Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 241 a 255 de 258 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 241 a 255
Questões por página:
Q456862

Palavras do texto que recebem acento gráfico em decorrência de diferentes regras ortográficas estão agrupadas em:

Carregando...
Q445531

Mais da metade da população brasileira não tem rede de tratamento de esgoto. Na classificação do saneamento básico divulgada pelo Instituto Trata Brasil, cinco das seis cidades onde o problema é mais grave estão na região Norte — Porto Velho, Macapá, Belém, Santarém —, e a cidade que se encontra em pior situação é a segunda maior do Pará, Ananindeua.

Em Ananindeua, vivem mais de 470 mil pessoas. A maioria das residências possui fossa séptica, mas quem não tem esse recurso descarta os dejetos diretamente nos valões.

“Dá para perceber que o esgotamento sanitário não foi priorizado ao longo dos tempos. Não foi priorizado na parte do planejamento, na gestão e, principalmente, em investimento", declara José Almir Pereira, engenheiro sanitarista da Universidade Federal do Pará.

A prefeitura de Ananindeua alega que encontrou obras paradas da gestão anterior, mas garante que já retomou os serviços e vai investir R$ 170 milhões em projetos de saneamento.

Já Uberlândia é exemplo para o Brasil no tratamento de esgoto, pois 99% da cidade tem saneamento básico. O único esgoto que não é coletado é do setor de chácaras, porém todo mundo tem a responsabilidade de tratá-lo.



Fabiano Villela e Fernanda Vieira. Ananindeua, no Pará, tem

a pior rede de tratamento de esgoto do Brasil. In: Internet:

http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/> (com adaptações).



Julgue os itens subsequentes, referentes ao texto acima

O emprego do acento em “Uberlândia" e “básico" justifica-se com base na mesma regra ortográfica.

Carregando...
Q456570

Diferentes regras de acentuação gráfica justificam a escrita ortográfica das seguintes palavras do texto:

Carregando...
Q556591

Assinale a alternativa que contenha todas as palavras acentuadas corretamente.

Carregando...
Q563071

Assinale a única alternativa que mostra uma frase escrita inteiramente de acordo com as regras de acentuação gráfica vigentes.

Carregando...
Q468613

Em relação às regras de acentuação, assinale a opção

correta.

Carregando...
Q520665

Sobre o substantivo "átomo", presente no segundo quadrinho, podemos afirmar que ele foi acentuado:

Carregando...
Q521137

A palavra "gás" aparece corretamente acentuada no texto. Dentre as palavras abaixo, aquela cuja regra de acentuação mais se aproxima daquela que justifica o acento em "gás" é:

Carregando...
Q556660

Considerando a correta acentuação gráfica de acordo com as novas regras, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q564426

TEXTO 02 (questões de 06 a 08)

Sobre ACENTUAÇÃO, assinale a alternativa cuja tonicidade de ambos os termos sublinhados recai na

antepenúltima sílaba.

Carregando...
Q241902

O gráfico a seguir faz parte do relatório da pesquisa “Tolerância social à violência contra as mulheres”, realizada pelo IPEA, versão retificada publicada em 04/04/2014.



Assumindo o pressuposto de que o IPEA tenha analisado uma amostra significativa da população brasileira e tendo como referência as informações contidas no gráfico, assinale a alternativa INCORRETA.

Carregando...
Q241907

Assinale a alternativa correta sobre algumas expressões usadas no texto.

Carregando...
Q761006

Leia o texto abaixo e responda à questão.


Se o vocábulo “graúdo” é graficamente acentuado, o vocábulo “transeuntes” (§ 2) também deveria ser, pelo fato de, em princípio, incidir na mesma regra de acentuação gráfica. O vocábulo “transeuntes” NÃO se acentua porque:

Carregando...
Q545769

As questões 07 a 10 tomarão por base o seguinte texto:

PRÁTICAS IDENTITÁRIAS DA AUTOAJUDA

As transformações sociais, econômicas e tecnológicas trazem implicações no modo de ser e de agir dos sujeitos na sociedade. Em meio a essas transformações, observamos, em especial, um contexto caracterizado pela transitoriedade que afeta diretamente o mundo do trabalho, marcado pela exigência da alta especialidade profissional nos diversos setores de atividades, tornando essa atividade cada vez mais sofisticada. Na contemporaneidade, o trabalho pode ser visto como elemento fundante na constituição da identidade e, talvez por isso, podemos visualizar conjunturas propícias para uma crise identitária do trabalhador. A autoajuda insere-se nesse contexto, perfazendo-se como um instrumento de auxílio (psicológico e social) nesse universo ao buscar relacionar trabalho a sucesso. Boa parte desse tipo de literatura relaciona-se à questão do sucesso profissional, assim como as ditas "palestras motivacionais", que utilizam conteúdos de livros de autoajuda e tornaram-se febre no meio empresarial. Seu alto índice de vendagem, de certa forma, revela a necessidade que os indivíduos têm de tornarem-se profissionais de sucesso. Daí a importância de se investigar esse fenômeno e a influência da autoajuda nas subjetividades quando relacionadas à temática do trabalho na contemporaneidade. Fonte: Samuel Cavalcante Silva e Grenissa Bonvino Stafuzza, adaptado de www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0...

Um estudante recebeu a tarefa de reunir as palavras acentuadas do segundo parágrafo do texto, agrupando-as conforme sua regra de acentuação. O resultado preliminar apresentou as seguintes onze palavras: AUXÍLIO, PSICOLÓGICO, CONTEÚDOS, ÍNDICE, INDIVÍDUOS, TÊM, DAÍ, IMPORTÂNCIA, FENÔMENO, INFLUÊNCIA, TEMÁTICA. Ao final, o estudante constatou que a única palavra que ficaria sozinha, pois é acentuada por um motivo diferente de todas as outras, foi a palavra

Carregando...
Q761005

Leia o texto abaixo e responda à questão.


Se os vocábulos “comércio” (§ 2), “também” (§ 7) e “frapê” (§ 8) são graficamente acentuados, da mesma forma, por estarem inseridos nas mesmas regras de acentuação gráfica, têm de ser acentuados, respectivamente, os vocábulos da seguinte opção:

Carregando...
GABARITO:

  • 241) C
  • 242) Errado
  • 243) B
  • 244) E
  • 245) E
  • 246) C
  • 247) A
  • 248) E
  • 249) A
  • 250) B
  • 251) D
  • 252) A
  • 253) D
  • 254) B
  • 255) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282