Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 14 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

A ginástica artística originou-se dos exercícios ginásticos realizados na Alemanha no início do século XIX, preparando os soldados para a
guerra e tendo aparelhos criados e adaptados para sua prática. Atualmente, existem provas realizadas por homens e mulheres em aparelhos
como,

Carregando...

No século XIX e início do XX, a ginástica praticamente se confundia com a Educação Física. Posteriormente, foi perdendo espaço para o esporte.

Seguindo a pedagogia da cultura corporal, a ginástica deve ser concebida como:

Carregando...

As modalidades esportivas individuais (MEIs) são aquelas em que o praticante tem pela frente apenas o obstáculo que deve vencer, podendo ser um aparato, elemento ou um adversário. Com relação às MEIs, aos seus aspectos técnicos e táticos e às suas regras, julgue o item subsequente.

Atletismo, natação, ginástica artística, halterofilismo, ciclismo, triatlo, patinação e tiro são exemplos de MEIs.

Carregando...

Preencha a lacuna corretamente de acordo com os termos específicos utilizados na ginástica artística.

“Chamamos de ___________________ as posições nas quais a linha dos ombros se encontra abaixo do aparelho".

Carregando...

Com base no Currículo do Estado de São Paulo, a ginástica artística é conteúdo do:

Carregando...

Existem muitas modalidades de ginástica, cada qual com seus limites e potencialidades. A principal característica da Ginástica Geral é:

Carregando...

São os conceitos básicos para a realização da composição coreográfica em ginásticas:

Carregando...

Em relação a motricidade humana, correlacione as colunas a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

Carregando...

A ginástica rítmica desportiva (GRD) é um desporto e uma

importante manifestação de atividade rítmica e expressiva.

Considerando as competições, assinale a alternativa que indica

os aparelhos cujo manejo é próprio da GRD.

Carregando...

De acordo com Soler (2006), quando o conteúdo esporte é vivenciado na escola, geralmente se desenvolvem aspectos de treinamento com objetivos ao alto rendimento e de características excludentes para os alunos menos habilidosos. Nesse sentido, o autor aponta alternativas para a prática esportiva baseada no princípio socioeducativo, com características próprias, e que abarca os seguintes princípios necessários:

Carregando...

A Proposta Curricular do Estado de São Paulo para a Educação Física procura destacar a importância do fato de os indivíduos se movimentarem em contextos concretos e faz uso da expressão “Se Movimentar”.
O “Se”, que segundo o texto foi colocado propositalmente antes do verbo, visa enfatizar
I. que o sujeito (aluno) é autor dos próprios movimentos;
II. que os movimentos estão carregados de emoções, desejos e possibilidades;
III. que os movimentos não devem resultar de referências externas, como as técnicas desportivas.
Analise:

Carregando...

A ginástica compensatória, muito utilizada entre os profissionais de Educação Física, tem o objetivo principal de corrigir

Carregando...



Considerando o que foi estabelecido pela lei, em relação à Educação Física no currículo escolar, elabore um texto dissertativo abordando os seguintes aspectos:

a) avanço decorrente da inclusão da Educação Física como conteúdo curricular obrigatório;

b) “retrocesso” decorrente da facultabilidade da adesão à prática da Educação Física.

Carregando...

Marcellino denuncia o furto do lúdico no processo escolar. O autor entende que é possível, dentro do ambiente da escola, recuperar e conviver com o lúdico, mas é fundamental que se saiba quem é o educando, pois não há uma única criança a ser educada, mas várias delas, com formações morais diferenciadas, pertencentes a classes sociais distintas, com interesses particulares conflitantes. O direito ao lúdico encontra-se em plena conformidade com a

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) Certo
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) E
  • 11) B
  • 12) E
  • 14) A
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282