“Já na Antiguidade, os seres humanos observavam o céu e, por meio dos corpos celestes, estabeleciam pontos de orientação e direção. [...] Com base na ‘trajetória’ do Sol, ou melhor, no movimento ______do sol, foram estabelecidas as direções cardeais: norte, sul, leste e oeste. O leste é onde o Sol ‘nasce’ pela manhã, e o oeste, onde o Sol se põe ao entardecer”.
(SILVA; ROSS, 2019, p.80).
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.
Uma professora de Geografia aproveitou o dia 20 de junho de 2020 (solstício de verão no Hemisfério Norte), para discutir a diferente distribuição da insolação na superfície da Terra. Para tanto, apresentou à turma o horário do nascer do sol, naquele dia, em três cidades brasileiras: Recife (5h31); Belo Horizonte (6h29); e Brasília (6h37). Em seguida, questionou a turma sobre quais fatores melhor explicariam essas variações de horário, ao que obteve as seguintes respostas:
JOSÉ – “Um fator fundamental foi a latitude. Nessa data no Hemisfério Sul, mantida a mesma longitude, o sol tende a nascer mais cedo nas regiões de menor latitude”.
MARIA – “Para mim o que é determinante é a estação do ano! Se estivéssemos no mês de dezembro, por exemplo, esses horários seriam outros!”.
ANA – “Não podemos esquecer a longitude. De forma geral, no Brasil, as cidades situadas mais a leste tendem a ver o nascer do sol primeiro”.
BRUNO – “Para mim, a altitude teve um papel fundamental. Não à toa, das cidades citadas, Recife possui a menor altitude; e Brasília, a maior”.
Pode-se afirmar que são plausíveis apenas os argumentos apresentados por
No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia ao aluno é possibilitado identificar a forma esférica da Terra. Esta habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador: