Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

“A Arte tem função tão importante quanto a dos demais conteúdos do currículo escolar”, conforme a proposta geral do Parâmetros Curriculares Nacionais. Considerando as funções da Arte descritas nos PCNs/1997, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas, em relação à educação em Arte na escola.

( ) O ensino da arte favorece ao aluno relacionar-se de forma criadora com as outras disciplinas do currículo.

( ) A aula de arte deve propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética no aluno.

( ) A experiência artística tem a finalidade de desenvolver habilidades manuais dos alunos. ( ) A aula de arte tem o objetivo de proporcionar terapia e recreação para os alunos.

Assinale a sequência correta.

Em geral, utiliza−se o termo diversidade para advogar uma política de tolerância e respeito entre as diferentes culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica, sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela pré−existe aos processos sociais pelos quais − em uma outra perspectiva − ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada. Prefere−se, nesse sentido, o conceito de diferença, por enfatizar o processo social de produção da diferença e da identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de poder e autoridade.

Silva apud Candau, 2011. p. 245.

Vera Candau apresenta três grandes abordagens nos estudos do multiculturalismo: interativa ou interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta.

Com relação a recursos de comunicação e atividades educativas para a acessibilidade cultural, assinale a alternativa correta.

Com relação aos estudos pós−coloniais sobre multiculturalidade, interculturalidade e diferençaƒdiversidade, assinale a alternativa correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282