A análise da matriz de participação de mercado/crescimento do mercado, também conhecida como Matriz BCG, é uma técnica de análise da carteira (portfólio) de negócios para a formulação de estratégias adequadas para melhor administrar suas carteiras de investimentos.
Em relação à Matriz BCG, relacione cada um de seus quadrantes às suas características.
1. Ponto de interrogação
2. Vaca leiteira
3. Bicho de estimação
4. Estrela
( ) Apresenta um desafio para as organizações, porque ele exige muito dinheiro para permanecer competitivo em mercados em crescimento.
( ) É um produto que não atingiu uma base segura num mercado em expansão, mas altamente competitivo.
( ) As estratégias de marketing para esse quadrante procuram defender a parcela de mercado mediante o reforço da lealdade do consumidor.
( ) As estratégias de marketing para esse quadrante pretendem maximizar qualquer lucro potencial ao minimizar os gastos ou promover um diferencial para construir parcela de mercado.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Acerca do marketing, processo administrativo e social mediante o qual as pessoas e as organizações obtêm o que precisam e desejam por meio de criação e troca de valor, julgue o seguinte item.
No marketing, são chamadas de controláveis as variáveis econômicas e as tecnológicas
Nas decisões de compra, apesar dos desejos dos clientes, o preço é o fator determinante na maioria das vezes. A determinação de preço de um produto deve ser analisada de forma calculada, e algumas variáveis são fundamentais para se estabelecer o preço que possibilite a sobrevivência da organização e a satisfação do cliente.
A esse respeito, julgue o item a seguir.
Uma política de preços negociados é prejudicial porque é uma forma de discriminação dos diversos tipos de clientes
Considerando a importância da força de vendas para os planos de marketing, julgue o próximo item
As ações de informar e persuadir os clientes para comprar produtos inserem-se entre as funções da venda pessoal
Acerca dos diferentes métodos utilizados no processo de venda pessoal, julgue o próximo item
São impulsionadores da eficácia da força de vendas: definidores, modeladores, esclarecedores, estimulantes e controladores
Acerca dos diferentes métodos utilizados no processo de venda pessoal, julgue o próximo item
Clientes-chave são aqueles aos quais devem ser feitas ligações, visitas e sugestões úteis, além de monitoramento contínuo para conhecer suas necessidades
Acerca do marketing, processo administrativo e social mediante o qual as pessoas e as organizações obtêm o que precisam e desejam por meio de criação e troca de valor, julgue o seguinte item.
Por motivos éticos, evita-se utilizar estratégias de marketing nas atividades religiosas
Nas decisões de compra, apesar dos desejos dos clientes, o preço é o fator determinante na maioria das vezes. A determinação de preço de um produto deve ser analisada de forma calculada, e algumas variáveis são fundamentais para se estabelecer o preço que possibilite a sobrevivência da organização e a satisfação do cliente.
A esse respeito, julgue o item a seguir.
Os preços de linha permitem maior cobertura do mercado com preços diferenciados para diferentes segmentos
Considerando a importância da força de vendas para os planos de marketing, julgue o próximo item
Empresas que vendem produtos cosméticos por catálogo realizam venda intermediária
Acerca do marketing, processo administrativo e social mediante o qual as pessoas e as organizações obtêm o que precisam e desejam por meio de criação e troca de valor, julgue o seguinte item.
No marketing, são chamadas de controláveis as variáveis econômicas e as tecnológicas
Nas decisões de compra, apesar dos desejos dos clientes, o preço é o fator determinante na maioria das vezes. A determinação de preço de um produto deve ser analisada de forma calculada, e algumas variáveis são fundamentais para se estabelecer o preço que possibilite a sobrevivência da organização e a satisfação do cliente.
A esse respeito, julgue o item a seguir.
A demanda é denominada inelástica quando o aumento ou redução de preço do produto afeta significativamente as quantidades vendidas.
Considerando a importância da força de vendas para os planos de marketing, julgue o próximo item
A venda pessoal é o elemento mais caro do mix de promoção.
Acerca dos diferentes métodos utilizados no processo de venda pessoal, julgue o próximo item
A apresentação e a superação das objeções são passos do processo de venda pessoal, que termina com o fechamento da venda
Em relação às características do Consumerísm, analise as características indicadas nas afirmativas abaixo:
Assinale
Ao se elaborar o plano de marketing de uma empresa, tanto o microambiente quanto o macroambiente devem ser levados em conta. Considerando o ambiente de marketing, julgue o próximo item.
Fornecedores e concorrentes fazem parte do microambiente no contexto do ambiente de marketing