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Questões de concursos

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Q790599

Observe o seguinte enunciado: “A solidão não tem o sentido de estar só e, sim, de se sentir mal acompanhado”. Desejando-se alterar esse enunciado e considerando as normas de regência, assinale a alternativa correta.

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Q790082

Inclusão não é favor, é dever

A inclusão de alunos com deficiência é um desafio enorme para professores e gestores. Tirando as exceções aqui e ali, a maior parte dos docentes concorda que todos os meninos e meninas têm direito à Educação. A divisão só começa quando o assunto vai para o “como fazer”. Nesse momento, até os corações mais generosos travam. É difícil fazer algo para o qual você não foi preparado. Diante da falta de conhecimento e da diversidade de características físicas e mentais, a questão viaja do polo das boas intenções para o do pragmatismo duro. Como avaliar? Pode reprovar? Está tudo bem mandar para a sala de recursos?
Eu queria dar uns passos atrás. Não quero discutir o “como fazer”, mas falar de algo anterior: qual deve ser o papel da escola para um aluno com deficiência? A resposta é simples e vale, no final das contas, para todos os estudantes. A escola deve garantir que uma pessoa, por meio do conhecimento organizado, tenha um lugar no mundo. Por isso, inclusão não é um favor feito a um aluno coitadinho. É direito do estudante e dever da instituição. Quando o Estado assume uma responsabilidade, ele se compromete tanto com os beneficiários da medida quanto com quem permite que ela seja possível. No caso da Educação, ele se compromete com o aluno e com você. Sem educadores preparados, a inclusão vira um direito vazio. Portanto, cobre formação e boas condições de trabalho. Coloque seus alunos com deficiência nos projetos da escola. Dê visibilidade aos desafios nas redes sociais. Faça barulho. Afinal, professores não são apenas as pessoas que transmitem conhecimento, mas que criam condições para que o aprendizado aconteça. E nenhuma tecnologia será capaz de oferecer isso a seres humanos.
Essa é a razão pela qual propus a pergunta sobre o papel da escola. Muitas vezes, com as tarefas da rotina, nos esquecemos de pensar sobre o que fazemos. Sem pensar nos porquês da inclusão, nunca chegaremos em “como fazer”. Estou convencido que, mais do que nunca, lutar por formação e boas condições de trabalho são tarefas essenciais dos Educadores com E maiúsculo. No Brasil de hoje, lutar pelo básico é revolucionário.
(...)

Leandro Beguoci é diretor editorial e de conteúdo de NOVA ESCOLA leandro@novaescola.org.br. FONTE: https://novaescola.org.br/conteudo/15166/inclusao-nao-e-favor-e-dever

Adaptando a passagem “Estou convencido que, mais do que nunca, lutar por formação e boas condições de trabalho são tarefas essenciais dos Educadores com E maiúsculo”, a fim de que esteja de acordo com a gramática normativa, teríamos:

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Q765445

Texto para responder à questão.

No que se refere às regras de regência nominal e verbal, e considerando-se a coesão e a coerência da informação, é correto substituir

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Q730408

“Hoje, segue com as portas fechadas e deve ser destinado à Marinha [...]"

Assinale a alternativa em que a alteração da estrutura em destaque acarretou um ERRO semântico e de regência.

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Q737813

Marque a alternativa em cujo enunciado apresenta em sua construção sintática caso de Regência Nominal.

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Q746105

... que é do seu próprio interesse respeitar regras gerais de conduta das quais todos os participantes da sociedade se beneficiam... (7º parágrafo)

Mantêm-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original da frase acima substituindo-se o segmento sublinhado por:

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Q753130

Leia o texto, para responder à questão.

A alternativa que preenche, respectivamente, as lacunas do 2º parágrafo de acordo com a norma-padrão de regência nominal é:

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Q686683

No que diz respeito às construções linguísticas do texto 11A3CCC, julgue o item subsequente.

Dada a marca de gênero masculino no pronome “todos" (R.3), é correto interpretá-lo tanto em referência a “poemas" (R.2) somente, quanto em referência a “histórias" (R.2) e “poemas" (R.2), sendo ambas as leituras coerentes com os sentidos do texto.

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Q606161

Assinale a alternativa correta, de acordo com a norma culta, quanto à regência nominal.

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Q616219

Assinale a alternativa CORRETA referente a regência nominal e regência verbal.

I) A proposta dos patrões não agradou aos funcionários. (Regência verbal).

II) Nas horas difíceis, chamava por Deus. (Regência verbal).

III) Estou orgulhoso de você. (Regência nominal).

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Q594890

Com relação à regência, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE: Ele é natural ___ Bragança, por isso é fanático ___ história.

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Q598171

Considerando os aspectos linguísticos do texto e as ideias nele expressas, julgue o item.

O segmento “para a saúde geral e qualidade de vida da população” (linhas 14 e 15) está sintaticamente subordinado ao termo “fundamental” (linha 14)

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Q595431

Quanto à regência, assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Apesar de ser digno ___ confiança, ele tem dificuldade de obedecer ___ regimentos.

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Q623351

Do ponto de vista da gramática normativa, existe uma falha de regência na sentença “Todo brasileiro tem direito à moradia e viver feliz", considerando o substantivo regente “direito" e o complemento regido. Abaixo se apresentam algumas alternativas de reescrita dessa construção. Assinale a CORRETA:

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GABARITO:

  • 1) E
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) Certo
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) E
  • 13) Certo
  • 14) B
  • 15) E
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