Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Leia o poema de Eugênio de Castro para responder à questão.

Tua frieza aumenta o meu desejo:
Fecho os meus olhos para te esquecer,
Mas quanto mais procuro não te ver,
Quanto mais fecho os olhos mais te vejo.

Humildemente, atrás de ti rastejo,
humildemente, sem te convencer,
Antes sentindo para mim crescer
Dos teus desdéns o frígido cortejo.

Sei que jamais hei de possuir-te, sei
Que outro feliz, ditoso como um rei
Enlaçará teu virgem corpo em flor.

Meu coração no entanto não se cansa:
Amam metade os que amam com esperança,
Amar sem esperança é o verdadeiro amor.

(Massaud Moisés. A literatura portuguesa através dos textos. Adaptado)

Com base nas ideias presentes no poema, é correto afirmar que o eu poético

 

Carregando...

Na ficção modernista paraense destaca-se o autor Dalcídio Jurandir, que surge como romancista em 1941, com Chove nos campos de Cachoeira. Esse romance iniciou o ciclo do Extremo Norte, composto de 10 narrativas editadas entre 1941 e 1978.

Um projeto de letramento literário com alunos de ensino médio, abarcando o autor e sua obra, deve considerar que

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir: I. Em 1857, Alencar lança em forma de folhetins O Guarany, romance considerado um dos maiores representantes do indianismo. II. A finalidade de qualquer ação educativa deve ser impedir a produção de conhecimentos que aumente a consciência e a capacidade de iniciativa transformadora dos grupos. III. Avaliar é o ato de diagnosticar uma experiência, por isso, não é classificatória, nem seletiva, ao contrário, é diagnóstica e inclusiva. IV. No ato de avaliar, o papel do professor, através de vários instrumentos, é conhecer o processo de aprendizagem do aluno, para replanejamento pedagógico, com futuras correções do ensino, das orientações didáticas e das atividades a serem realizadas pelos alunos. Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Embora o Romantismo brasileiro repetisse as mesmas características do Romantismo europeu, os escritores brasileiros tinham a consciência da necessidade de criar uma literatura que traduzisse a realidade brasileira. Assinale a opção que NÃO traduz essa ideia.

Carregando...

Sobre o contexto do Romantismo na Europa e no Brasil, assinale a opção que diverge do contexto da primeira metade do século XIX.

Carregando...

Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.

O Romantismo no Brasil apresentou postura de combate a conjunturas adversas, como na luta em favor do abolicionismo, representada tanto no poema de Castro Alves como no romance Inocência, de Visconde de Taunay.

Carregando...

Sabendo que o Romantismo considera a imaginação superior à razão e que a originalidade substitui a imitação dos (neo)clássicos, identifique as características desses estilos a seguir, escrevendo nos parênteses (1) para características do Arcadismo e (2) para características do Romantismo.

( ) exaltação ao racionalismo e ao convencionalismo rígidos da literatura clássica

( ) transposição, para a obra, do amor, paixão, emoção, intuição e alma do artista

( ) consubstanciação da natureza com o escritor

( ) rigor formal

( ) liberdade criadora

( ) nacionalismo

A sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...

A obra romanesca de José de Alencar introduziu na literatura brasileira os seguintes tipos de romances, EXCETO:

Carregando...

Assinale a alternativa em que a comparação entre as características do Realismo e as do Romantismo está incorreta.

Carregando...

Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.

Diferentemente da segunda geração romântica, marcada pelo sentimentalismo exacerbado, a poesia de Castro Alves afirma-se como instrumento de luta e de reformas sociais.

Carregando...

Considerando o Romantismo da primeira metade do século XIX e o Realismo no Brasil, atente para os itens listados a seguir e escreva, nos parênteses, 1 para as características do Romantismo e 2 para as características do Realismo.

( ) Objetividade e compromisso com a verdade narrada com imparcialidade e impessoalidade diante dos fatos narrados e dos seres que inventa para viver esses fatos.

( ) O escritor preocupa-se com o seu momento histórico, presente.

( ) O escritor dá grande destaque ao passado.

( ) Observação impessoal e objetiva da realidade.

( ) Autêntica subjetividade e fantasia.

( ) Linguagem simples, preferência por períodos curtos, com clareza e harmonia, observando a correção gramatical, retratando fielmente os personagens.

A sequência correta, de cima para baixo, é

Carregando...

Em relação às três gerações de escritores românticos, é correto afirmar que

Carregando...

Leia o trecho de Memórias de um sargento de milícias, de Manuel Antônio de Almeida, para responder à questão.

Nesse trecho, percebe-se uma característica marcante do romance Memórias de um sargento de milícias, qual seja:

Carregando...

No que se refere ao Romantismo no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...

Considerando o poema apresentado, julgue o item a seguir, a respeito do Romantismo brasileiro.

Esse poema de Castro Alves é representativo da poesia da primeira geração romântica, cujo projeto era fundado na perspectiva nacionalista e buscava libertar a literatura brasileira das influências literárias portuguesas.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) D
  • 3) D
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) Errado
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) Certo
  • 11) B
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) E
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282