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Folha de respostas:

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População corresponde ao nível organizacional que integra organismos de mesma espécie. Ela possui organização e estrutura definidas, que podem ser descritas. Acerca desse tema, julgue o item que se segue.

A distribuição uniforme de indivíduos de uma população pode ocorrer onde a competição entre eles é severa

O buriti é uma palmeira muito importante para vários povos indígenas que habitam a região do cerrado. As suas folhas são utilizadas para cobrir casas e fazer fibras, os brotos, para a confecção de cestos, os frutos e as castanhas são consumidos como alimento, e o tronco faz parte de rituais como as corridas de tora. Apesar de existir por toda a extensão do bioma, o buriti é encontrado em um tipo específico de ambiente conhecido como

A Biologia da Conservação é a área que estuda as causas de ameaças e extinção de espécies a fim de desenvolver métodos de preservação de genes, espécies, comunidades e ecossistemas, como por exemplo, formas para estimar as taxas atuais de extinção e identificar espécies em risco de extinção. A partir do contexto, analise a adequação das estratégias propostas abaixo:

  1. O estudo longitudinal da relação entre o número de espécies e o tamanho de uma área analisada é uma forma de estimar o número de extinções em consequência da destruição do habitat, como por exemplo, o estudo das florestas tropicais brasileiras ao longo das décadas relacionando a taxa de desmatamento com o número de espécies.
  2. A análise da interação entre a variação genética da população, a morfologia, a fisiologia, o comportamento e seu ambiente físico e biológico é usada para estimar o risco de extinção de uma população, pois espécies cuja população esteja aumentando rapidamente em uma área provavelmente serão extintas por perturbações locais tais como incêndios.
  3. As informações demográficas e genéticas coletadas ao longo do tempo são usadas para determinar o risco de extinção de populações que vivem em diferentes locais com perturbações naturais frequentes, tais como a análise dos dados de sobrevivência, crescimento e reprodução de plantas submetidas a periódicos eventos naturais de incêndios (cerrado) ou enchentes (região amazônica).

É CORRETO o que se afirma em:

A eutrofização é um fenômeno que pode ocorrer por causas naturais, entretanto, esse fenômeno pode ser acentuado:

“A Floresta Amazônica deve ser compreendida como controladora do regime climático das regiões mais densamente povoadas do Brasil. Sem a floresta, praticamente todo o país teria um clima semiárido, com chuvas escassas, raramente mais intensas, porém associadas à temporais. Tal cenário certamente seria prejudicial para um grande contingente populacional e para o meio ambiente como um todo, com graves problemas socioambientais e econômicos, principalmente.”

(Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/32923145/rios-voadores-e-floresta-amazonica-influenciam-nas-chuvas-de-boa-parte-do-territorio-nacional).

A importância da Amazônia na formação dos “rios voadores” a que se refere o trecho acima é devido:

A lista de espécies da fauna do Espírito Santo ameaçadas de extinção relata 15 espécies de borboletas, quatro libélulas, três besouros, uma abelha e uma formiga, além de mais cinco libélulas na categoria de "dados deficientes".

INSETOS DA RESERVA NATURAL VALE, LINHARES, ESPÍRITO SANTO, BRASIL.

Disponível em https://www.researchgate.n et/publi cation/306444225 Insetos da Reserva Natural Vale Linhares_Espirito Santo_Brasil.

Os insetos possuem hemolinfa, a qual: 

Nos locais onde esses corais habitam, essa é uma vantagem frente a uma situação de

No cerrado brasileiro, encontramos o lobo-guará, um animal solitário e classificado como onívoro, pois sua alimentação é baseada em animais e frutos. Possui orelhas compridas e olfato e audição excelentes, que o ajudam a encontrar e capturar suas presas. Ele também possui hábitos noturnos e tem como principal predador a onça pintada. Reproduz-se uma vez por ano, e a gestação pode durar aproximadamente 65 dias.

Essa descrição representa o(s)

Um dos dilemas que docentes de ciências enfrentam nas salas de aula são as questões discentes que contrapõem os conhecimentos científicos com os religiosos. Há diversas indicações para que os saberes discentes sejam levados em consideração nos processos de ensino e aprendizagem, porém, também há recomendações para que seja feita a distinção entre possíveis formas de compreensão do mundo e a legitimidade de cada uma delas. Assim, é importante a compreensão do conhecimento científico para a análise do mundo que nos cerca. Entre estas questões aparecem os dilemas: “Como sabemos que a Terra é antiga?”, “Quais as evidências de que a vida evoluiu há milhões de anos na Terra e que continua evoluindo?”.

Entre os argumentos do conhecimento científico que são usados para explicar estas questões estão:

  1. Através de datação de carbono-14 conseguimos estimar a idade das rochas.
  2. Apesar dos continentes parecerem estáticos atualmente, o que acontece é que o núcleo da Terra tem perdido calor ao longo dos milhões de anos, e como consequência a deriva continental tem diminuído durante a história da Terra.
  3. O registro fóssil revela padrões regulares, tal como o fato de que um dado organismo é encontrado em rochas de idades específicas e novos organismos só aparecem em rochas mais recentes.
  4. As lacunas no registro fóssil são evidências da ausência do processo evolutivo de determinados organismos.
  5. Mudanças no ambiente físico ou biológico, tais como concentração salina, temperatura, umidade e presença de predadores, influenciam as taxas evolutivas dos organismos ao longo do tempo.
  6. A seleção artificial e a biotecnologia têm influenciado, principalmente, na evolução de organismos com importância econômica.

É CORRETO o que se afirma em:

Com base nas relações ecológicas, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) para as seguintes afirmativas abaixo:

  • O inquilinismo é uma relação ecológica harmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma espécie se beneficia no aspecto alimentar sem prejudicar a outra.
  • O predatismo é uma relação desarmônica em que um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar.
  • O parasitismo é uma relação ecológica desarmônica entre seres vivos de espécies diferentes onde uma se beneficia, enquanto a outra sai prejudicada sem morrer.

Assinale a alternativa CORRETA:

Esse trecho, extraído da reportagem de Thaís Perez, do Instituto Geoeduc, evidencia uma triste realidade em nosso país: as constantes queimadas. O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) destacou que, de janeiro a agosto deste ano, houve um aumento de 82% de incêndios em relação ao ano passado, atingindo todos os biomas brasileiros, principalmente a Amazônia. Das consequências relacionadas a seguir, uma, porém NÃO se constitui em prejuízo ocasionado pelas queimadas. Essa consequência é a

Quando um determinado hábitat sofre algum tipo de perturbação, há uma mudança, ao longo do tempo, nas comunidades desse local. Essa sequência de alterações nessas comunidades é chamada de sucessão ecológica.

RICKLEFS. R. A economia da natureza. 6ª ed. São Paulo: Guanabara Koogan, 2010. 546 p.

Sobre sucessão ecológica, analise as afirmativas a seguir.

  1. Espécies de plantas pioneiras normalmente produzem muitas sementes pequenas, de fácil dispersão, e seus brotos são intolerantes à exposição ao Sol.
  2. Espécies que colonizam o hábitat em estágios anteriores modificam o ambiente, favorecendo a colonização desse local por espécies de estágios tardios.
  3. Quando a alteração das espécies que compõem a comunidade não altera mais as condições físicas do ambiente, esse estágio da sucessão é caracterizado como clímax.

Estão corretas as afirmativas

Sobre esse tipo de relação, pode-se afirmar que:

O fluxo de energia num ecossistema compreende algum grau de perda energética entre um nível e outro. Estima-se que a eficiência ecológica varia de 2% a 40%. Considere o esquema ao lado como um ecossistema aquático com os níveis tróficos de A a F, com média de 10% de eficiência ecológica no fluxo de energia entre cada nível e 100.000 Kcal disponível no nível A. Com base nisso, é correto afirmar que a energia disponível em:

Observe a cadeia alimentar abaixo e responda.

Qual nível trófico possui a menor quantidade de energia disponível?

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