Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 16 a 30 de 259 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 16 a 30
Questões por página:
Q787833

Leia o texto abaixo para responder à questão.

De acordo as regras de acentuação da Gramática Normativa da Língua Portuguesa, assinale a alternativa incorreta.

Carregando...
Q783608

Considere o seguinte trecho de um texto publicado no jornal El país, em sua edição de 1º/07/2018:

A força que impulsiona cientistas e empresarios a estudarem os asteroides tem muito a ver com nosso instinto de sobrevivencia.
E não so pela possibilidade de que um fragmento rochoso devaste a vida na Terra, mas tambem porque esses restos espaciais podem ser uma fonte de abastecimento para quando o planeta azul não for mais um lugar encantador e repleto de recursos. Ou, simplesmente, para quando for rentavel explora-los. 

Quantas palavras, nesse trecho, deveriam estar acentuadas, mas não estão?

Carregando...
Q785743

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

Em resumo, a ideia principal do projeto é deixar as correntes oceânicas fazer todo o trabalho. (3º parágrafo) 

O conteúdo da frase acima está preservado nesta outra redação, respeitando-se as regras de ortografia e acentuação:

Carregando...
Q768370

O texto a seguir serve de referência para a questão.

Das seguintes observações e implicações acerca da concordância entre termos do texto de referência, indique a única alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q770933

Leia o trecho da notícia e depois assinale a alternativa que contém a sequência correta para completar as lacunas. Um grupo de indígenas da etnia guarani protestou nesta quinta-feira (28) em frente _______ Prefeitura de São Paulo, na região central da cidade. Nós somos povo guarani: “Nós não vamos voltar para _______ nossa aldeia sem o prefeito conversar com a gente". Eles reivindicavam uma reunião com o prefeito Bruno Covas _______ mais de 24 horas e protestavam contra _______ situação precária das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que atende seis aldeias da região." (O Estado de São Paulo, 28/03/2019)

Carregando...
Q779923

Leia este texto para responder à questão.

Levei-a para casa, coloquei-a num copo d'água(1), onde ficou soberana, de pétalas(2) grossas e aveludadas, com vários(3) entretons de rosa-chá(4). No centro dela a cor se concentrava mais e seu coração(5) quase parecia vermelho.

Uma das regras de acentuação gráfica determina é de que os vocábulos terminados em encontros vocálicos e pronunciados como ditongos crescentes devem ser acentuados.

Atendem a essa regra as PALAVRAS destacadas e numeradas em:

Carregando...
Q767769

O texto a seguir serve de referência para a questão.

Acerca das regras de acentuação gráfica aplicadas a palavras do texto de referência, avalie cada uma das cinco sentenças seguintes como (V) VERDADEIRA ou (F) FALSA.

I – ( ) No terceiro e no quarto parágrafos, faz-se uso do vocábulo “têm", que se refere nos dois casos a sujeitos cujos núcleos estão no plural. Flexionando os respectivos núcleos para o singular, o acento diferencial circunflexo deve mudar para agudo, grafando-se “tém".

II – ( ) É aplicável a mesma justificativa para se acentuar as palavras “raízes", “artífices" e “país".

III – ( ) As palavras “áreas", “ciência" e “missão" recebem acento gráfico por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

IV – ( ) As palavras “histórico", “emblemático", “agrotécnicas" e “tecnológica" recebem acento gráfico por serem proparoxítonas.

V – ( ) Substituir “sairá" por “saíra" implicaria em alterações significativas na compreensão do enunciado, dentre elas a mudança do tempo verbal do futuro do presente para o pretérito maisque-perfeito, ambos do modo indicativo.

Na ordem respectiva dos itens I, II, III, IV e V, está CORRETA a sequência:

Carregando...
Q783549

“Todos aqueles que devem deliberar sobre questões dúbias devem também manter-se imunes ao ódio e à simpatia, à ira e ao sentimentalismo”.

Nesse pensamento de um historiador latino, ocorreu duas vezes a utilização correta do acento grave indicativo de que houve crase; a frase abaixo em que esse mesmo acento está equivocado é:

Carregando...
Q770370

Assinale a alternativa em que a acentuação e a grafia das palavras estão de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

Carregando...
Q781036

O texto acima trata-se do primeiro capítulo da obra "Gramática na escolas", escrita pelas pesquisadoras Roberta Pires e Sandra Quarezemin. Na obra, as autoras procuram gerar reflexão sobre o papel do linguista nas salas de aula e nas escolas, com o objetivo de demonstrar que, em razão da chamada "língua natural", é possível construir "gramáticas" e melhorar a educação do País. Com base nesse texto, em seus conhecimentos em linguística, em gramática, em literatura e em ensino de língua, responda à questão.

Caso o trecho “Há várias propostas para a Linguística entrar na escola." (linhas 5 e 6) fosse reescrito como “Tem várias propostas para a Linguística entrar na escola", o professor deveria, em sala de aula, dizer ao aluno que houve uma reescrita

Carregando...
Q789770

Assinale a alternativa em que as palavras devem ser acentuadas de acordo com a mesma tonicidade.

Carregando...
Q772560

Considerando as regras de acentuação gráfica, podemos afirmar que:

Carregando...
Q774960

Leia os quadrinhos para responder à questão.

O sinal indicativo de crase está empregado corretamente, conforme a norma-padrão, em:

Carregando...
Q767814

O texto a seguir serve de referência para a questão.



Em relação às regras de acentuação gráfica aplicadas a palavras do texto de referência, avalie cada uma das cinco sentenças seguintes como (V) VERDADEIRA ou (F) FALSA:

I – ( ) É aplicável a mesma justificativa para se acentuar as palavras “países" e “incluía".

II – ( ) É correto afirmar que as palavras “relatório", “prêmio" e “disponíveis" recebem acento gráfico por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

III – ( ) É correto afirmar que se acentuam graficamente as palavras “instituições" e “distribuição" por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.

IV – ( ) É verificável que, no terceiro parágrafo, todas as palavras acentuadas graficamente são proparoxítonas.

V – ( ) Em todos os parágrafos, há pelo menos uma palavra acentuada graficamente por ser ou proparoxítona ou paroxítona terminada em ditongo crescente.

Está CORRETA, na ordem respectiva dos itens I, II, III, IV e V, a sequência:

Carregando...
GABARITO:

  • 16) D
  • 17) C
  • 18) D
  • 19) A
  • 20) E
  • 21) B
  • 22) E
  • 23) A
  • 24) E
  • 25) D
  • 26) A
  • 27) C
  • 28) E
  • 29) C
  • 30) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282