Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 5 de 5 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 5
Questões por página:
Q783320

Observe o seguinte diálogo:
A – Não há justiça sobre a terra.
B – Por acaso, existe no céu?
Sendo esse um texto argumentativo, o segundo argumentador apela para a seguinte estratégia:

Carregando...
Q771165

Quando Neymar pai afirma que: “QUEM VIU A ESTREIA DO NEYMAR PODERIA ENTENDER QUE O NEYMAR ERA MUITO FRANZINO PRA ESTAR NUMA EQUIPE PROFISSIONAL", ele quer dizer que:

Carregando...
Q770921

Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q660673

Para responder à questão, leia o texto abaixo.


“O cão malvado" pertence ao gênero textual fábula, que possui como característica trazer um ensinamento moral, representado, neste caso, pela frase:

Carregando...
Q607803

Nos textos narrativos, é através da voz do narrador que é possível conhecer o desenrolar da história e as ações das personagens, e é através da voz das personagens que conhecemos as suas ideias, opiniões e sentimentos. A maneira pela qual a voz das personagens é introduzida na voz do narrador, a isto chamamos discurso. Existem três tipos de discurso: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre. Em relação ao discurso:

I. O discurso direto é o mais natural e comum dos tipos de discurso. Através de sua utilização, o narrador permite que as personagens se exprimam livremente, ganhando vida própria na narração.

II. O discurso direto é, normalmente, introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso, como os verbos: dizer, perguntar, responder, comentar, falar, etc.

III. No discurso indireto, as falas das personagens são apresentadas pelo narrador, sendo ele o responsável por falar na vez da personagem.

IV. No discurso indireto, ainda que o narrador seja o responsável por falar pelo personagem, ele não utiliza suas próprias palavras para reproduzir a essência das falas das personagens, bem como suas reações e personalidade.

V. O discurso indireto livre é o mais difícil e o mais dinâmico dos tipos de discurso, uma vez que as falas das personagens se encontram inseridas dentro do discurso do narrador.

Assinale a alternativa que apresenta a afirmativa incorreta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) A
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282