“A Arte tem função tão importante quanto a dos demais conteúdos do currículo escolar”, conforme a proposta geral do Parâmetros Curriculares Nacionais. Considerando as funções da Arte descritas nos PCNs/1997, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas, em relação à educação em Arte na escola.
( ) O ensino da arte favorece ao aluno relacionar-se de forma criadora com as outras disciplinas do currículo.
( ) A aula de arte deve propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética no aluno.
( ) A experiência artística tem a finalidade de desenvolver habilidades manuais dos alunos. ( ) A aula de arte tem o objetivo de proporcionar terapia e recreação para os alunos.
Assinale a sequência correta.
Em geral, utiliza−se o termo diversidade para advogar uma política de tolerância e respeito entre as diferentes culturas. Ele tem, entretanto, pouca relevância teórica, sobretudo por seu evidente essencialismo cultural, trazendo implícita a ideia de que a diversidade está dada, que ela pré−existe aos processos sociais pelos quais − em uma outra perspectiva − ela foi, antes de qualquer outra coisa, criada. Prefere−se, nesse sentido, o conceito de diferença, por enfatizar o processo social de produção da diferença e da identidade, em suas conexões, sobretudo com relações de poder e autoridade.
Silva apud Candau, 2011. p. 245.
Vera Candau apresenta três grandes abordagens nos estudos do multiculturalismo: interativa ou interculturalidade; assimilacionista; e diferencialista ou monoculturalismo plural. A respeito dessas abordagens, assinale a alternativa correta.
Com relação a recursos de comunicação e atividades educativas para a acessibilidade cultural, assinale a alternativa correta.
Com relação aos estudos pós−coloniais sobre multiculturalidade, interculturalidade e diferençaƒdiversidade, assinale a alternativa correta.