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Q566163

O surgimento da globalização e o fim da Guerra Fria criaram uma situação denominada pelo então presidente americano George Bush de Nova Ordem Mundial. Esta se estruturou sob a hegemonia econômica e ideológica dos Estados Unidos. Essa nova ordem corresponde ao capitalismo globalizado, tendo como alicerce ideológico o neoliberalismo. Sobre o neoliberalismo, julgue as afirmações abaixo: I- O neoliberalismo propõe a total liberdade às leis de mercado;
II- O neoliberalismo limita a intervenção do Estado na economia;
III- O neoliberalismo propõe a ilimitada intervenção do Estado na economia;
IV- O neoliberalismo anula a abertura comercial entre os países, aumentando taxas alfandegárias sobre importações.
Assinale a alternativa CORRETA:

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Q566168

Na segunda metade do século XVIII ocorreu uma profunda transformação no sistema capitalista: após séculos de expansão, em decorrência do processo de circulação de mercadorias, o sistema passou a ter como setor mais dinâmico o processo de produção de mercadorias. Tal mudança deveu-se a Revolução Industrial. Sobre a Revolução Industrial, assinale a alternativa CORRETA:

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Q566156

Sobre a transição da sociedade feudal para a capitalista, no início da Idade Moderna assinale a alternativa CORRETA:

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Q566170

Sobre o Mercantilismo assinale a alternativa CORRETA:

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Q570412

África e América foram incorporadas à história ocidental a

partir do expansionismo comercial e marítimo europeu do

início dos tempos modernos. O processo de exploração

colonial desses continentes seguiu a lógica econômica e

política que, na Europa, caracterizava a transição do

feudalismo ao capitalismo. Nas palavras de um ex-diretor

geral da Unesco, “hoje, torna-se evidente que a herança

africana marcou, em maior ou menor grau, dependendo do

lugar, os modos de sentir, pensar, sonhar e agir de certas

nações do hemisfério ocidental. Do sul dos Estados Unidos ao

norte do Brasil, passando pelo Caribe e pela costa do Pacífico,

as contribuições culturais herdadas da África são visíveis por

toda parte; em certos casos, chegam a constituir os

fundamentos essenciais da identidade cultural de alguns

segmentos mais importantes da população".

Tendo por referência inicial as informações contidas no texto

acima e considerando aspectos significativos do ensino de

história, da história da América e de suas identidades, bem

como da história africana e de suas relações com o exterior,

julgue os itens de 81 a 90

Revoltas de escravos foram uma constante na América colonial: no Haiti, a luta comandada por Toussaint Louverture contra os franceses inspirou movimentos libertários no continente; no Brasil, os quilombos, a exemplo de Palmares, acolhiam escravos que conseguiam fugir.

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Q570400

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização

ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e

Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos,

entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política

e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a

Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo

e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma

instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja

Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas

transformações que atingem a culminância no início da Idade

Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa

geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a

partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova

era para uma história crescentemente globalizada.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os

itens de 71 a 80, relativos à história do mundo ocidental.

O papel da Igreja Católica na Europa medieval não se restringiu ao campo meramente religioso: ela exerceu vigoroso poder político e, especialmente por meio dos mosteiros, contribuiu para a preservação da cultura clássica.

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Q570405

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização

ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e

Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos,

entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política

e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a

Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo

e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma

instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja

Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas

transformações que atingem a culminância no início da Idade

Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa

geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a

partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova

era para uma história crescentemente globalizada.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os

itens de 71 a 80, relativos à história do mundo ocidental.

O avanço da industrialização, ao longo do século XIX, consolidou o capitalismo como sistema econômico dominante por superar as antigas formas de produção e não ser alvo de qualquer forma de contestação.

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Q570397

Alguns dos mais importantes fundamentos da civilização

ocidental foram lançados na Antiguidade Clássica (Grécia e

Roma). Esse legado apresenta-se em múltiplos aspectos,

entre os quais podem ser citados as artes, a filosofia, a política

e o direito. Nos mil anos que se seguem à queda de Roma, a

Europa se ruraliza, a economia mercantil sofre grande refluxo

e verifica-se a ascendência, não apenas religiosa, de uma

instituição centralizada e de extrema capilaridade – a Igreja

Católica. A Baixa Idade Média anuncia profundas

transformações que atingem a culminância no início da Idade

Moderna. Entre os séculos XVI e XVIII, o Ocidente se reinventa

geográfica, política e culturalmente. Em fins do século XVIII, a

partir da Inglaterra, a Revolução Industrial inaugura uma nova

era para uma história crescentemente globalizada.

Tendo as informações acima como referência inicial, julgue os

itens de 71 a 80, relativos à história do mundo ocidental.

Situam-se na Grécia as mais antigas bases do pensamento filosófico ocidental, especialmente a partir das contribuições de Sócrates, Platão e Aristóteles.

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Q570417

O desenvolvimento da historiografia mundial, fenômeno que

o século XX consagrou, permite novos olhares sobre o

passado protagonizado pelas sociedades. No Brasil,

multiplicam-se estudos que lançam luz sobre a trajetória do

País, da colônia aos dias atuais. Da independência, em 1822,

passando pela implantação da República, em 1889, ao

cenário presente, a história brasileira é marcada por avanços

e recuos, enfrentando percalços e se mostrando ainda

inconclusa em relação à construção da cidadania.

Relativamente à história contemporânea, da produção do

conhecimento histórico a alguns dos mais marcantes fatos

ocorridos no Brasil e no mundo, julgue os itens de 91 a 100

A renovação historiográfica no mundo contemporâneo distingue-se radicalmente do Positivismo do século XIX por não reconhecer no fato, ou seja, no acontecimento, matéria-prima para a produção do saber histórico, substituído por teorias totalizantes.

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Q570424

O desenvolvimento da historiografia mundial, fenômeno que

o século XX consagrou, permite novos olhares sobre o

passado protagonizado pelas sociedades. No Brasil,

multiplicam-se estudos que lançam luz sobre a trajetória do

País, da colônia aos dias atuais. Da independência, em 1822,

passando pela implantação da República, em 1889, ao

cenário presente, a história brasileira é marcada por avanços

e recuos, enfrentando percalços e se mostrando ainda

inconclusa em relação à construção da cidadania.

Relativamente à história contemporânea, da produção do

conhecimento histórico a alguns dos mais marcantes fatos

ocorridos no Brasil e no mundo, julgue os itens de 91 a 100

O Ato Institucional n.º 5 foi uma espécie de sopro liberal em meio ao autoritarismo, abrandando o caráter ditatorial do regime instaurado em 1964, quando foi deposto o presidente João Goulart.

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Q584526

A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras.
Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram um tratado em 1494 . De acordo com este tratado, Portugal ficou com as terras recém-descobertas que estavam a leste da linha imaginária (370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde ), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.
Esse Tratado ficou conhecido como:

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Q584521

Os povos ditos bárbaros viviam em meio a um modo de produção comunal primitivo, onde a propriedade da terra era desconhecida, e ano a ano os líderes de cada tribo faziam a redistribuição da terra para evitar que uns tivessem mais privilégios que outros. A riqueza era por isto determinada pela posse de rebanhos e não da terra.
Assinale a alternativa que define uma característica dos povos Bárbaros: a França do século VIII ao XI.

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Q584525

Denominamos de sociedade açucareira aquela referente ao Ciclo do Açúcar na História do Brasil. Esta sociedade se desenvolveu, principalmente, na área litorânea do Nordeste brasileiro (regiões produtoras de açúcar) entre os séculos XVI e XVII.
Principais características da sociedade açucareira:

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Q584520

Julgue As afirmativas: I- No Brasil, a partir da promulgação da Lei nº 10.639/2003 e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações ÉtnicoRaciais e para o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira e Africana, foi estabelecido um marco legal, político e pedagógico de reconhecimento e valorização das influências africanas na formação da sociedade brasileira e do protagonismo da população afro-brasileira na formação social, política e econômica do país.
II- A partir de 2003, após a alteração da Lei n° 9.394/1996 pela sanção da Lei n° 10.639/2003 e sua posterior regulamentação por meio do Parecer CNE/CP n° 03/2004 e da Resolução CNE/CP n° 01/2004, foi estabelecida a obrigatoriedade do ensino de história afro-brasileira e africana nas escolas públicas e privadas da educação básica em todo Território Nacional.
III- O então presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Trata-se da Lei n° 10.639/2003, e foi a partir dela que o Conselho Nacional de Educação (CNE ) estabeleceu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, dispostas no Parecer CNE/CP n° 03/2004 e na Resolução CNE/CP n° 01/2004, as quais deverão orientar iniciativas de formação inicial e continuada e processos de gestão escolar.
IV- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil explicitam em seu texto: “O combate ao racismo e às discriminações de gênero, socioeconômicas, étnico racial e religioso deve ser objeto de constante reflexão e intervenção no cotidiano da educação infantil” (BRASIL, 2009a, p.10).
São verdadeiras:

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Q566162

Entre o final de 1884 e o início de 1885, quatorze países com ambições coloniais se reuniram com o intuito de repartirem o território africano entre si. A Inglaterra foi a grande beneficiada com a partilha, passando a controlar Egito, Somália Britânica, o sul da África e Nigéria.
A Bélgica, por sua vez, consolidou seu domínio sobre o Congo. A França recebeu sob seu controle um grande território ao norte da África, além das fronteias do Saara Ocidental, enquanto Portugal manteve o controle de Angola e Moçambique. Alemanha e Itália controlaram diminutos territórios.
O evento no qual foram realizadas as partilhas acima citadas é:

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GABARITO:

  • 1) A
  • 5) Certo
  • 9) Errado
  • 13) C
  • 2) A
  • 6) Certo
  • 10) Errado
  • 14) C
  • 3) A
  • 7) Errado
  • 11) C
  • 15) B
  • 4) B
  • 8) Certo
  • 12) A
  •  
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