Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 162 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Texto para responder à questão.

Considere os excertos extraídos do texto:

1- “reticências e sinais QUE só confundem o passageiro";

2- “Antes do ponto final, eu disse para a menina QUE tantas regras, e outras a serem ditas num próximo encontro, serviam apenas de lençol."

Sobre as palavras destacadas pode-se afirmar que em:

Carregando...

Texto para responder à questão.

Sobre os elementos destacados do segmento "No colégio onde fiz o segundo grau, havia um rapaz que tinha fama de mentiroso.", leia as alternativas. I. Na primeira oração, há uma inadequação quanto à concordância. II. O verbo HAVER é impessoal e deve manter-se no singular, mesmo se a frase a que pertence for passada para o plural. III. QUE é uma conjunção integrante. Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...

“Tanto chorou que ficou doente dos olhos.".

Analisando-se a partícula “que" destacada no trecho acima, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna da afirmação abaixo:

A partícula “que" em destaque classifica-se morfologicamente como ___________________________________.

Carregando...

Na fala de Mafalda, no primeiro quadrinho (“Era melhor começar de novo para ver se dá certo"), o termo em destaque estabelece ideia de:

Carregando...

Marque a opção em que se estabelece uma relação de CONDIÇÃO entre a oração em destaque e a sua principal.

Carregando...

No trecho, "Por isso, ensinar às crianças desde essa época a serem sustentáveis é fundamental para torná-las indivíduos conscientes e preocupados com os problemas ambientais.", a expressão POR ISSO, exprime uma ideia de:

Carregando...

Considerando os aspectos linguísticos do texto, assinale a alternativa correta.

Carregando...

Texto para responder à questão.

O termo destacado em "deduziam QUE eu fosse *sique.", no contexto, é:

Carregando...

O elemento destacado em "Estou exausta, Marcelo. Exausta, MAS não vazia." pode ser adequadamente substituído, sem mudança de seu sentido original, por:

Carregando...

Leia o trecho a seguir.

Obrigada mamãe! Mas..."

Assinale a alternativa em que a substituição do termo destacado altera o sentido do trecho.

Carregando...

Leia a tirinha a seguir e responda:


É CORRETO afirmar:

Carregando...

Na linha 18, o vocábulo “que" (primeira ocorrência) é empregado como __________, expressando a ideia de ___________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Carregando...

Em: “Assim que as pesquisas na área evoluírem, pode ser possível, por exemplo, transferir informações de um cérebro saudável para um que tenha algum tipo de problema, como o de uma pessoa com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade.", assim que pode ser substituído, sem que se perca o sentido original da frase, por

Carregando...
GABARITO:

  • 76) A
  • 77) B
  • 78) C
  • 79) B
  • 80) A
  • 81) D
  • 82) A
  • 83) A
  • 84) E
  • 85) A
  • 86) E
  • 87) C
  • 88) B
  • 89) A
  • 90) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282