Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 22 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q762393

Acerca da situação hipotética acima apresentada por meio do modelo entidade‐relacionamento, julgue o item. Um CRA somente pode realizar um evento, seja em um local específico ou em vários locais.

Carregando...
Q762392

Acerca da situação hipotética acima apresentada por meio do modelo entidade‐relacionamento, julgue o item. Não há a obrigatoriedade de que um evento seja realizado somente pelo CRA.

Carregando...
Q786265

Atenção: Para responder à questão, considere os dados abaixo. 

Considere que não há nenhum registro cadastrado além dos mostrados nas tabelas acima. 

O modelo relacional deriva da teoria de conjuntos e é usado para indicar, por meio de um conjunto de regras e propriedades, como as tabelas se relacionam em um banco de dados. No modelo apresentado, o relacionamento entre as tabelas 

Carregando...
Q773485

Em relação à entidade-relacionamento, marque a alternativa VERDADEIRA:

Carregando...
Q661658

Considerando o diagrama a seguir, responda a questão.

Uma entidade FUNCIONARIO possui um relacionamento denominado SUPERVISIONADO que pode associar diversas ocorrências na mesma entidade FUNCIONARIO. Baseado nas propriedades do diagrama entidade-relacionamento, o conceito desse relacionamento (SUPERVISIONADO) pode ser definido como:

Carregando...
Q777835

Em relação ao modelo entidade-relacionamento, analise as afirmativas abaixo. I. Uma chave estrangeira é um campo, que faz referência para a chave primária de outra tabela ou da mesma tabela. II. Especialização é uma abstração em que os conjuntos de relacionamentos são tratados como conjuntos de entidades de nível superior e podem participar de relacionamentos. III. No relacionamento 1-para-N (um-para-muitos), a chave estrangeira situa-se na entidade de cardinalidade muitos. IV. Relacionamentos N-para-M (muitos-para-muitos) são mapeados em relações extras contendo uma chave primária criada artificialmente e as chaves primárias das relações envolvidas. É correto afirmar que as afirmativas

Carregando...
Q658445

Modelo de dados, é também conhecido como Diagrama ER (Entidade-Relacionamento). É uma forma de representação gráfica do conhecimento que se tem sobre o ambiente (realidade) qualquer. Mostra uma visão estática das informações (entidades) de interesse e dos vínculos (relacionamentos) existentes entre elas.

Dentre os tipos de entidade e relacionamento, assinale a alternativa em que o conceito é INCORRETO.

Carregando...
Q782363

Em relação à modelagem Entidade-Relacionamento, considere as situações abaixo. Em cada situação são dados o nome de um relacionamento e de três enti-dades (identificados em letras maiúsculas), junto com a descrição de uma situação a ser modelada.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) os itens abaixo, no que se refere às situações modeladas adequadamente por um relacionamento ternário entre as três entidades participantes indicadas.

( ) Relacionamento ALOCACAO, entidades FUNCAO, PROJETO, e EMPREGADO: deseja-se registrar sobre cada alocação, além da data de início da alocação e número de horas semanais, o empregado alocado, o projeto e a função a ser executada.
( ) Relacionamento ENVIO, entidades FORNECEDOR, PECA, e CLIENTE: deseja-se registrar sobre cada envio, além da data de envio e custo do envio, o fornecedor que enviou, o cliente e todas as peças enviadas.
( ) Relacionamento TURMA, entidades PROFESSOR, MONITOR, e DISCIPLINA: deseja-se registrar sobre cada turma, além do horário das aulas, a disciplina relativa à turma, o professor responsável e o monitor que faz o acompanhamento.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

Carregando...
Q782111

Uma instituição de ensino superior necessita de dados para controlar a apresentação de trabalhos de conclusão de seus alunos. O sistema deve controlar cada aluno, realizando trabalho de conclusão e seu respectivo professor orien-tador. Quando o trabalho for finalizado, deseja-se controlar o agendamento da apresentação do trabalho deste aluno perante uma banca. A banca é sempre presidida pelo professor orientador, e composta por 3 outros professores julgadores.
O sistema necessita controlar:
– os dados dos alunos e o vínculo de orientação com professores da instituição;
– os dados das apresentações dos trabalhos dos alunos, incluindo a formação da respectiva banca por professores da instituição e a nota atribuída ao aluno.

Utilizando o modelo Entidade-Relacionamento (ER), o analista modelou conceitualmente uma base de dados que atende esses requisitos informacionais. Essa base está representada na imagem abaixo, conforme a notação gráfica adotada em Heuser (2009), a qual é baseada na proposta de Peter Chen. Considere que as entidades, seus atributos e identificadores, bem como as cardinalidades dos relacionamentos capturam as restrições do domínio.

 

A partir da modelagem representada acima, assinale a alternativa que apresenta um ou mais relacionamentos dispen-sáveis, cuja eliminação não acarretaria prejuízo para os requisitos informacionais a serem atendidos pelo banco de dados.

Carregando...
Q680000

Considere hipoteticamente a existência de empresas que terceirizam o fornecimento de Recursos Humanos a outras empresas. Cada funcionário pode ser cadastrado em várias dessas empresas terceirizadas, nos mesmos cargos ou em cargos diferentes. Um modelo abstrato de dados dessa relação entre "Empresa_Terceirizada_RH" e "Funcionario" é mostrado abaixo.

Para um Analista especializado em Tecnologia da Informação implementar o modelo mostrado na figura, em um Sistema Gerenciado de Banco de Dados relacional, terá que

Carregando...
Q685221

Analise o diagrama Entidade Relacionamento abaixo.

Com base nesse diagrama, pode-se afirmar que

Carregando...
Q758580

Julgue o item seguinte, a respeito dos conceitos de modelagem de dados e níveis de abstração.

No modelo de entidade-relacionamento, uma entidade se caracteriza por um objeto do mundo real que possui um conjunto de propriedades; os valores de um subconjunto dessas propriedades podem identificar de maneira única a entidade.

Carregando...
Q684204

Acerca de banco de dados, julgue o item que se segue.

Em um diagrama MER, a entidade representa uma coisa concreta do mundo real, enquanto as coisas abstratas são representadas pelo relacionamento entre as entidades.

Carregando...
Q791643

Para a modelagem conceitual de um banco de dados, pode-se utilizar o Diagrama Entidade-Relacionamento (DER). No processo de modelagem, o projetista pode identificar atributos cujos valores devem ser obtidos após algum processamento utilizando informações obtidas do próprio banco de dados, sem a necessidade do armazenamento destes valores. Esta é a definição para atributo:

Carregando...
Q744147

Considerando o modelo entidade-relacionamento (ER) precedente, julgue o seguinte item, relativo a banco de dados.

Situação hipotética: Ao analisar o modelo ER em questão, Paulo verificou que há duas chaves identificadas com o mesmo nome: — em e em .

Paulo sabe que o conceito de chaves é básico para estabelecer relações entre linhas de tabelas de um banco de dados relacional e que as chaves primárias devem ser únicas.

Assertiva: Nessa situação, Paulo deve invalidar o modelo ER em questão, pois ele está semanticamente errado, já que não pode haver chaves primárias com nomes iguais, ainda que em entidades distintas.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Errado
  • 2) Certo
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) E
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) Certo
  • 13) Errado
  • 14) C
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282