Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 31 a 45 de 440 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:

Assinale a alternativa que analisa corretamente a função sintática de “Dinah” no trecho “Fala a verdade Dinah, já comeste um morcego?”.

Carregando...

O texto a seguir é referência para a questão.

A “protuberância occipital externa” tem 2 cm e parece um chifre virado __________, na parte __________ da cabeça, logo __________ da nuca. Ela costuma aparecer em idosos, cuja musculatura enfraquecida deixa a cabeça inclinada __________ (o que força os ligamentos e tendões do pescoço, gerando essa saliência). Mas está cada vez mais comum em adultos. Isso foi constatado pela primeira vez em 2016, quando cientistas da Universidade de Sunshine Coast, na Austrália, examinaram 218 pessoas de 18 a 30 anos e viram que 41% delas tinham um esporão de 1 a 3 cm na base do crânio. Em 2018, refizeram o estudo com 1.200 participantes de 18 a 60 anos e constataram que o chifrinho havia se tornado mais comum em jovens do que entre os idosos. “Nossa
hipótese é que a protuberância possa estar ligada à má postura associada com o uso de smartphones e tablets”, disse David Shahar, líder dos dois estudos.

(Revista Superinteressante, ed. 408, outubro 2019.)

Com base no texto, considere as seguintes afirmativas:

  1. A argumentação dos pesquisadores se fundamenta no raciocínio indutivo.
  2. Na segunda linha, o termo “cuja” introduz uma oração com função restritiva.
  3. O segmento “Mas está cada vez mais comum em adultos” (3ª linha) liga-se ao segmento anterior pelo processo de coordenação.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...

Faça uma análise morfossintática da seguinte frase:

As senhores caminhavam felizes.

Está correta a seguinte alternativa:

Carregando...

Assinale a alternativa INCORRETA acerca do que se afirma sobre o seguinte período do texto:

“Suas células têm, sim, diferenciação entre si: as células da raiz são diferentes das células da folha,
por exemplo — mas elas são mais flexíveis”.

Carregando...

Assinale a alternativa que faz uma afirmação INCORRETA acerca do seguinte período do texto:

“É por isso que é tão importante termos os santuários oceânicos: são eles que vão garantir a continuidade do armazenamento desse carbono”.

Carregando...

“Essa relação, meus amigos, é aquilo que faz mover a escrita, qualquer que seja o continente, qualquer que seja a nação, a língua ou o gênero literário.” A análise NÃO está correta em:

Carregando...

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

E há o capitalismo de “stakeholders” (partes interessadas), que posiciona... (2º parágrafo)

O segmento sublinhado acima exerce a mesma função sintática daquele sublinhado em:

Carregando...

Na oração “É muito comum” (linhas 15 e 16), a forma verbal “É” está flexionada na terceira pessoa do singular porque o sujeito é oracional.

Carregando...

Assinale a alternativa que indica corretamente as funções sintáticas dos termos sublinhados das frases a seguir:
 
“Creio que a verdade é perfeita para a matemática, a química, a filosofia, mas não para a vida. Na vida contam mais a ilusão, a imaginação, o desejo, a esperança”.
 
(SÁBATO, Ernesto. Lo mejor de Ernesto Sábato. Editora Seix Barral: Barcelona, 2011)

Carregando...

“Em meio ao tumulto, todos eram favoráveis à aprovação das mudanças propostas para o futuro.”

Sobre a análise sintática do período, assinale a alternativa correta:

Carregando...

Considere a classificação dos seguintes termos retirados do texto:

  1. “Seu instrumento de denúncia” (l. 19) – predicativo do sujeito.
  2. “Dos males da escravidão” (l. 19-20) / “à fé cristã” (l. 20) / “de seres humanos” (l. 31) – complementos nominais.
  3. “Pela sociedade” (l. 20) – agente da passiva.
  4. “Que não se constrangia” (l. 20) – oração adjetiva explicativa.
  5. “A autora” (l. 22) – objeto direto de “escreveu” (l. 22).

Quais estão corretas?

Carregando...

Considere as seguintes afirmativas sobre a tira de Fernando Gonsales:

  1. A conjunção se estabelece uma relação de condição entre a guerra nuclear e a piora de vida para as baratas.
  2. Difícil é objeto direto de vai ficar e indica o estado de vida das baratas após a guerra.
  3. A conjunção mas introduz uma consequência que a falta de lixo trará à vida das baratas.
  4. No último quadro, quem é sujeito da oração que tem o lixo como objeto direto.

É correto apenas o que se afirma em:

Carregando...

Leia a manchete publicada no site 1News em 08/10/2018:

“Luto: perda de Maísa Silva comove o país”

A ambiguidade do texto ocorre, sintaticamente, pois:

Carregando...

“(...) não existem nas línguas europeias expressões que traduzam valores e categorias das culturas moçambicanas” Só é correto afirmar que:

Carregando...

Leia a tirinha abaixo para responder à questão.

 

No primeiro quadrinho a oração “enquanto eu vou ali no caixa eletrônico” exprime uma ideia de

Carregando...
GABARITO:

  • 31) B
  • 32) C
  • 33) B
  • 34) C
  • 35) E
  • 36) B
  • 37) B
  • 38) Certo
  • 39) B
  • 40) B
  • 41) D
  • 42) C
  • 43) D
  • 44) B
  • 45) B
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282