Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 143 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q778996

Em: “Alguns aspectos que o programa procura...”, o pronome relativo foi empregado corretamente, obedecendo às regras de regência. Marque a opção em que o pronome relativo também foi corretamente empregado.

Carregando...
Q770934

Em qual das alternativas a seguir, há um texto que está de acordo com as normas de grafia e concordância da norma padrão da língua?

Carregando...
Q767501

Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir.

Considere os elementos sublinhados nas seguintes passagens do texto:

- Cerca de 3,9 bilhões de pessoas usam a internet em todo o mundo atualmente, o que representa mais da metade da população mundial... (1º parágrafo)

- Segundo a UIT, os países mais ricos do planeta registraram um crescimento sólido no uso da internet, que passou de 51,3% de suas populações, em 2005, para atuais 80,9%. (3º parágrafo)

Preservando as relações de sentido que estabelecem nos contextos dados, os elementos sublinhados estarão correta e respectivamente substituídos por

Carregando...
Q783114

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo:

Linguagens

Há muitas linguagens em nossa linguagem. Disse isso a um amigo, a propósito da diversidade de níveis de comunicação, e ele logo redarguiu:

− Mas certamente você concordará em que haverá linguagens boas e linguagens ruins, melhores e piores.
− Não é tão simples assim, respondi. Essa, como se sabe, é uma discussão acesa, um pomo da discórdia, que envolve argumentos linguísticos, sociológicos e políticos. A própria noção de erro ou acerto está mais do que relativizada. Tanto posso dizer “e aí, mano, tudo nos conformes?” como posso dizer “olá, como está o senhor?”: tudo depende dos sujeitos e dos contextos envolvidos.

As linguagens de uma notícia de jornal, de uma bula de remédio, de um discurso de formatura, de uma discussão no trânsito, de um poema e de um romance diferenciam-se enormemente, cada uma envolvida com uma determinada função. Considerar a pluralidade de discursos e tudo o que se determina e se envolve nessa pluralidade é uma das obrigações a que todos deveríamos atender, sobretudo os que defendem a liberdade de expressão e de pensamento.

(Norton Camargo Pais, inédito)

Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados na frase:

Carregando...
Q759874

TEXTO PARA A QUESTÃO

A leitura do texto permite afirmar que NÃO há, morfologicamente, a presença de pronome em:

Carregando...
Q770368

O trecho destacado em – “Estamos falando de profissionais com forte conduta ética…" (último parágrafo) – está reescrito em conformidade com a norma-padrão na alternativa:

Carregando...
Q771347

Nos trechos “E isso só vai acontecer quando..." (1o parágrafo) e “... que exortou o mundo a fazer dos cuidados primários de saúde..." (3º parágrafo), os pronomes isso e que retomam, correta e respectivamente, as seguintes ideias:

Carregando...
Q768963

Está correto o emprego do elemento sublinhado na frase:

Carregando...
Q765128

O pronome relativo onde foi empregado corretamente na alternativa:

Carregando...
Q778412

O texto a seguir é referência para a próxima questão. O pronome relativo “cuja”, empregado no último período do texto

Carregando...
Q771036

Utilize o texto III para responder a questão.

No excerto “[...] o motivo pelo qual os eventos são sempre reinterpretados [...]", a expressão em destaque pode ser substituída, sem alterar o sentido principal, por

Carregando...
Q763401

Leia o texto para responder à questão.

Assinale a alternativa em que a variação da frase - “.somos o país que usa cultura como material de combustão.” - apresenta versão correta, quanto ao uso do pronome, de acordo com a norma-padrão.

Carregando...
Q746335

... que é do seu próprio interesse respeitar regras gerais de conduta das quais todos os participantes da sociedade se beneficiam... (7ºparágrafo)

Mantêm-se a correção e, em linhas gerais, o sentido original da frase acima substituindo-se o segmento sublinhado por:

Carregando...
Q746607

Afirma-se corretamente sobre o texto:

Carregando...
Q660326

Observe a palavra em destaque na seguinte oração: ―Lentamente percorreu as sombras, detendo-se mais na cadeira, onde as roupas jogadas criavam formas que não lhe eram familiares.‖ O vocábulo em destaque às vezes gera algumas dúvidas, pois há uma forma semelhante, ou seja, aonde. Apesar da semelhança gráfica e fonética há uma diferença semântica que não deve ser menosprezada. Nesse sentido, observe as frases abaixo e assinale aquela que possuir um equívoco quanto ao uso de onde ou aonde.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282