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Conforme Novaes, são considerados graves os ferimentos na cabeça, EXCETO:

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Moreira et al (2001) fala da importância de se estudar a corporeidade na escola. Os autores falam sobre o processo de desconstrução do corpo ao longo do tempo, onde, nas sociedades primitivas, a sobrevivência dependia diretamente da acuidade dos sentidos, da agilidade dos movimentos e da rapidez das reações corporais. Já nas sociedades mais estruturadas, esses sentidos são depreciados, aumentando a instrumentalização do corpo e diminuindo a espontaneidade e a expressividade corporal. Neste sentido, segundo os autores, a corporeidade para ser entendida precisa de uma mudança de valores, uma educação que ensine a:

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Leia o trecho a seguir.

Para realizar os procedimentos adequados de primeiros socorros em vítimas de TCE, recomenda-se, EXCETO:

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Analise as proposições a seguir quanto aos objetivos a serem atingidos pelos alunos do ensino fundamental: I. Conhecer o próprio corpo e dele cuidar, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva. II. Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania. III. Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente. IV. Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas. V. Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, sem utilizar para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação. Estão CORRETAS:

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A Educação Física (EF), componente curricular obrigatório da educação básica, trabalha com um conhecimento específico dentro da escola: a cultura corporal de movimento, a qual engloba esportes, ginásticas, lutas, jogos e brincadeiras, atividades rítmicas e expressivas. Sobre o tema, assinale a afirmativa incorreta.

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Considere o desenvolvimento da Atividade: “Alongamento e jogos teatrais” Descrição: A partir de uma contação de história, os/as alunos/as devem realizar movimentos correspondentes à situação apresentada, de acordo com a compreensão que eles/elas têm da história contada pelo/a professor/a. Considerando-se CF para Competência Física, CP para Competência Pessoal e CT para Competência Técnica: - Capacidade de articular os fatos e os diferentes gêneros à interpretação corporal. - Incentivar a agilidade e a orientação espacial. - Desenvolver a criatividade nas expressões. Estabelece-se, assim, as seguintes habilidades:

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Julgue como V (verdadeiro) ou F (falso) os pilares básicos, em que uma política de lazer precisa se assentar. I. ( ) Respeito e incentivo às manifestações espontâneas da população, partindo delas, e junto com elas, tendo o devido cuidado para que o respeito não signifique “purismos”, ou para usar uma expressão gramsciana, partir do “humus” da cultura do povo “humus” que é seiva, que alimenta, que faz crescer e florescer, mas que vem da impureza. II. ( ) Trabalho individualizado dos grupos organizados (parceria), buscando sua autonomia e respeitando-a. III. ( ) Trabalho conjunto com a iniciativa privada, sem abrir mão da participação no processo decisório (parcerias atentas, digamos assim). IV. ( ) Trabalho conjunto com outros setores públicos (ONGs) e corporativos (Sistema S, clubes), etc. V. ( ) Trabalhar na perspectiva de regiões metropolitanas - consórcios. IV. ( ) Trabalhar com o Estado (planos estadual e federal), o que não significa, de forma nenhuma, contribuir para perpetuá-lo, ou termos modelos alternativos fixados “a priori” e, menos ainda, acreditar que não seja possível a construção de novos modelos, inclusive com a nossa ação no plano cultural. A sequência correta obtida é

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Leia o trecho do artigo abaixo:

De acordo com o texto, a inserção da mulher no esporte sempre foi conflituosa, desde as mais antigas manifestações esportivas.

Essa realidade escrupulosa é fruto:

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Hegemonicamente, na literatura científica, encontra-se o entendimento de que a mudança de alguns hábitos poderia melhorar a saúde da sociedade. Dessa forma, caberia ao sujeito alterar seus comportamentos, como por exemplo, realizar mais exercícios físicos e se alimentar adequadamente, para melhorar sua própria saúde. O que está implícito nesse discurso é a ideia de que:

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Frequentemente, é possível nos depararmos, na mídia em geral, com corpos considerados “perfeitos” ou “belos”, que, muitas vezes, vêm acompanhados de “receitas” para que possamos encontrar esse corpo cobiçado. Por outro lado, sabe-se que a mídia, presente no cotidiano dos alunos, alimenta imaginários e ajuda a construir um determinado entendimento de mundo. Considerando, então, que entre os objetivos da educação física na escola, encontra-se a autonomia, um papel que o professor deve desempenhar frente a esse tema da corporeidade é o de:

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A prática regular de exercícios físicos tem sido associada à menor prevalência de inúmeras doenças, e considerada como um comportamento importante e desejável, desde os anos escolares. Por outro lado, um desdobramento que daí decorre diz respeito ao processo de “culpabilização”, que ocorre, frequentemente, quando o sujeito não possui tal hábito e, por ventura, sofra de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose, etc. Com o propósito de debater tal questão, Palma (2001) aponta que a adoção desse comportamento pode estar relacionada a outras questões que estão além da “força de vontade”. Desse modo, segundo o autor, é possível afirmar que:

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Historicamente o homem, de alguma forma, tem ações que expressam o culto ao corpo e, hoje, as academias de ginástica se constituem como um dos principais palcos para essas manifestações. Além de orientar atividades que promovam o bem-estar físico e emocional de seus alunos, passando pelo estímulo ao treinamento físico e, inclusive, cuidados estéticos, como um profissional de Educação Física deveria agir na perspectiva de cumprir seu papel na sociedade na perspectiva de colaboração para evitar possíveis exageros sobre as questões levantadas nesse enunciado?

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Com relação à presença da mídia no cotidiano dos alunos, analise as afirmativas a seguir.
I. A mídia transmite informações, alimenta o imaginário e dita atitudes.
II. A mídia desconstrói novos sentidos e modalidades de entretenimento e consumo.
III. A escola deve tornar–se, explícita e intencionalmente, mais um contexto de mediação que se interpõe entre os(as) alunos(as) e as mídias.
Assinale:

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Sobre o diabetes tipo 2, analise as afirmativas a seguir. I. A atividade física se apresenta como um eficiente e seguro coadjuvante no tratamento e controle do diabetes tipo 2.
II. Está associado à obesidade e ao sedentarismo e caracteriza–se pela resistência à ação da insulina.
III. A atividade física mimetiza a ação da insulina no transporte da glicose para o interior das células.
Assinale

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É de fundamental importância que reconheçamos o corpo como algo alicerçado pela e na cultura. Entretanto, este parece ser um grande desafio, porque rompe de certa forma, com o olhar naturalista sob o qual o corpo é entendido.
(GOELLNER, 2003. p. 28 – 29)
Neste sentido, as alternativas a seguir corroboram coma ideia apresentada no fragmento, à exceção de uma. Assinale–a. ele se atribuem.

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GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) B
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) B
  • 13) C
  • 14) E
  • 15) B
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