Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 44 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Analise as afirmativas sobre as dimensões históricas da Educação Física.

  1. A inserção da Educação Física no espaço escolar é permeada de referências históricas singulares. Associadas a ideais higiênicos, eugênicos e militares, a Gymnastica e a Educação Physica percorrem um particular caminho no interior dos recintos escolares.
  2. A Eugenia pretendia regenerar os indivíduos para melhorar a sociedade, controlando a população biologicamente, organizando a sociedade contra fatores de degeneração, evitando casamentos entre pessoas de menores valores sociais como os considerados tarados, degenerados e raças inferiores.
  3. A concepção militarista na educação física objetivava, como remete o nome, preparar a criança, o adolescente e o adulto para a guerra, então, suas atividades eram mais rígidas e visavam o preparo físico apurado.
  4. Tanto esporte quanto ginástica chegaram ao Brasil no contexto de mudanças socioculturais do século XIX e, principalmente nos anos finais daquele século, foram compreendidas como estratégia de controle corporal e de adequação aos novos ritmos de vida necessários e impostos com a modernidade.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Carregando...

“Logo após as Grandes Guerras, começa a surgir o modelo _______________ na Educação Física escolar, sendo que os principais aspectos abordados pelos professores eram o rendimento esportivo, recordes, competição ao extremo e vitória no esporte como sinônimo de sucesso pessoal. Neste momento da história, a pedagogia tecnicista era a que mais permeava as aulas dos professores de Educação Física.” Assinale a alternativa que completa corretamente
a afirmativa anterior.

Carregando...

De acordo com a história da Educação Física é INCORRETO afirmar que:

Carregando...

Relacionado ao contexto histórico da Educação Física (EF), que desde seu início visava à eugenia, educadores e médicos viam os exercícios físicos e o esporte como forma de promoção da higienização pessoal. É incorreto afirmar que

Carregando...

A Educação Física (EF), ou o ensino de atividades físicas e condicionamento físico, remonta até 386 a.C. à escola de Platão, conhecida como “Akademia". O pai de nossas aulas mais modernas de EF é Friedrich Jahn, um professor do início de 1800, que começou a ensinar um programa de atividades esportivas ao ar livre para os alunos nas escolas secundárias. Sobre o assunto, não é aceito que

Carregando...

A propósito da tendência pedagógica Higienista, assinale a afirmativa correta.

Carregando...

A legislação referente à Educação Física (EF) no Brasil teve início em 1851, através da Lei nº 630, de 17 de setembro, que incluiu a ginástica no currículo das escolas primárias do Município da Corte, que era o Rio de Janeiro. Acerca da EF escolar brasileira em meados do Século XIX é incorreto afirmar que

Carregando...

Um(a) professor(a) de Educação Física prepara suas aulas sempre tendo em conta princípios como a relevância social dos conteúdos, a simultaneidade dos conteúdos, a provisoriedade do conhecimento, a espiralidade e a historicidade. Esses princípios são notáveis na abordagem:

Carregando...

Nas afirmações abaixo sobre a História da Educação Física, julgue-as se são verdadeiras e em seguida assinale a alternativa correta:

I. No século passado, a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e a classe médica.

II. Visando melhorar a condição de vida, muitos médicos assumiram uma função higienista e buscaram modificar os hábitos de saúde e higiene da população.

III. A elite imperial realizava as atividades físicas propostas, mas não estava de acordo com os pressupostos higiênicos, eugênicos e físicos da época.

Carregando...

Após o período da Turnkust, ginástica criada por Ludwig fundamentada na força, a ginástica escolar volta a ganhar força com Spiess, que introduziu a Educação Físicas nas escolas da Alemanha. Na história da educação Física, Spiess é lembrado também por:

Carregando...

Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.

Na época dos governos militares, a educação física tornou-se atividade escolar regular obrigatória, voltada para a iniciação desportiva, a partir da 7.ª série.

Carregando...

De acordo com a história da educação física brasileira, julgue o item a seguir.

O período da esportivização da educação física brasileira situa-se entre o final do século XIX e o início do século XX, momento em que a educação física na escola passou a subsidiar a formação de atletas para o esporte de rendimento.

Carregando...

A Educação Física escolar passou por transições em que objetivos, conteúdos e métodos foram se modificando ao longo do tempo. Diferentes perspectivas influenciaram projetos pedagógicos com intencional idades diversas e percebem-se algumas rupturas entre elas. Analisando a Educação Física escolar, compreendida entre os séculos XIX e XX, observam-se as seguintes concepções pedagógicas, respectivamente na linha do tempo:

Carregando...

No histórico da Educação Física ocorreram duas reformas muito importantes para que a disciplina se tornasse válida nos dias de hoje. A primeira ocorreu em 1851, na qual tornou obrigatória a Educação Física nos municípios da corte, e a segunda em 1879, onde defendeu a inclusão da ginástica nas escolas e a equiparação dos professores de ginástica aos das outras disciplinas. Essas reformas são chamadas respectivamente:

Carregando...

Para garantir aulas de Educação Física sintonizadas com as abordagens do Movimento Renovador da Educação Física, o(a) professor(a) precisa considerar que a competição:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) D
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) A
  • 11) Errado
  • 12) Errado
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282