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Q780751
Provas: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Ciências Biológicas IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Educação Física IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Enfermagem IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Filosofia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Física IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Geografia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - História IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Letras - Língua Inglesa IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa - Libras IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa - Língua Inglesa IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Libras IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Medicina Veterinária IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Meio Ambiente IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Química IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Segurança do Trabalho IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Sociologia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Música IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Administração Geral IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Artes IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Pedagogia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 04 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 03 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Infraestrutura - Construção Civil IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Infraestrutura - Design e Construção Civil IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 03 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa
Disciplina: Língua Portuguesa - Assuntos: Compreensão e Interpretação de Textos

A construção textual “E, aliás, gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo (...)"(linhas 2 e 3) constrói-se por meio de recurso de ironia, o que gera, no contexto apresentado, uma crítica

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Q766737

De acordo com o texto 1, os truques por trás da capacidade do homem de se comunicar são:

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Q762172

Julgue o item no que se refere às ideias do texto. Conforme o texto, a gestão social, embora pretenda ser uma inovação, é direcionada pela lógica de mercado.

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Q760570

Texto para responder à questão.

No que tange aos aspectos do texto, é correto afirmar que a coesão e a concisão referem-se, respectivamente, à (ao)

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Q781754

Leia o texto abaixo para responder à questão

O gênero textual romance possui características predominantemente narrativas. No excerto acima, a sentença linguística que não consigna essa afirmação, e que - por isso - possui natureza mais descritiva, predominantemente, é: 

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Q779160

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.


O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do singular na frase:

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Q779095

Atenção: Considere o texto abaixo para responder à questão.

Considere as afirmações abaixo.

I. Escolhas táticas sabiamente visam à realização de objetivos de longo prazo, cujas consequências positivas podem ser sentidas já no momento presente.

II. Por meio de decisões estratégicas, perseguem-se resultados mais duradouros, embora distantes.

III. Segundo a reflexão de David Hume, seria prudente fazer escolhas no presente considerando suas consequências para o futuro. Está correto o que consta de

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Q783609

Trocadilho é o emprego de palavras ou expressões de duplo sentido. Assinale a alternativa em que ocorre emprego de trocadilho.

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Q783611

Considere o seguinte início de um texto retirado revista Galileu (11/2017):

Uma pesquisa comandada pelo neurocientista da Universidade de Cambridge, Taylor W. Schmitz, apontou o GABA, um neurotransmissor inibidor presente nos mamíferos, como fundamental para suprimir pensamentos e memórias indesejáveis.

Numere os parênteses, identificando a ordem das ideias para que o texto apresente lógica textual.

( ) Depois reuniram 24 jovens saudáveis e, enquanto eram monitorados pelo MRS, os colocaram para jogar. Com um controle com dois botões na mão, foram orientados a apertar um ou outro botão de acordo com as cores que apareciam.
( ) Para chegar à conclusão, os pesquisadores utilizaram um equipamento raro e caro, chamado ressonância magnética espectroscópica (ou MRS na sigla em inglês).
( ) O joguinho foi repetido com insistência, até que os participantes já apertassem botões sem nem pensar direito.

Foi então que os pesquisadores introduziram um novo desafio: se a luz fosse acompanhada por um som, nenhum botão deveria ser apertado.

( ) As pessoas com maior presença do GABA no hipocampo – a região do cérebro responsável pela memória – foram as que se saíram melhor no teste.
( ) Com ele, além das imagens da atividade do cérebro, é possível identificar também a química que rola dentro da cabeça.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta dos parênteses, de cima para baixo.

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Q783325

Se reconheces que algo é injusto, tenta pôr fim à injustiça o mais rápido possível: para que esperar o próximo ano?
Essa frase critica um aspecto da justiça que é:

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Q783262

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

[A harmonia natural em Rousseau]

  A civilização foi vista por Jean-Jacques Rousseau (1713-1784) como responsável pela degeneração das exigências morais mais profundas da natureza humana e sua substituição pela cultura intelectual. A uniformidade artificial de comportamento, imposta pela sociedade às pessoas, leva-as a ignorar os deveres humanos e as necessidades naturais.
  A vida do homem primitivo, ao contrário, seria feliz porque ele sabe viver de acordo com suas necessidades inatas. Ele é amplamente autossuficiente porque constrói sua existência no isolamento das florestas, satisfaz as necessidades de alimentação e sexo sem maiores dificuldades e não é atingido pela angústia diante da doença e da morte. As necessidades impostas pelo sentimento de autopreservação – presente em todos os momentos da vida primitiva e que impele o homem selvagem a ações
agressivas – são contrabalançadas pelo inato sentimento que o impede de fazer mal aos outros desnecessariamente.
  Desde suas origens, o homem natural, segundo Rousseau, é dotado de livre arbítrio e sentido de perfeição, mas o desenvolvimento pleno desses sentimentos só ocorre quando estabelecidas as primeiras comunidades locais, baseadas sobretudo no grupo familiar. Nesse período da evolução, o homem vive a idade do ouro, a meio caminho entre a brutalidade das etapas anteriores e a corrupção das sociedades civilizadas.

(Encarte, sem indicação de autoria, a Jean-Jacques Rousseau – Os Pensadores. Capítulo 34. São Paulo: Abril, 1973, p. 473)

Expõe-se no primeiro parágrafo do texto um aspecto importante do pensamento de Jean-Jacques Rousseau, qual seja, o de que

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Q781026

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.

Do título “Gramáticas: rota alternativa para as aulas de português" e da leitura atenta ao texto, pode-se pressupor do fato de o signo linguístico “gramática" estar flexionado no plural e estar seguido da expressão “rota alternativa" que

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Q781038

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.

Sobre o trecho “que mostram que a reflexão sobre uma língua natural ensina o método científico, auxilia no ensino de ciências e matemática e desenvolve as capacidades de leitura e escrita." (linhas 8 a 9), um dos assuntos estudados que mais inter-relaciona linguística com conhecimentos matemáticos é

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Q781797

Caso o trecho “Há várias propostas para a Linguística entrar na escola.” (linhas 5 e 6) fosse reescrito como “Tem várias propostas para a Linguística entrar na escola”, o professor deveria, em sala de aula, dizer ao aluno que houve uma reescrita

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Q781773

Leia os textos abaixo para responder à questão.


TEXTO I

EPÍLOGO

Vocês, melhor aprenderem a ver, em vez de apenas
Arregalar os olhos, e a agir, em vez de somente falar.
Uma coisa dessas quase chegou a governar o mundo!
Os povos conseguiram dominá-la, mas ainda
Émuito cedo para sair cantando vitória:
O ventre que gerou a coisa imunda continua fértil!
(Bertolt Brecht)


TEXTO II


    Esse texto é o epílogo, muito célebre, da peça teatral A
resistível ascensão de Arturo Ui, no qual o dramaturgo se dirige
aos espectadores. Escrita nos anos de 1940 e revista durante a
década de 1950, a peça tem como referências históricas a ascensão
do nazifacismo na Europa e a Segunda Guerra Mundial. Assim, a
“coisa” que “quase chegou a governar o mundo”, de que fala o texto,
remete ao projeto nazifacista de dominação, do qual são parte
inseparável, além da mencionada guerra mundial, também os
programas de perseguição e de extermínio de minorias étnico-
religiosas, de dissidentes políticos e de minorias sexuais, entre
outros grupos. Essa conjugação característica de violência e
preconceito, gangsterismo e terror, regressão e barbárie é que o
autor designou como “a coisa imunda”.

Com base nas relações de coesão textual, pode-se afirmar que, no TEXTO I, o remissivo “la”, em “dominá-la” possui referente textual

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GABARITO:

  • 16) C
  • 17) B
  • 18) Errado
  • 19) A
  • 20) C
  • 21) A
  • 22) C
  • 23) E
  • 24) B
  • 25) E
  • 26) E
  • 27) C
  • 28) A
  • 29) D
  • 30) A
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