Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Leia as considerações a seguir e assinale a alternativa correta.
Destacando-se, sobretudo, pela produção de romances, trata-se do principal romancista do movimento romântico no Brasil. Consciente do seu papel como participante do processo de formação da literatura brasileira, buscou recontar o passado nacional e heroicizar o índio, por meio de romances históricos e indianistas.

As afirmações apresentadas se referem a qual escritor brasileiro?

Relacione as colunas e assinale a alternativa com a sequência correta.

1. Arcadismo.
2. Romantismo.
3. Pré-modernismo.
( ) Sousândrade.
( ) Santa Rita Durão.
( ) Lima Barreto.
( ) Euclides da Cunha.
( ) Basílio da Gama.
( ) Martins Pena.

“Eu bem sei que, para titilar-lhe os nervos da fantasia, devia padecer um grande desespero, derramar algumas lágrimas, e não almoçar (…). A realidade é que eu almocei, como os demais dias.”

Nesse trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis dirige-se ao leitor e informa como a história deveria ser contada, mas prefere dizer a verdade. Com isso, o autor faz uma crítica ao seguinte estilo de época da literatura:

Qual alternativa apresenta uma associação correta?

Postam-se em forma de crescente os bravos:
Ávida turba mulheril no entanto
O rito sacro impaciente aguarde.
Brincam na relva os folgazões1 meninos,
Em quanto os mais crescidos, contemplando
O aparato elétrico das armas,
Enlevam-se2; e, mordidos pela inveja,
Discorrem lá consigo: – Quando havemos,
Nós outros, d’empunhar daqueles arcos,
E quando levaremos de vencida
As hostes3 vis do pérfido Gamela!
 
DIAS, Gonçalves. Os Timbiras, 1857. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000117.pdf. Acesso em 28/07/2020.
 
1 aquele que tem bom gênio, que gosta de divertir-se, brincalhão.
2 deleitar-se, deliciar-se, encantar-se.
3 inimigo, adversário.

De acordo com a escola literária a que pertence e com as características de tal escola, assinale a opção que corretamente classifica o Texto.

Leia o poema de Eugênio de Castro para responder à questão.

Tua frieza aumenta o meu desejo:
Fecho os meus olhos para te esquecer,
Mas quanto mais procuro não te ver,
Quanto mais fecho os olhos mais te vejo.

Humildemente, atrás de ti rastejo,
humildemente, sem te convencer,
Antes sentindo para mim crescer
Dos teus desdéns o frígido cortejo.

Sei que jamais hei de possuir-te, sei
Que outro feliz, ditoso como um rei
Enlaçará teu virgem corpo em flor.

Meu coração no entanto não se cansa:
Amam metade os que amam com esperança,
Amar sem esperança é o verdadeiro amor.

(Massaud Moisés. A literatura portuguesa através dos textos. Adaptado)

Com base nas ideias presentes no poema, é correto afirmar que o eu poético

 

Na ficção modernista paraense destaca-se o autor Dalcídio Jurandir, que surge como romancista em 1941, com Chove nos campos de Cachoeira. Esse romance iniciou o ciclo do Extremo Norte, composto de 10 narrativas editadas entre 1941 e 1978.

Um projeto de letramento literário com alunos de ensino médio, abarcando o autor e sua obra, deve considerar que

Embora o Romantismo brasileiro repetisse as mesmas características do Romantismo europeu, os escritores brasileiros tinham a consciência da necessidade de criar uma literatura que traduzisse a realidade brasileira. Assinale a opção que NÃO traduz essa ideia.

Leia as afirmativas a seguir: I. Em 1857, Alencar lança em forma de folhetins O Guarany, romance considerado um dos maiores representantes do indianismo. II. A finalidade de qualquer ação educativa deve ser impedir a produção de conhecimentos que aumente a consciência e a capacidade de iniciativa transformadora dos grupos. III. Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. IV. No ato de avaliar, o papel do professor, através de vários instrumentos, é conhecer o processo de aprendizagem do aluno, para replanejamento pedagógico, com futuras correções do ensino, das orientações didáticas e das atividades a serem realizadas pelos alunos. Marque a alternativa CORRETA:

Sobre o contexto do Romantismo na Europa e no Brasil, assinale a opção que diverge do contexto da primeira metade do século XIX.

Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.

O Romantismo no Brasil apresentou postura de combate a conjunturas adversas, como na luta em favor do abolicionismo, representada tanto no poema de Castro Alves como no romance Inocência, de Visconde de Taunay.

Sabendo que o Romantismo considera a imaginação superior à razão e que a originalidade substitui a imitação dos (neo)clássicos, identifique as características desses estilos a seguir, escrevendo nos parênteses (1) para características do Arcadismo e (2) para características do Romantismo.

( ) exaltação ao racionalismo e ao convencionalismo rígidos da literatura clássica

( ) transposição, para a obra, do amor, paixão, emoção, intuição e alma do artista

( ) consubstanciação da natureza com o escritor

( ) rigor formal

( ) liberdade criadora

( ) nacionalismo

A sequência correta, de cima para baixo, é

Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.

Diferentemente da segunda geração romântica, marcada pelo sentimentalismo exacerbado, a poesia de Castro Alves afirma-se como instrumento de luta e de reformas sociais.

Assinale a alternativa em que a comparação entre as características do Realismo e as do Romantismo está incorreta.

A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira os seguintes tipos de romances, EXCETO:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282