Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 15 de 149 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:

Em uma turma de 5º ano, ao ler o poema, surgiu a seguinte dúvida: por que as palavras ÓCULOS e SÓ têm acento? Um estudante respondeu que essas duas palavras são acentuadas porque o som da letra O - /Ó/ é o mesmo. A justificativa do estudante está:

Carregando...

Sobre acentuação gráfica, avalie as afirmações que seguem a respeito de vocábulos
do texto:

  1. Os vocábulos números, críticos são acentuadas por serem proparoxítonas; até, por ser oxítona
    terminada em –e.
  2. Se retirarmos o acento gráfico das palavras números, críticos e até, ainda assim, todas elas se
    constituirão em vocábulos da língua portuguesa; entretanto, assumindo classes gramaticais
    diferentes daquelas que têm no texto.
  3. As palavras indescritível e troféu acentuam-se por regras distintas; entretanto, ao serem
    flexionadas no plural, o uso do acento gráfico é regido pela mesma regra.

Quais estão corretas?

Carregando...

Em relação ao padrão ortográfico vigente da língua portuguesa, considere as seguintes sentenças:

  1. Mariana não pôde por na poupança o dinheiro que recebeu de casamento.
  2. O voo que trouxe os passageiros de Londres a São Paulo sofreu um atraso de 2 horas.
  3. A matéria-prima usada para fazer o bolo foi importada da Itália.
  4. A microrregião da Chapada dos Veadeiros possui 21.337,58 km2 de área total e 62.656 habitantes (2,94 de densidade populacional), distribuídos em 8 municípios.
  5. A Educação a Distância é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem.

Segue(m) as normas da nova ortografia a(s) sentença(s):

Carregando...

Considerando as regras de acentuação gráfica em Língua Portuguesa, analise as assertivas a seguir.

  1. Na linha 04, a palavra “clássico” é acentuada por ser uma paroxítona.
  2. Na linha 10, a palavra “europeias” não é acentuada, mas a palavra assembléia deve ser acentuada.
  3. Na linha 47, a palavra “pais” não é acentuada, mas caso fosse empregado o acento agudo na letra “i”, seria formado outro substantivo existente em Língua Portuguesa.

Quais estão corretas?

Carregando...

Considerando a tipologia do texto, as ideias nele expressas e seus aspectos linguísticos, julgue o item.

Os vocábulos “diários”, “saúde” e “ruído” são acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica – a que se refere às vogais tônicas que formam hiato com a sílaba anterior.

Carregando...

INSTRUÇÃO: Leia o texto IV a seguir para responder à questão.

Texto IV

Vacina contra o vírus zika será testada em Minas Gerais

Pesquisadores do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade George Washington (EUA) e da Fiocruz Minas estão participando de um grande estudo clínico de fase 2/2b de uma vacina experimental contra a infecção pelo vírus zika, em Belo Horizonte. Feita com parte do material genético do vírus, a vacina poderá produzir anticorpos capazes de promover uma resposta contra a infecção num indivíduo que é imunizado.

Chamada de “vacina de DNA contra zika”, a substância experimental já foi testada em seres humanos nos EUA, e o estudo clínico foi aprovado pelos comitês de ética e agências regulatórias nacionais e internacionais. Agora, será avaliada numa população expandida com a finalidade de estudar novos dados sobre a sua eficácia e segurança. Para essa nova fase, serão recrutados voluntários sadios, entre 15 e 35 anos, que morem em Belo Horizonte ou Região Metropolitana e que tenham disponibilidade para participar do estudo pelos próximos dois anos.

Os voluntários serão selecionados após a realização de uma avaliação clínica e de exames laboratoriais que serão oferecidos gratuitamente pela equipe do Hospital das Clínicas. Já a Fiocruz Minas ficará responsável pelo processamento do sangue e urina de todos os participantes da pesquisa, que serão testados para avaliar a eficácia, a resposta imune, e os efeitos da vacina no organismo.

Disponível em: <https://portal.fiocruz.br/noticia/vacina-contra-ovirus-zika-sera-testada-em-minas-gerais>.Acesso em: 10 out. 2019 (Fragmentos).

Assinale a alternativa que apresenta palavra utilizada no texto com regra de acentuação gráfica diferente das demais.

Carregando...

Assinale a alternativa em que a palavra teve sua acentuação gráfica alterada pela Reforma Ortográfica de 2009:

Carregando...

São acentuadas graficamente, a partir da mesma regra, todas as palavras de qual das alternativas a seguir?

Carregando...

Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).


( ) A palavra "péssimo" é acentuada graficamente pela mesma razão que a palavra "ótimo".
( ) A palavra "me", no primeiro quadrinho, é classificada morfologicamente como um
pronome pessoal.
( ) A expressão "a gente", no segundo quadrinho, é o sujeito do verbo "ir", que está conjugado na terceira pessoa do singular.
( ) A palavra "viesse" é um verbo conjugado no pretérito imperfeito do modo subjuntivo.
( ) A palavra "freguês" recebe acento circunflexo pois é uma oxítona terminada em "e".


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Carregando...

O trecho a seguir foi extraído da obra ‘Memórias do Cárcere’, de Graciliano Ramos.

“Nunca tivemos censura prévia em obra de arte. Efetivamente se queimaram alguns livros, mas foram raríssimos esses autos-de-fé. Em geral a reação se limitou a suprimir ataques diretos, palavras de ordem, tiradas demagógicas, e disto escasso prejuízo veio à produção literária. Certos escritores se desculpam de não haverem forjado coisas excelentes por falta de liberdade - talvez ingênuo recurso de justificar
inépcia ou preguiça. Liberdade completa ninguém desfruta: começamos oprimidos pela sintaxe e acabamos às voltas com a Delegacia de Ordem Política e Social, mas, nos estreitos limites a que nos coagem a gramática e a lei, ainda nos podemos mexer”.

Analise as alternativas a seguir e assinale a que NÃO contém uma palavra que pode ser classificada foneticamente como proparoxítona.

Carregando...

Assinale a alternativa em que todas as palavras sejam acentuadas graficamente pelo mesmo motivo.

Carregando...

Assinale a alternativa em que pelo menos uma das palavras retiradas do texto é
diferente das demais quanto à regra que determina sua acentuação gráfica.

Carregando...

Nos versos transcritos, todas as palavras em destaque estão sujeitas à mesma regra de acentuação, EXCETO

Carregando...

Com o advento do sistema ortográfico alterado há cerca de dez anos, certas palavras ainda provocam dúvida quanto ao emprego do acento. A alternativa a seguir que apresenta todas as palavras na forma correta em ortografia e acentuação está em:

Carregando...

Das alternativas a seguir, uma contém termo que sofreu alteração com o Acordo Ortográfico atual. Temos esse termo em:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) Errado
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) E
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) A
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282