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Q793000

Atenção: Para responder à questã, baseie-se no texto abaixo.

É inegável que o século XX deixou-nos um legado de impasses, a gravidade desses impasses se faz sentir até hoje, uma vez que não solucionamos esses impasses nem mesmo amenizamos as consequências desses impasses.

Evitam-se as viciosas repetições da frase acima substituindo-se os elementos sublinhados, na ordem dada, por:

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Q792343

Leia o texto para responder à questão.

Escola inclusiva

   É alvissareira a constatação de que 86% dos brasileiros concordam que há melhora nas escolas quando se incluem alunos com deficiência.
   Uma década atrás, quando o país aderiu à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e assumiu o dever de uma educação inclusiva, era comum ouvir previsões negativas para tal perspectiva generosa. Apesar das dificuldades óbvias, ela se tornou lei em 2015 e criou raízes no tecido social.
   A rede pública carece de profissionais satisfatoriamente qualificados até para o mais básico, como o ensino de ciências; o que dizer então de alunos com gama tão variada de dificuldades.
   Os empecilhos vão desde o acesso físico à escola, como o enfrentado por cadeirantes, a problemas de aprendizado criados por limitações sensoriais – surdez, por exemplo – e intelectuais.
   Bastaram alguns anos de convívio em sala, entretanto, para minorar preconceitos. A maioria dos entrevistados (59%), hoje, discorda de que crianças com deficiência devam aprender só na companhia de colegas na mesma condição.
   Tal receptividade decerto não elimina o imperativo de contar com pessoal capacitado, em cada estabelecimento, para lidar com necessidades específicas de cada aluno. O censo escolar indica 1,2 milhão de alunos assim categorizados. Embora tenha triplicado o número de professores com alguma formação em educação especial inclusiva, contam-se não muito mais que 100 mil deles no país. Não se concebe que possa haver um especialista em cada sala de aula.

   As experiências mais bem-sucedidas criaram na escola uma estrutura para o atendimento inclusivo, as salas de recursos. Aí, ao menos um profissional preparado se encarrega de receber o aluno e sua família para definir atividades e de auxiliar os docentes do período regular nas técnicas pedagógicas.
   Não faltam casos exemplares na rede oficial de ensino. Compete ao Estado disseminar essas iniciativas exitosas por seus estabelecimentos. Assim se combate a tendência ainda existente a segregar em salas especiais os estudantes com deficiência – que não se confunde com incapacidade, como felizmente já vamos aprendendo.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 16.10.2019. Adaptado)

Assinale a alternativa em que, com a mudança da posição do pronome em relação ao verbo, conforme indicado nos parênteses, a redação permanece em conformidade com a norma-padrão de colocação dos pronomes.

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Q793508

Com relação à correção gramatical e à coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item.

"se faz" (linha 33) por faz-se

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Q792517

Leia o texto para responder à questão.

Leia as frases elaboradas com base no texto.

• A desinformação é uma tática contra coberturas inconvenientes, e alguns governos têm utilizado essa tática.
• Há múltiplas informações circulando pelas redes sociais, por isso se exige bom senso das plataformas para divulgar informações.
• A adulteração da realidade hoje é fato corriqueiro, visto que avanços tecnológicos infelizmente facilitam a adulteração da realidade.

De acordo com o emprego e a colocação dos pronomes estabelecidos pela norma-padrão, os trechos destacados podem ser substituídos por

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Q770834

Assinale a alternativa cujo enunciado atende aos sentidos do texto, em conformidade com a norma-padrão.



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Q759869

TEXTO PARA A QUESTÃO

Em relação aos padrões gerais de colocação pronominal no português, a utilização do pronome oblíquo átono em “O número deve crescer ainda mais nos próximos anos, uma vez que se trata de uma área que dá oportunidade de desenvolvimento pessoal aos mais variados perfis de pessoas” está:

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Q785819

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

Ao se reescrever uma frase do texto, não haverá prejuízo para a sua clareza e correção gramatical no seguinte caso: 

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Q765210

O poema de Oswald de Andrade servirá de base para a questão:

Sobre a colocação pronominal ocorrida no texto é correto afirmar:

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Q791359

Texto para responder à questão.

Em relação aos aspectos semânticos e gramaticais do texto, assinale a alternativa correta.

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Q777652

Julgue o item a seguir, com relação às ideias, aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto anterior.

A correção gramatical do texto seria mantida caso, no trecho “passam a se comportar" (ℓ.14), o vocábulo “se" fosse deslocado para depois da forma verbal “comportar", da seguinte maneira: passam a comportar-se.

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Q780749
Provas: IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Ciências Biológicas IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Educação Física IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Enfermagem IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Filosofia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Física IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Geografia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - História IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Letras - Língua Inglesa IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa - Libras IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa - Língua Inglesa IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Libras IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Medicina Veterinária IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Meio Ambiente IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Química IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Segurança do Trabalho IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Sociologia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Música IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Administração Geral IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Artes IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Pedagogia IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Controle e Processos Industriais - Perfil 04 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Informática - Perfil 03 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Infraestrutura - Construção Civil IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Infraestrutura - Design e Construção Civil IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 01 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 02 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Matemática - Perfil 03 IDECAN - 2019 - IF-PB - Professor EBTT - Língua Portuguesa
Disciplina: Língua Portuguesa - Assuntos: Colocação Pronominal Linguagem formal ou informal

Os estudos brasileiros de variação linguística descrevem variantes como a norma culta, a coloquial, a padrão etc. Com base nessa informação, pode-se afirmar que, na passagem “Saí, afastando-me dos grupos (...)" (linha 1), caso fossem ignoradas completamente as diferenças entre as normas acerca da sintaxe de colocação pronominal e fossem observadas apenas as diferenças de normas com base em outra sintaxe, o trecho seria reescrito da seguinte forma, em variante coloquial da língua portuguesa:

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Q771026

Utilize o Texto II para responder a questão.

Em “Não te surpreende que [...]”, é correto afirmar que a colocação do pronome antes do verbo é

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Q779056

Em uma das opções abaixo, o termo destacado foi corretamente substituído pelo pronome oblíquo. Assinalea.

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Q787136

Leia o texto, para responder à questão. 

   Entre os números que contam a grandeza do Município de Cachoeiro do Itapemirim, há este, capaz de espantar o leitor distraído: 25 379 pios de aves, anualmente. Não, a Prefeitura não espalhou pela cidade e distritos equipes de ouvidores municipais, encarregados de tomar nota cada vez que uma avezinha pia.

   Trata-se de pios feitos para caçadores de pássaros. E quem os faz é uma família de caçadores de ouvido fino – os Coelho, cujas três gerações moram na mesma e linda ilha, onde o rio se precipita naquele encachoeirado, ou cachoeiro, que deu o nome à cidade. Trata-se de um artesanato sutil; não lhe basta a perícia técnica de delicados torneiros que faz desses pios bem acabados pequenas obras de arte; exige uma sensibilidade que há de estar sempre aguçada. Direis que é uma arte assassina; e, na verdade, incontáveis milhares de bichos do Brasil e da América do Sul já morreram por acreditar,  em algum momento de fome ou de amor, naqueles pios imaginados entre os murmúrios do rio Itapemirim.

   Dizem que os Coelho fazem até, em segredo, pios para caçar mulher. Famosa caçada é essa, em que não raro é o caçador a presa da caça. Não sei. Ainda que eu seja Coelho pela parte de mãe, devo ser de outro ramo, visto que nunca me deram um pio desses. Nem quero.

(Rubem Braga, “Quinca Cigano”. Elenco de cronistas brasileiros modernos. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o pronome destacado pode ser colocado antes ou depois do verbo, segundo a norma-padrão.

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Q769970

No texto, a autora escreve por diversas vezes empregando o pronome oblíquo enclítico. Apesar de ser a regra geral da norma culta, ela o fez em frases nas quais o adequado à variante padrão seria a próclise, exceto em:

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GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) Certo
  • 4) D
  • 5) E
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) Certo
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) A
  •  

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