Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 112 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q770447

Os anestésicos locais quanto à estrutura química são classificados como éster ou amida. Pertencem ao grupo Ester, EXCETO:

Carregando...
Q766525

A resposta terapêutica depende de fatores como a concentração e o transporte do princípio ativo pelos líquidos corporais, bem como a resistência à degradação metabólica. A via de administração e a formulação terapêutica também influenciam a biodisponibilidade de um medicamento. Sobre vias de administração, assinale a resposta correta.

Carregando...
Q744548

Sobre a ação das drogas nas divisões simpática e parassimpática do sistema nervoso autônomo (SNA), assinale a alternativa correta.


Carregando...
Q744550

Qual propriedade físico-química inerente à molécula de um fármaco é necessária para que este tenha ação no sistema nervoso central?

Carregando...
Q717603

Em uma drogaria, um paciente informa ao farmacêutico que deseja uma caixa com 30 comprimidos revestidos, de liberação controlada, de oxicodona, e lhe pede informações quanto ao uso do medicamento.

Com relação a essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

O farmacêutico deve informar ao paciente que esse medicamento deverá ser consumido juntamente com a alimentação e, caso haja dificuldade na deglutição, o comprimido poderá ser triturado e misturado a um pouco de água.

Carregando...
Q717608

Julgue o próximo item, a respeito de planejamento e controle de estoque de medicamento, controle de infecção hospitalar, biossegurança e atividades de implantação da farmacovigilância.

Um dever do farmacêutico clínico é orientar o paciente quanto ao uso de antimicrobianos de amplo espectro na suspeita de infecções, a fim prevenir infecções hospitalares multirresistentes.

Carregando...
Q717615

Uma pesquisa demonstrou que, quando é administrada encapsulada em lipossomas, a permeação cutânea da clindamicina — cuja estrutura química e cujas propriedades estão apresentadas na figura a seguir — pode ser aumentada em mais de três vezes, em comparação com uma solução aquosa desse fármaco.

MM = 425; solubilidade aquosa = 0,46 mg/mL; LogP = 1,59.

A partir dessas informações, julgue o item que se segue.

A formulação que contenha clindamicina encapsulada em lipossomas poderá trazer benefícios no tratamento da acne com o possível benefício de acumulo nos folículos pilosos.

Carregando...
Q717627

A seguir, encontram-se representados os perfis de dissolução de dois medicamentos que contêm uma substância ativa de alta solubilidade, sendo um deles medicamento-referência e o outro medicamento-teste.

Considerando esses dados e os requisitos necessários para a análise de protocolos e relatórios de estudos de equivalência farmacêutica e perfil de dissolução, julgue o item a seguir.

Esses medicamentos apresentam dissolução muito rápida, ou seja, dissolução média de, no mínimo, 85% da substância ativa em até 15 min.

Carregando...
Q738072

O Helicobacter pylori é um bastonete Gram-negativo e tem sido associado à gastrite e ao desenvolvimento subsequente da úlceras gástricas e duodenais, adenocarcinoma gástrico e linfoma gástrico de células B. A erradicação da infecção por essa bactéria em pessoas com gastrite e úlceras constitui o cuidado padrão para o tratamento dessas doenças.

Sobre o tratamento de erradicação do H. pylori assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...
Q744966

As interações medicamentosas são responsáveis por uma parcela significativa dos eventos adversos detectados nos serviços de saúde. O ácido acetilsalicílico (AAS) é amplamente utilizado como antiagregante plaquetário em pacientes com risco cardiovascular. A depressão acomete parcela significativa da população, inclusive aquela portadora de cardiopatias e outros espectros da síndrome metabólica. A fluoxetina é um antidepressivo pertencente à classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRS), administrado por longos períodos e bastante empregado no tratamento da depressão. Um paciente com prescrição de AAS e altas doses de fluoxetina apresenta risco potencial de

Carregando...
Q744961

A metformina é um fármaco da classe das biguanidas, primeira escolha para o tratamento da diabetes tipo 2. Seu mecanismo de ação ainda não foi elucidado completamente, mas envolve principalmente a ativação da proteína quinase dependente de AMP (AMPK) em nível mitocondrial. Em relação à sua farmacodinâmica, a metformina promove

Carregando...
Q744985

Considere a informação presente no texto abaixo.

Para o produto Ciprofloxacino solução injetável 2 mg/mL, o limite de endotoxinas é 1,76 UE/mL. Utilizando-se um reagente LAL de sensibilidade rotulada (λ), de 0,25 UE/mL, o valor da MDV para esse teste é

Carregando...
Q726332

A terapia empírica inadequada com antimicrobianos tem se tornado mais frequente em razão do aumento da resistência antimicrobiana, ficando, a cada dia, mais desafiador realizar a escolha do antimicrobiano adequado. Sobre as estratégias para a racionalização de antimicrobiano, não se pode afirmar:

Carregando...
Q717622

A succinilcolina é um agente bloqueador neuromuscular utilizado em anestesia de curta duração. As estruturas químicas da succinilcolina e da acetilcolina encontram-se representadas a seguir.

Com base nessas informações e nos múltiplos aspectos que elas suscitam, julgue o item subsequente.

O bloqueio causado pela succinilcolina pode ser intensificado por inibidores da acetilcolinesterase.

Carregando...
Q717610

Considerando a figura precedente, que apresenta a curva de concentração plasmática de determinado fármaco em função do tempo após a administração de uma mesma dose única via oral (v.o.) e via intravenosa (v.i.), julgue o item subsequente.

Para ser atingida a mesma área total sob a curva de concentração plasmática em função do tempo, a dose por via oral deve ser maior que a dose intravenosa.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) B
  • 4) D
  • 5) Errado
  • 6) Errado
  • 7) Certo
  • 8) Certo
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) Certo
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282