Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Não mostrar questões:



Carregando...
Carregando...
Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 2314 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro

Imprimir página - Exibindo 1 a 15

Q657823

2018_03_14_5aa912bb06ce5.png

Sobre a Crise de 1929 podemos afirmar:

Carregando...
Q658903

Leia o texto a seguir.

2018_03_16_5aabaf1eb3648.PNG

A passagem aos Estados Absolutistas Europeu na modernidade se caracteriza pela formação imagética positiva da figura do governante.

De acordo com o texto, é correto afirmar que:

Carregando...
Q658910

"No Exército de Novo Tipo, os oficiais eram voluntários e deviam suas promoções ao valor pessoal. Até mesmo partidários do Parlamento se escandalizaram com a promoção de "plebeus" aos cargos de oficiais. Mas os construtores da organização sabiam que, com aqueles homens humildes, unidos pela religião, submetidos a uma rígida disciplina e forjados em combate, derrotariam os "cavaleiros" - o termo com que eram desdenhosamente designadas as tropas reais. Como observou Oliver Cromwell, organizador e líder do Exército de Novo Tipo: 'Prefiro um capitão trajado de panos grosseiros, mas que sabe pelo que está lutando, àqueles a quem chamais de gentis-homens e que disso não passam. Honro um cavaleiro que se comporta como tal. [...] Se escol herdes homens honestos e de bem para capitães de cavalaria, os homens honestos os seguirão"'. (HILL, Christopher. O eleito de Deus: Oliver Cromwell e a Revolução Inglesa).

Com relação ao contexto histórico descrito no texto apresentado pode-se afirmar corretamente que:

Carregando...
Q658915

" A atuação das elites brasileiras na Independência e na definição do perfil político nacional partiu de uma estrutura escravista oposta a uma meta de ampliação dos direitos populares e mesmo contra o envolvimento participativo do conjunto da população brasileira. Até porque, por suas raízes, predominavam entre nossas elites as posições ideológicas de padrão bastante autoritário e conservador, mesmo quando se aproximavam das tendências liberais europeias do período".
(TRINDADE, Hélgio. Construção da cidadania e representação política: lógica liberal e práxis autoritária).

Como "tendências liberais europeias" no período elencado no texto pode-se identificar corretamente o:

Carregando...
Q658927

A produção da borracha no Brasil também gerou um atrito internacional, pois a expansão do território explorado por brasileiros se estendeu até a região do Acre, pertencente à Bolívia, que ficou insatisfeita com essa exploração. Essa questão internacional foi solucionada com o(a):

Carregando...
Q658895

"0 preparo e armazenamento de cereais pode ter aumentado o valor de recipientes que suportassem o calor e pudessem encerrar líquidos.( ... ]."
(CHILDE, Gordon. A Evolução Cultural do Homem).

O texto se refere ao artesanato cerâmico do Egito em seus primórdios. De acordo com o texto e seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que:

I. A manufatura de potes de cerâmica teve grande significação para o pensamento humano e para o início da ciência.

II. Para o homem primitivo a transubstanciação do barro foi um impeditivo para a evolução do artesanato.

III. Não existia no Egito conhecimento técnico para o desenvolvimento de um artesanato que atendesse à necessidade de armazenamento de cereais.

Está correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q658908

Ao se analisar a sociedade inglesa à época da revolução ocorrida no século XVII, percebe-se que, assim como na economia, no interior da sociedade inglesa, ainda era possível verificar, durante o século XVII, a permanência de estruturas remanescentes da sociedade estamental de origem medieval, associadas a relações típicas de uma sociedade capitalista em desenvolvimento. Pode-se afirmar de forma correta que na sociedade inglesa:

Carregando...
Q658922

A criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945, foi um elemento de suma importância para a descolonização afro-asiática, devido ao fato de:

Carregando...
Q664587

Sobre os fatores relacionados a eclosão da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), é falso afirmar:

Carregando...
Q664563

Das pesquisas acerca da presença humana na América, existem teorias e evidências sobre os possíveis meios e características do povoamento americano. Constantemente, sabe-se que tais estudos passam por reformulações, recebendo novas informações ou refutando outras teorias. Sobre este tema, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q664570

Cruzadas foi a denominação dada às peregrinações que se tornaram uma das mais conhecidas características da Idade Média. Entre os locais de peregrinação, se destacavam Roma e Jerusalém. Das conjunturas que caracterizaram essas jornadas, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q664568

Sobre o processo de mudanças que culminaria na chamada Idade Média europeia, assinale o que for correto:

Carregando...
Q664575

O movimento cultural ocorrido na Europa ocidental no fim do século XVII e no século XVIII - o Iluminismo - marcou profundamente o pensamento filosófico e também político da Europa. O movimento reuniu diferentes intelectuais de diversas áreas do conhecimento, dentre eles, o pensador Jean-Jacques Rousseau (1712-1778). O pensador se destacou por defender questões peculiares, dentre as quais se pode destacar:

Carregando...
Q664582

Na Primeira República brasileira (1889-1930) ocorreram movimentações populares que agitaram o cenário nacional, tanto nas regiões rurais quanto nas urbanas. O movimento que não fez parte desse contexto foi: geral em São Paulo.

Carregando...
Q667017

No ensino de História, ao se trabalhar a temática “os habitantes do Brasil” com o aluno do Ensino Fundamental, espera-se que o mesmo desenvolva a seguinte habilidade:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 5) D
  • 9) B
  • 13) D
  • 2) C
  • 6) B
  • 10) C
  • 14) D
  • 3) D
  • 7) A
  • 11) C
  • 15) D
  • 4) C
  • 8) A
  • 12) B
  •  
Carregando...
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889