Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 139 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q761249

A propaganda servirá de base para a questão

Marque a opção em que a palavra é acentuada pela mesma regra gramatical da palavra “único”:

Carregando...
Q766744

Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa correta. I. A sílaba tônica marca a distinção dos tempos verbais nas palavras ‘conhecerão’ (linha 4) e ‘passaram’ (linha 19). II. As palavras ‘bretão’ (linha 15) e ‘ancião’ (linha 20) são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo nasal. III. O til é utilizado para marcar nasalidade vocálica nas palavras ‘revitalização’ (linha 8), ‘bretão’ (linha 15) e ‘ancião’ (linha 20).

Carregando...
Q777645

Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.

O emprego de acento agudo nas palavras “juízo”, “extraídos” e “período” justifica-se pela mesma regra de acentuação gráfica.

Carregando...
Q771034

Utilize o texto III para responder a questão.

Em relação à classe de palavras, assinale a alternativa em que a ausência do acento no vocábulo faça com que ocorra uma mudança de classe de palavra nos dois termos.

Carregando...
Q781758

Leia o texto abaixo para responder à questão

Conquanto a obra de Machado de Assis seja permeada da variante linguística culta da língua portuguesa, observam-se algumas marcas de oralidade, tais como em “Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte.” (linhas 1 e 2). A principal marca de oralidade presente no texto, do ponto de vista do emprego das categorias gramaticais, é a utilização 

Carregando...
Q759875

TEXTO PARA A QUESTÃO

Dentre as palavras destacadas, a única não acentuada graficamente por NÃO ser uma paroxítona é:

Carregando...
Q770370

Assinale a alternativa em que a acentuação e a grafia das palavras estão de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Carregando...
Q765713

Julgue o item, considerando a correção gramatical dos trechos apresentados e a adequação da linguagem à correspondência oficial. Agradecendo a sua participação no III Forum do Serviço Social, louvamos a concistência de seus argumentos e a competência que foram apresentados, por que enriqueceram em muito o nosso evento, tendo sido de grande valia para os assistentes sociais que nele tiveram presente.

Carregando...
Q766746

Com base no texto 2 e na norma padrão escrita, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) No trecho “Pergunte aos tofas como o mundo surgiu e eles não conhecerão a resposta” (linha 4), o pronome ‘eles’ retoma ‘tofas’. ( ) As palavras ‘silenciar’ (linha 17) e ‘sumir’ (linha 18) são utilizadas no texto como ideias antagônicas. ( ) As palavras ‘século’ (linha 17) e ‘décadas’ (linha 18) são proparoxítonas. ( ) O verbo ‘sabemos’ (linha 22) está empregado na segunda pessoa do futuro do indicativo. ( ) As palavras ‘japonês’ (linha 15), ‘francês’ (linha 15) e ‘português’ (linha 15) possuem o mesmo sufixo.

Carregando...
Q767814

O texto a seguir serve de referência para a questão.



Em relação às regras de acentuação gráfica aplicadas a palavras do texto de referência, avalie cada uma das cinco sentenças seguintes como (V) VERDADEIRA ou (F) FALSA:

I – ( ) É aplicável a mesma justificativa para se acentuar as palavras “países" e “incluía".

II – ( ) É correto afirmar que as palavras “relatório", “prêmio" e “disponíveis" recebem acento gráfico por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

III – ( ) É correto afirmar que se acentuam graficamente as palavras “instituições" e “distribuição" por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

IV – ( ) É verificável que, no terceiro parágrafo, todas as palavras acentuadas graficamente são proparoxítonas.

V – ( ) Em todos os parágrafos, há pelo menos uma palavra acentuada graficamente por ser ou proparoxítona ou paroxítona terminada em ditongo crescente.

Está CORRETA, na ordem respectiva dos itens I, II, III, IV e V, a sequência:

Carregando...
Q765503

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os item. Os vocábulos “ciúme”, “atribuída” e “reúne” são acentuados graficamente de acordo com a mesma regra de acentuação gráfica.

Carregando...
Q772560

Considerando as regras de acentuação gráfica, podemos afirmar que:

Carregando...
Q782292

Leia o texto abaixo, que é tido como dedicatória do narrador de Memórias Póstumas de Brás Cubas, para responder à questão.

Ao verme
que
primeiro roeu as frias carnes
do meu cadáver
dedico
como saudosa lembrança
estas
Memórias Póstumas

(Machado de Assis)

O termo “cadáver”, segundo a Nova Ortografia da Língua Portuguesa, é acentuado graficamente pelo mesmo motivo linguístico que

Carregando...
Q771162

Que palavra abaixo deveria ser acentuada pela mesma regra que “LÁGRIMAS":

Carregando...
Q677547

Assinale a alternativa que as silabas estejam separadas de forma INCORRETA.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) Errado
  • 4) E
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) E
  • 8) Errado
  • 9) E
  • 10) B
  • 11) Certo
  • 12) C
  • 13) C
  • 14) B
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282