Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 136 a 150 de 156 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 136 a 150
Questões por página:
Q493756

Ainda com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A2BBB, julgue os itens subsequentes.

O sujeito da oração iniciada por “Entende-se" (l.7)

é indeterminado.

Carregando...
Q457078

Com relação às informações e aos aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens a seguir.

O sujeito da forma verbal “atendeu" (L.14), que está

elíptico, refere-se a “serviço público de saúde na

localidade" (L. 12 e 13).

Carregando...
Q456114

Ainda com relação aos aspectos linguísticos do texto Geografia eleitoral e manutenção do poder:..., assinale a opção correta.

Carregando...
Q556589

Leia os seguintes trechos retirados do texto: “Professores costumam vender treinos na internet para os alunos”.
Muitas pessoas fazem consultoria on-line [...]” “[...] Edgar ressaltou a importância de o professor acompanhar o aluno pessoalmente”.
Agora, analise as afirmativas sobre eles.
I. “Para os alunos”, no primeiro período, é classificado sintaticamente como objeto direto.
II. “Muitas pessoas” classifica-se sintaticamente como sujeito composto.
III. “Acompanhar” rege objeto direto, que, no período, é “o aluno”.
IV. “Ressaltou”, no período, classifica-se sintaticamente como verbo transitivo direto.
Pode-se afirmar que:

Carregando...
Q554610


A respeito de aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os

próximos itens.

O sujeito da forma verbal “era" (R.6) está elíptico.

Carregando...
Q493855

Ainda com relação a aspectos linguísticos do texto CB2A2BBB, julgue os itens subsequentes.

O sujeito da oração iniciada por “Entende-se" (l7)

é indeterminado.

Carregando...
Q774476

Leia o texto 1 e responda à questão.


Considerando as relações sintáticas do fragmento “é preciso ampliar os debates" (4º §), pode-se afirmar que ampliar os debates funciona como:

Carregando...
Q521238

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os seguintes itens.

Os sujeitos das orações “como alegam” (L.6) e “segundo argumentam” (L.8) são indeterminados.

Carregando...
Q521769

Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB1A1BBB, julgue os seguintes itens.

Os sujeitos das orações “como alegam” (L.6) e “segundo argumentam” (L.8) são indeterminados.

Carregando...
Q450439

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto, assinale a opção

correta.

Carregando...
Q761009

Leia o texto abaixo e responda à questão.


Das orações transcritas abaixo, aquela em que o constituinte sujeito está posposto ao verbo é:

Carregando...
Q786082

Gente-casa

 
        Existe gente-casa e gente-apartamento. Não tem nada a ver com tamanho: há pessoas pequenas que você sabe, só de olhar, que dentro têm dois pisos e escadaria, e pessoas grandes com um interior apertado, sala e quitinete. Também não tem nada a ver com caráter. Gente-casa não é necessariamente melhor do que gente-apartamento. A casa que alguns têm por dentro pode estar abandonada, a pessoa pode ser apenas uma fachada para uma armadilha ou um bordel. Já uma pessoa- apartamento pode ter um interior simples mas bem ajeitado e agradável. É muito melhor conviver com um dois quartos, sala, cozinha e dependências do que com um labirinto.
        Algumas pessoas não são apenas casas. São mansões. Com sótão e porão e tudo que eles, comportam, inclusive baús antigos, fantasmas e alguns ratos. É fascinante quando alguém que você não imaginava ser mais do que um apartamento com, vá lá, uma suíte, de repente se revela um sobrado com pátio interno, adega e solário. É sempre arriscado prejulgar: você pode começar um relacionamento com alguém pensando que é um quarto-e-sala conjugado e se descobrir perdido em corredores escuros, e quando abre a porta, dá no quarto de uma tia louca. Pensando bem, todo mundo tem uma casa por dentro, ou no mínimo, bem lá no fundo, um porão. Ninguém é simples. Tudo, afinal, é só a ponta de um iceberg (salvo ponta de iceberg, que pode ser outra coisa) e muitas vezes quem aparenta ser apenas uma cobertura funcional com qrt. sal. avab. e coz. só está escondendo suas masmorras.


(VERlSSIMO, Luís Fernando.O Melhor das Comédias da Vida Privada. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004)

Ao longo do texto, percebe-se a ocorrência de diferentes tipos de sujeito. Assinale a opção em que ocorre erro na análise da classificação do tipo de sujeito dos verbos em destaque.

Carregando...
Q297305

Considere as seguintes afirmativas a propósito das relações sujeito/predicado no segundo parágrafo do

texto.

1– "É irrelevante" (linha 10) tem como sujeito "que entrem na faculdade, que ganhem muito ou pouco dinheiro,

que,sejam bem–sucedidos na profissão" (linhas 10–11).

2– "E esperar..." (linha 11) tem como sujeito elíptico "felicidade" (linha 11).

3– O sujeito elíptico de "não for suficiente" (linha 12) corresponde a "que consiga cumprir todos os desejos e

ambições" (linhas 12).

4– O sujeito elíptico de "for pouco" (linha 13) corresponde a "que o filho sinta prazer nas pequenas coisas da

vida" (linha 12).

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q160384

Analise a frase abaixo:

“Não se concebe que um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que difculte ou impossibilite sua compreensão.”

Assinale a alternativa correta em relação à frase.

Carregando...
Q762673

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Em “Hoje sou mais REFLEXIVA [...]” § , o termo destacado funciona, sintaticamente, como:

Carregando...
GABARITO:

  • 136) Errado
  • 137) Errado
  • 138) E
  • 139) B
  • 140) Errado
  • 141) Errado
  • 142) E
  • 143) Errado
  • 144) Errado
  • 145) D
  • 146) A
  • 147) C
  • 148) A
  • 149) B
  • 150) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282