Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 64 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q793113

Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir:

   Entrando na Câmara, verifiquei que a grandiosa representação que eu fazia do legislador, não se me tinha diminuído com o exame da opaca figura do doutor Castro. Era uma exceção, mas certamente os outros deviam ser quase semideuses, mais que homens, pois eu queria-os com força e com faculdades capazes de atender e de pesar tão vários fatos, tão desencontradas considerações, tantas e tão sutis condições da existência de cada e da de todos. Para tirar regras seguras para a vida total desse entrechoque de paixões, de desejos, de ideias e de vontades, o legislador tinha que ter a ciência da terra e a clarividade do céu e sentir bem nítido o alvo incerto para que marchamos, na bruma do futuro fugidio. Quanta penetração! Quanto amor! Que estudo e saber não lhe eram exigidos! Era preciso tudo, tudo! A Teologia e a Física, a Alquimia! ... Era preciso saber tudo e sentir tudo! Era na verdade um vasto e alevantado ofício!

(Adaptado de: BARRETO, Lima. Memórias do escrivão Isaías Caminha. São Paulo: Editora Brasiliense, 1971, p.49)

Os elementos do texto estão predominantemente concentrados no

Carregando...
Q771027

Utilize o Texto II para responder a questão.

Assinale a alternativa correta considerando a função da linguagem em “Não te surpreendes que haja vida noutros planetas?”.

Carregando...
Q771281

Em qual das alternativas está o texto e a função da linguagem predominante nele:

Carregando...
Q788894

INSTRUÇÃO: Leia, com atenção, o texto a seguir para responder à questão que a ele se referem.

Assinale a alternativa CORRETA, tendo em vista a linguagem utilizada no texto.

Carregando...
Q769964


Em qual das alternativas está o texto e a função da linguagem predominante nele:

Carregando...
Q787935

Leia a publicidade a seguir:

Considerando o fato de que a linguagem é uma forma de os indivíduos aprenderem as coisas do mundo e de se comunicarem, ela foidividida teoricamente, para efeitos didáticos, em seis funções. Sabe-se que as linguagens se entrecruzam e, por isso, a pureza de um texto quanto a uma função específica pode nem sempre surtir efeito no contexto comunicativo.

Diante disso, marque a alternativa que direciona o leitor para a função da linguagem PREDOMINANTE na publicidade acima:

Carregando...
Q786937

O poeta recorre a uma formulação paradoxal em:

Carregando...
Q762057

Com relação aos aspectos linguísticos e estruturais do texto, julgue o item. O vocábulo “suas” (linha 7) tem como referente o vocábulo “gestão” (linha 6).

Carregando...
Q781772

Leia os textos abaixo para responder à questão.


TEXTO I

EPÍLOGO

Vocês, melhor aprenderem a ver, em vez de apenas
Arregalar os olhos, e a agir, em vez de somente falar.
Uma coisa dessas quase chegou a governar o mundo!
Os povos conseguiram dominá-la, mas ainda
Émuito cedo para sair cantando vitória:
O ventre que gerou a coisa imunda continua fértil!
(Bertolt Brecht)


TEXTO II


    Esse texto é o epílogo, muito célebre, da peça teatral A
resistível ascensão de Arturo Ui, no qual o dramaturgo se dirige
aos espectadores. Escrita nos anos de 1940 e revista durante a
década de 1950, a peça tem como referências históricas a ascensão
do nazifacismo na Europa e a Segunda Guerra Mundial. Assim, a
“coisa” que “quase chegou a governar o mundo”, de que fala o texto,
remete ao projeto nazifacista de dominação, do qual são parte
inseparável, além da mencionada guerra mundial, também os
programas de perseguição e de extermínio de minorias étnico-
religiosas, de dissidentes políticos e de minorias sexuais, entre
outros grupos. Essa conjugação característica de violência e
preconceito, gangsterismo e terror, regressão e barbárie é que o
autor designou como “a coisa imunda”.

Com base em seus conhecimentos sobre funções comunicativas da linguagem, pode-se afirmar que o TEXTO II procura estabelecer com o TEXTO I a relação de

Carregando...
Q759870

TEXTO PARA A QUESTÃO

O autor se utiliza, no terceiro parágrafo do texto, da função de linguagem:

Carregando...
Q767816

O texto a seguir serve de referência para a questão.



Cada texto apresenta escolhas por determinados elementos de acordo com a intencionalidade proposta pelo autor, resultando na predominância de uma função da linguagem. Após a leitura do fragmento de romance, pode-se afirmar que nele há predominância da função:

Carregando...
Q791555

Assinale a alternativa que indica corretamente o gênero do texto e a função da linguagem nele predominante:

Carregando...
Q761248

A propaganda servirá de base para a questão

A função da linguagem que predomina no texto é a:

Carregando...
Q771455

Utilize o Texto II para responder a questão.

Considere os elementos da comunicação e as funções da linguagem na tira da Mafalda e assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q787540

Considerando os aspectos linguísticos e estilísticos do texto, julgue (C ou E) o item a seguir.

O emprego recorrente de parênteses no texto de Augusto de Campos reforça a presença predominante da função fática da linguagem, pois o autor interrompe a discussão acerca da canção de Caetano Veloso para, com informalidade própria dos textos literários, conversar com mais proximidade com o leitor.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) B
  • 6) D
  • 7) C
  • 8) Errado
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) Errado
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282