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A prática de esportes e atividades físicas em geral faz parte da vida da juventude. Aqueles que conseguem pagar um personal trainer ou frequentar uma academia de ginástica/musculação, muitas vezes conseguem atingir seus objetivos mais rapidamente. Muitos recorrem aos treinos especializados que durante a sua realização promove alterações sistêmicas no organismo. Qual das opções pode ser considerada sistêmica nessa situação?

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Hipertrofia é o aumento da massa muscular que resulta da combinação de três fatores, se equacionados corretamente:

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Do treinamento desportivo geral, leia o trecho a seguir e preencha a lacuna corretamente.

“A_____________________________________ treinamento não é uma parte isolada do todo, ou seja, o planejamento do treino, mas, sim, uma fase do processo de elaboração do planejamento e procura responder à necessidade de unir todas as variáveis, o que envolve um programa de preparação dos atletas".

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Sabe-se que a prática da musculação proporciona um elevado potencial para a capacidade no consumo de oxigênio após o treinamento (EPOC), que resumidamente é o intervalo que o organismo leva para se recuperar e retornar aos níveis energéticos de repouso. Nesse contexto, marque a alternativa CORRETA relacionada ao efeito da musculação no emagrecimento.

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Associe as duas colunas, relacionando os elementos referentes à progressão adequada no treinamento de musculação

A sequência CORRETA dessa associação é

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Tendo em vista que, devido à conhecida relação positiva entre atividade física, aptidão física e saúde, a prática de exercícios físicos tem sido amplamente recomendada, inclusive para grupos especiais — idosos, hipertensos, obesos etc. —, julgue o item a seguir.

O treinamento resistido tem sido recomendado como um dos tipos de exercícios que podem beneficiar indivíduos envolvidos em programas para a redução de peso/gordura corporal, na medida em que essa modalidade de treinamento pode possibilitar manutenção da massa magra, manutenção da taxa metabólica basal e aumento da força muscular.

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Ao discutir com seus alunos do Ensino Médio sobre a importância da musculação, do desenvolvimento da força para a qualidade de vida, especialmente em relação à idade adulta e ao envelhecimento saudável, a professora de Educação Física Aline teve como objetivo que os estudantes construíssem uma autonomia para lidar com a realização de exercícios físicos, independentemente da supervisão de profissionais. Por isso, em uma aula, ela apresentou o conceito de carga e os seus componentes que interferem no desenvolvimento da força e devem ser levados em conta ao se programar exercícios físicos. Para a aula seguinte, Aline solicitou aos alunos que eram praticantes de musculação que trouxessem exemplos dos componentes da carga para discussão em sala. Uma das alunas trouxe seu programa de exercícios da academia que frequenta, no qual ela realiza o total de 40 repetições de um determinado exercício para as pernas.

Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta corretamente o componente da carga apresentado pela aluna.

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Existem muitas definições para o conceito de aptidão física que, para o ACSM (2006), trata-se de um constructo dinâmico de importância para a vida e a saúde cotidianas. Com relação a saúde, cinco são os componentes da aptidão física, a saber: aptidão cardiorrespiratória, composição corporal, flexibilidade, força muscular e resistência muscular. Sobre esses componentes marque a alternativa correta.

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O treinamento de musculação é um método de preparação física praticada por atletas e não atletas; cujo efetivo sucesso, depende da manipulação de algumas variáveis do treinamento como: intensidade, volume, pausa, tipo de exercício, ações musculares predominantes, velocidade de execução, ordem de execução dos exercícios e frequência semanal. Quando se menciona o volume de treinamento durante as sessões de musculação, faz-se referência ao(à):

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Ao que compete às características do sistema ATP-CP, é correto afirmar:

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Na musculação, bem como na área do treinamento existem princípios que norteiam a prescrição para a saúde e desempenho, provenientes da prescrição do treinamento. E um destes refere-se ao fator de aumento da força muscular a partir de estímulos impostos ao sistema muscular. O fator que se ajusta a esse princípio é que, quanto maior carga de esforço próximo a 1 RM, maior o número de unidades motoras recrutadas para gerar força, ou seja, proporciona graduação de força. Assinale a alternativa CORRETA que contempla este princípio.

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Acerca do crescente uso de anabolizantes nos últimos anos, tema bastante atual e relevante para a sociedade, assinale a afirmação verdadeira.

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Quando nos referirmos aos princípios científicos do treinamento desportivo, estamos descrevendo os princípios que norteiam a preparação física dos atletas. Uma vez bem assimilados permitem que o preparador crie seus próprios métodos e técnicas de preparação, baseados nos processos já existentes. (DANTAS, E. H. M. A prática da preparação física. 5.ed. Rio de Janeiro: Shape, 2003).

Sendo assim, fazem parte dos princípios do treinamento desportivo:

I. Individualidade biológica.

II. Sobrecarga.

III. Especificidade.

IV. Interdependência volume-intensidade.

V. Alongamento

Assinale a alternativa correta:

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O treinamento desportivo obedece a princípios que, quando bem sistematizados, alcançam as melhores performances dos indivíduos. No entanto, quando mal orientados, eles podem trazer prejuízos. No princípio da interdependência volume-intensidade, a sobrecarga pode ser modificada nos aspectos

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A força pode ser definida como a capacidade do sistema neuromuscular de produzir tensão contra uma resistência externa. Além disso, a literatura contemporânea sugere que os treinos de Força Máxima têm relação significativa para a melhora do desempenho esportivo e suas especificidades. Atente as assertivas abaixo acerca de características da manifestação da Força Máxima. I- O desenvolvimento da força máxima é um fator concomitante da progressão do treinamento, em razão das adaptações relacionadas à área de secção transversa do músculo e à melhora das coordenações intra e intermuscular. II- O desenvolvimento da força máxima não é um fator concomitante da progressão do treinamento, em razões de manifestações frequentes para ampliação de performance. III- O desenvolvimento da força máxima é um fator concomitante da progressão do treinamento e a capacidade de desenvolver força rapidamente em baixas velocidades. IV- O desenvolvimento da força máxima é um fator concomitante da progressão do treinamento, visto que se caracteriza pela razão entre a força máxima de um atleta e seu peso ou massa corporal. V- Refere-se a à quantidade de força gerada independente do peso corporal. Está CORRETO o que se afirma apenas em

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) Certo
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) B
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) B
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