Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 31 a 45 de 246 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:

O vocábulo Quê?! (quadro 1), no contexto em que se encontra, é classificado como:

Carregando...

O texto a seguir serve de referência para a questão.



Marque a alternativa em que as palavras negritadas e sublinhadas pertençam, respectivamente, às mesmas classes gramaticais dos dois vocábulos negritados e sublinhados no excerto “E mudos sempre." (linha 36):

Carregando...

Em uma das opções, a classe gramatical da palavra destacada foi corretamente identificada entre parênteses. Assinale-a.

Carregando...

Na frase Que a mulher que eu amo seja pra sempre amada (l.9). os termos sublinhados são classificados, respectivamente, como:

Carregando...

Texto 3

Os velhos estão sempre aconselhando os jovens a guardar dinheiro. Digo que este é um mau conselho. Não guardem um centavo; invistam em si mesmo apenas. Eu nunca economizei um dólar sequer antes dos 40 anos de idade. (Henry Ford)

Velhos e jovens no texto 3 são originalmente adjetivos que se encontram substantivados; o mesmo ocorre na seguinte frase:

Carregando...

Das afirmações seguintes: I. Os adjetivos NOVO, EMPOLGANTE e CRIATIVO são adjuntos adnominais. II. O termo “TÃO” (2º quadrinho) se classifica como adjunto adverbial de intensidade. III. A surpresa reservada para o leitor no último quadrinho é a revelação de que a saudade que as personagens sentem é da repressão que praticavam contra os jovens idealistas.

Carregando...

Instrução: A questão refere-se ao texto abaixo. Os destaques ao longo do texto estão citados nas questões.

Qual das alternativas abaixo contém um substantivo, um verbo e um adjetivo, nessa ordem?

Carregando...

A forma do adjetivo superlativo destacado está incorreta na frase da seguinte alternativa:

Carregando...

“Autoridades de saúde disseram que esquilos que vivem perto da casa da criança no condado de Elmore..." (linhas 11 a 13). É correto afirmar que as partículas “que" destacadas possuem função morfológica, respectivamente, de:

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. Numeral é a palavra de função quantificadora que denota valor definido.

II. O atual entendimento sobre os pronomes na Língua Portuguesa permite classificá-los em quatro categorias: pessoais (abarcando o artigo definido), demonstrativos (abarcando o artigo indefinido), interrogativos e relativos.

III. Diz-se que um verbo é irregular quando se apresenta de acordo com o modelo de sua conjugação: cantar, vender, partir. No verbo irregular também o radical não varia.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

No enunciado “Após analisar essa situação atual do desperdício de alimentos, nos deparamos com um problema gravíssimo, a questão da fome do mundo. Enquanto o mundo joga fora 2 bilhões de toneladas de alimentos no lixo, 1 bilhão de pessoas passam fome no mundo", extraído do texto I, as partes assinaladas, do ponto de vista morfológico, classificam-se, respectivamente, como

Carregando...

Os vocábulos destacados nas expressões "um DOUTOR smartphone" e "uma espécie de DOUTOR digital" pertencem a distintas classes de palavras. Respectivamente, pode-se apontar como característica dessas classes de palavras:

Carregando...

Considerando a classe das palavras do trecho "Alguns hábitos têm o poder de iniciar uma reação em cadeia, mudando outros hábitos conforme eles avançam por meio de uma organização." (linhas de 1 a 3), assinale a alternativa que classifica, respectivamente, os vocábulos sublinhados.

Carregando...

A palavra que tem função morfológica de conjunção integrante na alternativa:

Carregando...
GABARITO:

  • 31) B
  • 32) C
  • 33) B
  • 34) B
  • 35) A
  • 36) D
  • 37) A
  • 38) B
  • 39) C
  • 40) A
  • 41) B
  • 42) E
  • 43) A
  • 44) E
  • 45) E
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282