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Folha de respostas:

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Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Arcadismo.
2. Romantismo.
3. Pré-modernismo.
( ) Sousândrade.
( ) Santa Rita Durão.
( ) Lima Barreto.
( ) Euclides da Cunha.
( ) Basílio da Gama.
( ) Martins Pena.

O termo “pré-modernismo” foi criado por Tristão de Ataíde para designar o período cultural brasileiro que se estende do início do século XX até a Semana de Arte Moderna. Sobre esse período, assinale a alternativa correta.

Ao buscar definir sua concepção de poesia, Manuel Bandeira escreveu o poema “Poética”, cujo final se representa nestes versos:

                                                              Quero antes o lirismo dos loucos
                                                              O lirismo dos bêbados
                                                              O lirismo difícil e pungente dos bêbados
                                                              O lirismo dos clowns de Shakespeare
                                                              − Não quero mais saber do lirismo que não é libertação

A liberdade lírica visada pelo poeta nesses versos representa-se como

Obras em que as fronteiras entre realidade e imaginário diluem-se, fundindo-se às diferentes áreas para dar lugar a uma terceira realidade, onde as possibilidades de vivências são infinitas e imprevisíveis. São diretrizes do livro Bisa Bia Bisa Bel de autoria de: 

Um recurso que se identifica na construção do poema é a

“Eu bem sei que, para titilar-lhe os nervos da fantasia, devia padecer um grande desespero, derramar algumas lágrimas, e não almoçar (…). A realidade é que eu almocei, como os demais dias.”

Nesse trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis dirige-se ao leitor e informa como a história deveria ser contada, mas prefere dizer a verdade. Com isso, o autor faz uma crítica ao seguinte estilo de época da literatura:

Leia os versos a seguir.

Quanto à estrofe apresentada, é correto afirmar que

Leia o poema de Charles Baudelaire a seguir.

Das características do Simbolismo descritas abaixo, assinale a que mais está presente no poema.

Qual alternativa apresenta uma associação correta?

Postam-se em forma de crescente os bravos:
Ávida turba mulheril no entanto
O rito sacro impaciente aguarde.
Brincam na relva os folgazões1 meninos,
Em quanto os mais crescidos, contemplando
O aparato elétrico das armas,
Enlevam-se2; e, mordidos pela inveja,
Discorrem lá consigo: – Quando havemos,
Nós outros, d’empunhar daqueles arcos,
E quando levaremos de vencida
As hostes3 vis do pérfido Gamela!
 
DIAS, Gonçalves. Os Timbiras, 1857. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000117.pdf. Acesso em 28/07/2020.
 
1 aquele que tem bom gênio, que gosta de divertir-se, brincalhão.
2 deleitar-se, deliciar-se, encantar-se.
3 inimigo, adversário.

De acordo com a escola literária a que pertence e com as características de tal escola, assinale a opção que corretamente classifica o Texto.

Assinale a alternativa que representa um gênero literário.

Uma das particularidades da literatura é que ela resgata aspectos culturais de um grupo e os apresenta de forma poética. No fragmento de Morte e vida severina, essa particularidade está presente na apropriação

O recurso expressivo de construção do poema atende a uma percepção irônica do eu lírico, segundo a qual o homem

O poema, publicado em 1922, expressa uma das principais reivindicações dos operários brasileiros durante a República Velha (1889-1930): a diminuição da jornada de trabalho. Esse direito foi historicamente conquistado por meio da

A poesia de Manuel Bandeira caracterizase pela coloquialidade e por utilizar fatos do cotidiano como motivo poético. No decorrer do poema, há uma sequência descritiva evidenciada por

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