Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 90 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q792342

Leia o texto para responder à questão.

Escola inclusiva

   É alvissareira a constatação de que 86% dos brasileiros concordam que há melhora nas escolas quando se incluem alunos com deficiência.
   Uma década atrás, quando o país aderiu à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e assumiu o dever de uma educação inclusiva, era comum ouvir previsões negativas para tal perspectiva generosa. Apesar das dificuldades óbvias, ela se tornou lei em 2015 e criou raízes no tecido social.
   A rede pública carece de profissionais satisfatoriamente qualificados até para o mais básico, como o ensino de ciências; o que dizer então de alunos com gama tão variada de dificuldades.
   Os empecilhos vão desde o acesso físico à escola, como o enfrentado por cadeirantes, a problemas de aprendizado criados por limitações sensoriais – surdez, por exemplo – e intelectuais.
   Bastaram alguns anos de convívio em sala, entretanto, para minorar preconceitos. A maioria dos entrevistados (59%), hoje, discorda de que crianças com deficiência devam aprender só na companhia de colegas na mesma condição.
   Tal receptividade decerto não elimina o imperativo de contar com pessoal capacitado, em cada estabelecimento, para lidar com necessidades específicas de cada aluno. O censo escolar indica 1,2 milhão de alunos assim categorizados. Embora tenha triplicado o número de professores com alguma formação em educação especial inclusiva, contam-se não muito mais que 100 mil deles no país. Não se concebe que possa haver um especialista em cada sala de aula.

   As experiências mais bem-sucedidas criaram na escola uma estrutura para o atendimento inclusivo, as salas de recursos. Aí, ao menos um profissional preparado se encarrega de receber o aluno e sua família para definir atividades e de auxiliar os docentes do período regular nas técnicas pedagógicas.
   Não faltam casos exemplares na rede oficial de ensino. Compete ao Estado disseminar essas iniciativas exitosas por seus estabelecimentos. Assim se combate a tendência ainda existente a segregar em salas especiais os estudantes com deficiência – que não se confunde com incapacidade, como felizmente já vamos aprendendo.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 16.10.2019. Adaptado)

Os termos destacados na frase “A rede pública carece de profissionais satisfatoriamente qualificados até para o mais básico...” expressam, respectivamente, circunstância de

Carregando...
Q771039

Utilize o texto III para responder a questão.

Considerando o contexto das expressões “sempre” e “toda vez”, é correto afirmar que elas transmitem, respectivamente, a ideia de

Carregando...
Q768173

Plataformas digitais possibilitam acesso, abertura e transparência às operações de governos locais / e provavelmente irão mudar a forma como os governos interagem com as pessoas. (4º parágrafo)

Entre as ideias separadas por barra nessa passagem do texto, se estabelece relação de, respectivamente,

Carregando...
Q774954

Leia o texto para responder à questão.

Uma expressão que atribui à frase um tom de generalização está destacada em:

Carregando...
Q771171

 

 

 

 

Assinale a alternativa correta sobre o texto:

Carregando...
Q765124

No trecho do último parágrafo – quem controla o robô ainda é o ser humano –, o termo destacado apresenta circunstância adverbial de

Carregando...
Q771032

Utilize o Texto II para responder a questão.

As expressões “com certeza” e “intensamente”, visto o contexto em que se encontram, classificam-se, respectivamente, como

Carregando...
Q760565

Texto para responder à questão.

Assinale a alternativa cujo termo sublinhado na oração apresenta a mesma circunstância do vocábulo destacado em “Conservamos ainda alguns nomes indígenas deturpados pela prosódia europeia" (linhas 7 e 8).

Carregando...
Q772565

No trecho: "Encucaria menos com o amanhã e aproveita ria todas as horas de hoje, ciente de que elas não voltam mais. Enfim, não desperdiçaria o tempo com besteiras, como tanta gente faz por aí. Que sonho, não?", o termo "enfim" é um advérbio de tempo que pode ser substituído por:

Carregando...
Q770361

Considere os trechos do texto.

• Culpado? Um pouco. (4º parágrafo)

• ... discoteca de Alexandria onde, a meu bel-prazer,

escuto meus clássicos e descubro novos. (6º parágrafo)

As expressões destacadas apresentam, correta e respectivamente, as circunstâncias adverbiais de:





Lugar, como em: Derrubou todos os papéis no chão.

Carregando...
Q791557

A classe da palavra está corretamente indicada na alternativa:

Carregando...
Q656736

Assinale a alternativa em que a palavra que assume o valor morfológico de advérbio:

Carregando...
Q756644

No contexto em que estão empregadas no segundo parágrafo, as palavras muito, até e principalmente expressam, correta e respectivamente, as noções de

Carregando...
Q735605

Leia o trecho a seguir.

“[...] que gerencia outros projetos semelhantes na cidade."

Nesse trecho, o advérbio destacado tem ideia de

Carregando...
Q665749

Texto para responder à questão.

Sobre os elementos destacados do fragmento "A história do meu nome não acaba com ele.", leia as afirmativas.

I. MEU é um pronome adjetivo possessivo.

II. A palavra COM é uma preposição com valor de causa.

III. NÃO, no contexto, é um substantivo.

IV. ELE é um pronome pessoal oblíquo.

Está correto o que se afirma apenas em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) C
  • 7) D
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) D
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) D
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282