Atenção: Para responder às questões de números 7 a 9, considere o texto abaixo.
A ingaia ciência
A madureza, essa terrível prenda
que alguém nos dá, raptando-nos, com ela,
todo sabor gratuito de oferenda
sob a glacialidade de uma estela,
a madureza vê, posto que a venda
interrompa a surpresa da janela,
o círculo vazio, onde se estenda,
e que o mundo converte numa cela.
A madureza sabe o preço exato
dos amores, dos ócios, dos quebrantos,
e nada pode contra sua ciência
e nem contra si mesma. O agudo olfato,
o agudo olhar, a mão, livre de encantos,
se destroem no sonho da existência.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. Claro Enigma)
O termo “ingaia”, do título do soneto, adquire, no contexto, sentido equivalente a
Leia as afirmativas a seguir:
I. O poder público deve apoiar o uso da Libras como meio de comunicação objetiva das comunidades surdas do Brasil.
II. O modernismo brasileiro apresentou características como o progresso, a sensação de instabilidade e transitoriedade, a criação e investigação pessoal, o livre exame e o futuro.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Na obra Vidas Secas, o autor acompanha a rotina desesperadora de nordestinos que vivem de fazenda em fazenda, isolados do mundo.
II. O Modernismo, no que se refere à literatura, procurou tolher as ações de renovação, apoiando o tradicionalismo.
Marque a alternativa CORRETA:
Assinale a alternativa que contém informações coerentes com o poema, organizadas em conformidade com norma-padrão.
Leia as afirmativas a seguir:
I. O modernismo brasileiro foi iniciado no século XV. Na época, a preocupação dos autores modernos era consolidar os antigos valores.
II. São exemplos de substantivos comuns: já, correr, agora e mulher.
Marque a alternativa CORRETA:
A passagem “(...) e lentamente passo a mão nessa forma insegura" retoma que termo do poema de Drummond. Assinale a alternativa CORRETA.
Leia atentamente o poema Vou-me Embora pra Pasárgada, de Manuel Bandeira, escritor brasileiro, para responder à questão.
Leia atentamente as afirmações a seguir:-
I – Um dos elementos centrais deste poema é o escapismo.
II – É possível afirmar que Pasárgada traria ao eu-lírico uma vida mais ativa e cheia de aventuras.
III – É possível depreender que Pasárgada é uma cidade tecnológica.
É (São) CORRETA(s) a(s) afirmação(ões):
Uma síntese da arte modernista brasileira, tal como caracterizada no texto, pode ser formulada a partir dos seguintes elementos:
Leia atentamente as afirmações a seguir:
I – Neste poema, Mário de Andrade enfatiza o seu esforço de criação de uma expressão literária nacional, e, para tanto, utiliza vocabulário que resgata as regiões do Brasil.
II – Além da linguagem, Mário de Andrade resgata as raízes culturais do país, como a culinária e a representação artística.
III – Na primeira estrofe, Mário de Andrade faz uso da figura de linguagem antítese, ao empregar as palavras “difícil/fácil" e “luz/escurez". Essas antíteses evidenciam a contradição vivenciada pelos intelectuais brasileiros que, com os olhos no estrangeiro, não conseguem compreender este poeta brasileiro.
É (São) correta(s) a(s) afirmação(ões):
Considerando as ideias do texto precedente e a relação que ele estabelece com aspectos da historiografia literária brasileira, julgue o item subsequente.
Além de José Lins do Rego e Graciliano Ramos, mencionados no texto, Rachel de Queiroz também compôs a chamada geração de 1930, a qual guarda estreita relação com o regionalismo romântico do século XIX.
O autor ao utilizar o termo em destaque no texto o faz com o intuito de expressar:
Embora não haja consenso em relação a uma etiqueta para as tendências literárias contemporâneas, mas, utilizando o termo “pós-modernismo, analise as asserções que se seguem.
I. Pós-modernismo é um nome geralmente dado às formas culturais de um período que aparecem desde os anos 60, abrangendo certas características como reflexão, ironia e um tipo de arte que mistura o popular e o erudito.
II. É visto ora como continuação dos aspectos mais radicais de modernismo, ora, ao contrário, como marcando uma ruptura com o modernismo como um modernismo não-histórico que anseia acabar.
III. Como alguns dos denominadores comuns que servem para definir o pós-modernismo, pode-se citar que os discursos pós-modernos instalam e subvertem convenções; que esses discursos não desafiam os limites fixos entre os gêneros, entre os tipos de arte, entre teoria e arte, entre arte erudita e cultura de massa.
IV. Uma das características marcantes do pós-modernismo é o pluralismo de estilos e, particularmente, o que caracteriza a poesia pós-modernista é o ludismo na criação da obra, presença marcante da intertextualidade, a intensificação da metalinguagem e o fragmentarismo textual; já o que caracteriza a prosa pós-modernista é o enaltecimento do intimismo e da “literatura-verdade" presente na prosa política (romance-reportagem e o realismo fantástico), que rejeita as prosas regionalista, urbana e autobiográfica.
É correto apenas o que se afirma em
Nas questão abaixo indique a qual Escola Literária do Brasil pertence a característica descrita.
Poesia nacionalista. Espírito irreverente, polêmico e destruidor, movimento contra. Anarquismo, luta contra o tradicionalismo; paródia, humor. Liberdade de estética. Verso livre sem uso da métrica. Linguagem coloquial.
Sobre o Modernismo, é INCORRETO afirmar: