Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 11 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Com base na inserção da educação física na área de linguagem, códigos e suas tecnologias e também nos dispositivos legais que a regulam, assinale a alternativa que apresenta a(s) finalidade(s) deste texto:

Carregando...

Sobre a avaliação em Educação Física na ambiência escolar, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Entre as críticas frequentes ao modelo clássico de avaliação adotado nas aulas, uma aponta o fato de este restringir-se ao domínio cognitivo, como se a Educação Física implicasse somente a dimensão conceitual e não as relações procedimentais e atitudinais subjacentes.

( ) Pode-se afirmar que a avaliação em Educação Física deve considerar a observação, análise e conceituação de elementos que compõem a totalidade da conduta humana, ou seja, a avaliação deve estar voltada para a aquisição de competências, habilidades, conhecimentos e atitudes dos alunos.

( ) O impasse que parece predominar nas aulas de Educação Física não reside na escolha dos instrumentos e sim na concepção que sustenta a utilização destes. Sobretudo, se faz necessário que o professor compreenda que, no processo avaliativo, provas teóricas, trabalhos, seminários, gravação em videoteipe, observações sistemáticas, fichas e, inclusive, testes de capacidades físicas podem ser utilizados.

( ) Especificamente quanto às habilidades motoras e as capacidades físicas, é possível avaliar o aluno pelo seu progresso nos testes físicos, sempre comparando o seu resultado com os colegas que estejam em uma mesma faixa de habilidade motora. Essa prática irá minimizar grandes distorções no processo avaliativo de um determinado conteúdo.

A sequência está correta em

Carregando...

Sobre os aspectos relacionados às questões de gênero no âmbito da escola e das aulas de Educação Física, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Pode-se afirmar que os primeiros estudos da área focalizaram as questões de gênero na Educação Física, especificamente os estereótipos e papéis sexuais e a distribuição dos alunos nas aulas mistas e separadas por sexo.

( ) Desde o seu surgimento até os dias atuais, os estudos de gênero na Educação Física, no Brasil, se estruturam basicamente em duas correntes predominantes: a Marxista, baseada na preocupação em relação às desigualdades sociais, especificamente na opressão de classe entre homens e mulheres; e, a Culturalista, que tem investigado a diversidade cultural e as múltiplas identidades como temas centrais.

( ) Infelizmente, os estudos de gênero na Educação Física ainda se encontram longe de uma plenitude, apresentando equívocos de ordem epistemológica, analítica, conceitual e política, não retratando a produção acadêmica da área, nem se referindo ao gênero como construto social, cultural, histórico e relacional.

( ) O conceito de gênero ainda tem sido utilizado como sinônimo do termo sexo dos sujeitos estudados. O uso equivocado é identificado, sobretudo, em estudos baseados nas Ciências Biológicas, que apresentam diferenças entre homens e mulheres, sem considerar as questões de gênero.

A sequência está correta em

Carregando...

Leia as afirmativas a seguir:

I. A avaliação não deve se restringir ao julgamento sobre sucessos ou fracassos do aluno.

II. A regra da marcha atlética diz que os atletas devem correr sem tirar totalmente os pés do chão.

Marque a alternativa CORRETA:

Carregando...

Quanto ao processo de avaliação na educação física para turmas dos ciclos finais do ensino fundamental, está correto afirmar, EXCETO:

Carregando...

Quanto à avaliação da educação física no contexto escolar, assinale a alternativa INCORRETA

Carregando...

No que se refere as avaliações, assinale a alternativa INCORRETA:

Carregando...

Os testes de aptidão física têm sido utilizados com frequência na maioria dos programas de educação física escolar. Entretanto, muitas vezes são usados de forma inapropriada e considerados, por muitos, como elemento estranho ao processo educacional. Assinale a alternativa correta no que se refere à aplicação dos testes de aptidão física na escola:

Carregando...

No contexto do ensino da Educação Física, a avaliação do processo ensino-aprendizagem é fundamental. De acordo com a proposta curricular do Centro de Referência Virtual do Professor (CRV), é CORRETO afirmar que a avaliação no ano letivo deve ocorrer:

Carregando...

A avaliação educacional é um momento importante para que todos os participantes possam perceber seus avanços e os possíveis entraves no processo de aprendizagem. A avaliação em Educação Física escolar deve compreender essa possibilidade para além das quantificações e mensurações nas simples atribuições de notas. Avaliar é continuadamente perceber as nuances dos processos de ensino e aprendizagem e, para isso, deve ser realizada de forma continuada e contextualizada. Na área de Educação Física, pode-se perceber que nem sempre isso ocorreu; houve momentos em que os gestos esportivos ou a destreza motora foram paradigmáticos. A seguinte situação está de acordo com as tendências da avaliação na pespectiva crítico-social:

Carregando...

O jogo satisfaz necessidades das crianças, especialmente as necessidades de “ação". Para entender o avanço da criança no seu desenvolvimento, o professor dever conhecer quais as motivações, tendências e incentivos que a colocam em ação. Não sendo o jogo aspecto dominante da consciência, ele deve ser entendido como “_____________________________" por estimular a criança no exercício do pensamento, que pode desvincular-se das situações reais e levá-la a agir independentemente do que ela vê. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) E
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) B
  • 11) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282