correta correlação entre cada tipo de destino com um par de aspectos positivos e negativos é

Carregando...

Para efeito da NBR 10004:2004, os resíduos sólidos são classificados em:

Carregando...

A escolha das técnicas de amostragem está condicionada à localização dos resíduos no perfil do solo, do tipo de solo e das propriedades dos contaminantes que estão sendo monitorados. Há uma variedade muito grande de técnicas de coleta de solos na zona insaturada. Estas técnicas podem ser divididas em dois tipos: coleta de amostra contínua e coleta segmentada do solo por tradagens sucessivas. Sobre os dois tipos de técnicas de coletas de solo, listadas acima, assinale a alternativa incorreta:

Carregando...

Acerca das informações contidas no texto antecedente e de aspectos diversos pertinentes à gestão de resíduos industriais, julgue o item seguinte.

A disposição de rejeitos em reservatórios criados por diques, ou barragens, como no caso referido no texto em apreço, é o método mais usado no Brasil, apesar de não ser o mais adequado para o tipo de resíduo gerado.

Carregando...

A respeito de gestão ambiental, julgue o item a seguir.

A principal preocupação da gestão ambiental refere-se aos resíduos dos sistemas produtivos, a como se dão a sua disposição final e seus tratamentos, e também aos efluentes resultantes desse processo.

Carregando...

Acerca das informações contidas no texto antecedente e de aspectos diversos pertinentes à gestão de resíduos industriais, julgue o item seguinte.

Os rejeitos das barragens que se romperam são resíduos resultantes do processo de beneficiamento a que são submetidas as substâncias minerais; nesse caso, o ferro.

Carregando...

Acerca das informações contidas no texto antecedente e de aspectos diversos pertinentes à gestão de resíduos industriais, julgue o item seguinte.

Os resíduos encontrados nas amostras de lama das barragens da Samarco são considerados da Classe II: resíduos não inertes.

Carregando...

Acerca das tecnologias da comunicação e informação, julgue os itens a seguir.

Conforme o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o lixo eletrônico, formado por sucatas de equipamentos descartados, é considerado um risco ecológico por causar intoxicação química.

Carregando...

No processo de assentamento dos agrupamentos populacionais, o sistema de drenagem urbana destaca-se como um dos mais sensíveis problemas causados pela urbanização, tanto em razão das dificuldades de esgotamento das águas pluviais quanto à interferência nos demais sistemas de infraestrutura. A retenção de água na superfície do solo propicia a proliferação dos mosquitos que disseminam a malária e a dengue. No Brasil, existem, além dessas, mais de trinta doenças provocadas pela negligência com o meio ambiente, como, por exemplo, a raiva, a esquistossomose, a doença de chagas, a leishmaniose, a toxoplasmose e a hantavirose.

Internet: (com adaptações).

Tendo como referência o texto acima, julgue os itens de 49 a 54.

A coleta seletiva solidária, definida como o processo de utilização de materiais passíveis de retorno ao seu ciclo produtivo, rejeitados pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal direta e indireta, minimizaria o problema acima exposto.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) Errado
  • 6) Errado
  • 7) Certo
  • 8) Errado
  • 9) Certo
  • 10) Errado
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282