Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 53 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Assinale a alternativa correta quanto ao Modernismo de 1922 e à Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, nesse mesmo ano.

Assinale a opção em que todas as informações sobre a terceira fase do Modernismo brasileiro são corretas.

O poeta João Cabral de Melo Neto está inserido, segundo a crítica literária tradicional, na terceira geração modernista. As principais características do projeto literário dessa geração são,

Sobre os textos, considere as afirmativas a seguir:

I. No texto 1, a concepção de amor indica idealização do sentimento amoroso e da mulher amada.

II. No texto 2, a concepção de amor é vista como o desencanto e o desencontro entre as personagens, apenas Lili é que encontrou um par.

III. Em ambos os textos, percebe-se a utilização de temáticas distintas, mas com tratamentos semelhantes.

IV. Tanto no texto 1 quanto no 2, há valorização da fantasia e da imaginação; caracterização do poder absoluto do amor sobre as personagens.

Está CORRETO o que se afirma em:

Assinale a alternativa que corresponde à uma das interpretações possíveis do poema José de Carlos Drummond de Andrade:

“Poema de sete faces" abre o primeiro livro publicado por Carlos Drummond de Andrade, Alguma poesia, de 1930. Considere a primeira e a penúltima estrofes, transcritas a seguir.

Sobre as estrofes, é correto afirmar que

Leia o poema de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, para responder à questão.

No aparente paradoxo do último verso, o sujeito poético reafirma

Leia o poema de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa, para responder à questão.

O poema enfoca uma temática frequente na poesia de Ricardo Reis, que diz respeito

Sobre Vidas secas, publicada por Graciliano Ramos, em 1938, é correto afirmar que

A menção a diferentes características do estilo de Mário de Andrade, no terceiro parágrafo, constitui argumento que:

O Modernismo brasileiro é tradicionalmente dividido em três fases: primeira fase (fase heroica),segunda fase (geração de 1930) e terceira fase (geração de 1945). Particularizando, assinale a opção correta sobre a primeira fase.

Assinale a opção em que todas as informações sobre os romancistas da segunda fase do Modernismo brasileiro são corretas.

A leitura do poema permite inferir que:

A respeito da poesia de Carlos Drummond de Andrade, assinale a alternativa CORRETA.

I - A palavra “palmilhar", expressa na 1º estrofe do poema de Drummond, está colocada dar ênfase à uma caminhada muito lenta.

II - Os termos “pausado e seco", presente na segunda estrofe do poema, faz referência ao sino rouco.

III - O termo “Carpia", presente na 4º estrofe do poema, é uma metáfora utilizada para expressão sumir.

IV - O “desenganado" expresso pelo poeta no final do terceiro estrofe está relacionado à “máquina do mundo".

Assinale a alternativa que corresponde à uma das interpretações possíveis do poema José de Carlos Drummond de Andrade:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282