A respeito das propriedades linguísticas e dos sentidos do texto CB1A1-I, julgue o item.
A correção gramatical do texto seria mantida se o vocábulo “porque” (l.23) fosse substituído por por que.
Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. Agradecendo a sua participação no III Forum do Serviço Social, louvamos a concistência de seus argumentos e a competência que foram apresentados, por que enriqueceram em muito o nosso evento, tendo sido de grande valia para os assistentes sociais que nele tiveram presente.
Acerca de elementos relacionadores presentes no Texto 1, analise as afirmações abaixo.
1. A expressão destacada no trecho "O número de pessoas que fala a mesma coisa não é capaz de alterar o mundo dos fatos. Em outras palavras, quantidade não é qualidade." (1º §), indica que o autor pretendeu fazer uma reformulação em seu discurso, para deixar as ideias mais claras para seu interlocutor.
2. No trecho: "Cada dia mais há publicações irônicas acerca do chamado "cidadão de bem", questionando a diferenciação desse com relação ao marginal." (3º §), o leitor deve compreender que o termo destacado faz referência à expressão "cidadão de bem".
3. Releia: "Não há traços físicos de pessoas tendentes ao cometimento de delitos. Ademais, qualquer indivíduo está sujeito ao cometimento de práticas delituosas" (3º §). Com o termo em destaque, o autor sinaliza sua intenção de acrescentar novas informações ao seu texto.
4. No trecho: "Se a opinião pública encabeça, atualmente, um movimento cada vez mais punitivista, é porque se cansou de ficar à deriva, entre um Estado que não o protege [...]" (7º §), o referente do pronome destacado, embora não explícito, pode ser recuperado pelo leitor, que relaciona esse pronome a "indivíduo", "cidadão", contidos na ideia de "opinião pública".
Estão CORRETAS:
O texto a seguir serve de referência para a questão.
A única alternativa seguinte em que o uso do “por que" NÃO se justifica pelo mesmo motivo pelo qual é usado no título do texto de referência é:
Assinale a frase gramaticalmente correta:
Em conformidade com a norma-padrão, as lacunas da tira devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
“Não quero nem devo lembrar aqui por que me encontrava naquela barca"; a grafia em duas palavras do termo “por que" indica que ele foi visto como interrogativo indireto. A frase abaixo que apresenta o mesmo caso é:
Leia o texto, para responder à questão.
Na pronúncia, as palavras “mau” e “porque”, destacadas nos dois últimos parágrafos do texto, muitas vezes não se distinguem de “mal” e “por que”, o que acaba por refletir-se em emprego inadequado delas, na escrita. Assinale a alternativa em que essas palavras estão corretamente empregadas no contexto.
Complete a lacuna abaixo e assinale a alternativa que relaciona o item à resposta correta:
“Não consigo entender o ______________ você está triste comigo!"
A forma ortográfica da palavra que preenche o espaço vazio 1 (l.02) é, de acordo com a gramática normativa da língua portuguesa:
Releia os trechos a seguir.
I. “As diferentes tentativas de respondê-la geraram tanta discussão que autoridades chinesas precisaram explicar por que os educadores escolheram tal pergunta."
II. “'O capitão tem que ter pelo menos 18 anos porque, para conduzir um barco, é preciso ser adulto', respondeu um dos alunos."
III. “Tem 36, porque 26+10 é 36 e o capitão queria que o número de animais fosse igual à idade dele".
De acordo com a norma-padrão, não há incorreção nos trechos
As frases a seguir estão de acordo com a norma culta, EXCETO:
Escolha a alternativa que preenche corretamente os espaços abaixo:
Não sei a razão ______não curtiu minhas fotos. ______ele não gostou? Somente postei as fotos _______ele me pediu. Quero entender o______ disso.
Considere a seguinte tira de Armandinho:
Com relação ao uso dos porquês, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.
Considere a seguinte tira de Armandinho:
Com relação ao uso dos porquês, assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.