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Observa os períodos: I – Ela andava como se fosse uma modelo. II – João foi embora antes que a confusão começasse. III – Não comprou um carro novo, embora tivesse o dinheiro. Pode-se afirmar que:

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Considere o texto a seguir:

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas acima, na ordem em que aparecem no texto.

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Analise os itens a seguir:

I. As flexões dos verbos garantir (linha 16) e estabelecer (linha 18) correspondem ao presente do modo subjuntivo.

II. No penúltimo parágrafo do texto, os pronomes oblíquos retomam, respectivamente, o termo as famílias (linhas 30) e o termo suas influências negativas sobre o meio ambiente (linhas 30 e 31).

III. Os dois pontos empregados junto à oração: “Na verdade, é uma conta bem simples" (linhas 33 e 34) podem ser substituídos por um ponto de interrogação, sem que haja alteração de sentido ao contexto em que está situada.

IV. De acordo com o texto, a palavra drasticamente (linha 22) pode ser substituída, sem que alteração de sentido pela palavra aleatoriamente.

V. A conjunção Mas (linha 33) pode ser substituída pelas conjunções Porém, Todavia e Entretanto.

De acordo com o contexto do texto:

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Em relação à primeira frase do texto, a conjunção coordenativa presente indica uma ideia

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Considere os seguintes trechos do texto e os elementos de coesão que aparecem neles.

I. Diâmetro tão pequeno quanto o de um relógio de pulso (l. 06 e 07)

II. Enquanto estava em órbita (l. 11)

III. Mais conectado aos habitantes do planeta que em qualquer outro momento da sua vida (l. 12)

IV. Não só apreciar aquelas vistas e registrá-las em imagens (...) mas, sobretudo, de fazer algo relevante e útil (l. 16 e 17).

Assinale a alternativa em que se faz uma afirmação INCORRETA sobre o sentido estabelecido por esses nexos.

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Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item que se segue.

“Embora" (linha 7) por Ainda que

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Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item subsequente.

O vocábulo “que" em “que elas sejam eficientes" (linha 19) e em “que atestam a eficiência de práticas alternativas" (linhas 19 e 20) classifica-se como pronome relativo e introduz oração de sentido restritivo em ambas as ocorrências.

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Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Sobre o uso das conjunções, das locuções conjuntivas e dos pronomes relativos, analise as assertivas que seguem:

I. Na linha 08, visto que introduz uma oração adverbial causal, exprimindo causa, motivo, razão; no contexto, uma vez que poderia substituir essa locução adequadamente.

II. Tanto na linha 10 quanto na 13 evidenciam-se conjunções integrantes.

III. Na linha 26, em nas quais, o pronome relativo faz referência à informação que o precede.

Quais estão corretas?

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A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO

A alternativa em que há correspondência entre o termo transcrito e a ideia por ele expressa é:

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A oração "tornando-se, portanto, um problema de saúde pública" (linhas 36 e 37) expressa, no período, sentido

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O elemento coesivo destacado em “O texto alega que tal “populismo” jurídico seria extravagância, já que todas as circunstâncias agravantes que poderiam particularizar o homicídio contra mulheres”possui valor semântico:

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Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Técnicas Agrícolas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Atendimento Educacional Especializado Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Matemática Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Artes Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Pedagogo 1º ao 5º Ano Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Geografia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Língua Inglesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Língua Portuguesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Educação Física Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Pedagogo do Ensino Infantil Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Filosofia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Ciências Físicas e Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Ensino Religioso
Disciplina:

Língua Portuguesa

- Assuntos: Pronomes Uso de conectivos Conjunções

A QUESTÃO ESTÁ RELACIONADA AO TEXTO ABAIXO.

O “que" destacado nos períodos em evidência é classificado, respectivamente, como

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GABARITO:

  • 91) A
  • 92) B
  • 93) D
  • 94) A
  • 95) E
  • 96) Certo
  • 97) Errado
  • 98) E
  • 99) A
  • 100) A
  • 101) D
  • 102) C
  • 103) C
  • 104) D
  • 105) C
  •  
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