Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Segundo dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2017 aproximadamente 18% dos brasileiros eram obesos e 54% da população apresentavam sobrepeso. De encontro a essa situação incorporou-se o parágrafo 9º-A ao Artigo 26 da Lei n. 9.394/1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB). Com essa determinação, a LDB estabelece a

Carregando...

Nosso meio ambiente contém componentes naturais, que normalmente são estudados pela física e pela química; possui também seres vivos, como plantas, animais e nós mesmos, seres humanos, estudados pela biologia; mas seres humanos também podem ser estudados p ela psicologia e, como vivem em sociedade, pela sociologia; como nosso planeta tem uma história, a história precisa ser invocada; como seus territórios estão divididos em unidades geopolíticas, precisamos da geografia; e assim por diante.
É impossível estudar o meio ambiente e tomar as medidas corretivas que se impõem para que não destruamos a nossa Terra, dentro de uma abordagem puramente disciplinar [...] Algumas questões serão equacionadas no âmbito das ciências naturais e biológicas, outras no nível das ciências comportamentais, ainda outras em decorrência da adoção de valores mais adequados.”

O texto apresentado refere-se à(ao):

Carregando...

Sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é correto afirmar que:

Carregando...

Segundo o Ministério da Saúde (2015), o campo da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares contempla os sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, denominados pela OMS de Medicina Tradicional e Complementar/Alternativa. Tais sistemas e recursos envolvem abordagens e mecanismos naturais de prevenção, agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras. A escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico e a integração do ser humano com a sociedade pressupõe

Carregando...

O educador físico, ao desenvolver o planejamento de educação permanente em saúde, deve considerar os princípios previstos no Sistema Único de Saúde (Portaria n° 2.436/2017), que são:

Carregando...

A gestão da rede de Atenção Básica da Estratégia Saúde da Família (ESF) segue princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), como é mostrado na figura abaixo.


De acordo com esse esquema,

Carregando...

O documento “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS: atitude de ampliação de acesso", publicado pelo Ministério da Saúde em 2015, contempla várias práticas da medicina tradicional chinesa (MTC). Nesse documento, aponta-se a teoria do yin-yang, ou seja, divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais, interpretando todos os fenômenos em opostos complementares. Dentre as práticas corporais preconizadas encontram-se:

Carregando...

O Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil possui o DATASUS. Dentre os sistemas de informação integrados no DATASUS, um deles é o SIOPS, destinado ao registro e à publicidade da gestão financeira, conforme se mostra na figura ao lado. A sigla SIOPS contida na imagem refere-se ao


Carregando...

Há um conjunto de documentos legais que favorecem políticas públicas de promoção da saúde por intermédio do desenvolvimento de um estilo de vida fisicamente ativo na população brasileira.

Nesse sentido, avalie as afirmações abaixo.

Estão corretas as afirmativas

Carregando...

A formação dos profissionais em saúde está cada vez mais direcionada para o trabalho interdisciplinar, transdisciplinar e multiprofissional. Nesse sentido, analise as situações abaixo.


São exemplos de trabalho transdisciplinar e multiprofissional em saúde, respectivamente,

Carregando...

O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente as necessidades de “ação". Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor dever conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como “_____________________________" por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Carregando...

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), é estimulado que o professor de educação física trabalhe alguns conhecimentos básicos de fisiologia. Estes conhecimentos básicos para que o aluno compreenda as alterações que ocorrem no momento da prática de atividades físicas são:

Carregando...

De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), os conhecimentos de anatomia se referem, principalmente, à estrutura muscular e óssea e devem ser abordados sob o enfoque:

Carregando...

No artigo intitulado “A representação da Educação Física na 18ª temporada da telenovela Malhação", Cândido e colaboradores analisaram o modo como a Educação Física apareceu na mídia, notadamente na telenovela Malhação. Em um dos capítulos, o personagem que caracteriza o professor de educação física se depara com uma situação pouco comum e diz: “Se o garoto realmente tem AIDS, o que eu faço? Tiro do time?". Dessa forma, segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, seria importante que o professor de educação física, na escola, contextualizasse o tema, considerando:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) B
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) A
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282