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O documento “Diretrizes para implementação de repositórios arquivísticos digitais confiáveis – RDC-Arq”, elaborado pelo CONARQ (2015), recomenda sua adoção aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Arquivos – SINAR, para o arquivamento e manutenção dos documentos arquivísticos em formato digital. Considerando essas orientações, analise as assertivas abaixo:

 

1. Os repositórios arquivísticos digitais confiáveis necessitam cumprir requisitos, tais como: governança e viabilidade organizacional, estrutura organizacional e de pessoal, transparência de procedimentos e arcabouço político, sustentabilidade financeira e contratos, licenças e passivos.

2. A responsabilidade pelo projeto, implantação e manutenção de um repositório arquivístico digital confiável deve ser coordenada exclusivamente por profissionais de tecnologia da informação.

3. Todo repositório digital tem que ser capaz de organizar e recuperar documentos, mantendo a relação orgânica entre eles.

4. A segurança de um repositório arquivístico digital confiável se limita a aspectos tecnológicos.

5. O ambiente do modelo OAIS conta com três entidades externas: entrada, processamento e saída de dados.

 

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é: 

Em relação à difusão no âmbito dos arquivos, assinale a alternativa INCORRETA.

Os conjuntos de documentos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados são denominados de: 

A respeito dos princípios arquivísticos, assinale a alternativa correta sobre o princípio da proveniência.

Considerando a base conceitual expressada por Heredia Herrera (2017), no que se refere à forma e formato dos documentos de arquivo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

( ) O conceito de tipologia documental herdada pela diplomática é identificado como sendo um conjunto de fórmulas que permitiam a manifestação de uma informação concreta referida a uma ação determinada.

( ) O tipo documental não nos permite reconhecer as cláusulas ou fórmulas do documento para identificá-lo e nos aproximarmos do conteúdo genérico, sendo papel primordial das espécies documentais.

( ) O formato, diferentemente da forma documental, tem relação com o conjunto de características externas ou físicas de um documento, tal como as suas medidas, extensão e suporte.

( ) Tipo documental, forma e formato são termos semelhantes que ao longo do tempo foram sendo utilizados pelas instituições como sendo diferentes, prejudicando o trabalho de identificação e constituição dos fundos de arquivo.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Ainda em relação aos aspectos conceituais e científicos da Arquivologia, no que se refere aos princípios e características, assinale a alternativa correta.

Duchen (1983) faz um compilado de reflexões acerca das características de um fundo de arquivo, sendo por vezes nomeado como princípio de respeito aos fundos ou princípio da proveniência, ampliando a compreensão sobre a destinação daqueles arquivos que serão considerados permanentes. Com base na temática de fundo de arquivo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

 

( ) Um fundo de arquivo pode ser definido como sendo os arquivos que são criados por ou provenientes de uma administração, estabelecimento, pessoa ou coletividade, podendo, segundo Rousseau e Couture (1998), serem classificados como fundo aberto e fundo fechado.

( ) A visão minimalista trazida nas reflexões de Duchein (1983) estão relacionadas com preocupações acerca da definição de fundo de arquivo a partir do seu posicionamento hierárquico, em que a unidade da função está situada no topo da organização, ao contrário da visão maximalista, em que o nível de competência dos fundos é muito baixo.

( ) Para evitar falhas na identificação de um fundo de arquivo, segundo Duchein (1983), é importante considerar alguns critérios essenciais, tais como: o organismo produtor deve possuir atribuições precisas e instáveis, definidas por uma lei ou regulamento; e deve-se ter um chefe responsável pelo arquivo, não necessariamente com poder de decisão, mas que seja capaz de estabelecer critérios de gerenciamento dos acervos.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Há diferenças conceituais que são fundamentais para a compreensão de gestão informatizada no âmbito dos arquivos, afim de evitar confusões de entendimento e aplicação metodológica. Com base nesses aspectos, relacione os termos citados na Coluna 1 às suas respectivas definições descritas na Coluna 2.

 

Coluna 1

1. Gestão arquivística de documentos.

2. Sistema Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos.

3. Sistema de Gestão Arquivística de Documentos.

4. Gerenciamento Eletrônico de Documentos.

 

Coluna 2

( ) Abarca requisitos de captura, armazenamento, indexação e recuperação de todos os tipos de documentos arquivísticos.

( ) Trata documentos de maneira compartimentada, não estruturada e que pode ser dividido em captura, armazenamento e distribuição.

( ) Compreendido como um conjunto de procedimentos e operações técnicas, cuja interação permite a eficácia da gestão de arquivos.

( ) Conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária.

 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Acerca dos princípios e conceitos da arquivística e das tipologias documentais e suportes físicos, julgue o item a seguir.

Laminação e silking são processos utilizados na restauração de documentos em papel.

Em relação ao gerenciamento da informação e à gestão de documentos, julgue o item que se segue.

O valor primário dos documentos do arquivo intermediário é reduzido significativamente em relação ao do arquivo corrente e depois se extingue totalmente.

De acordo com o Art. 9º da Lei 8.159 de 1991, a eliminação de documentos produzidos por instituições públicas e de caráter público será realizada mediante autorização da (o):

A Lei nº 5.433, de 8 de maio de 1968, regula a microfilmagem de documentos oficiais e dá outras providências. De acordo com a legislação, assinale a alternativa correta.

Maria Joaquina, assistente administrativo, ficou encarregada de arquivar dez recursos que foram recebidos na sede do Instituto Federal. Ao colocá-los em uma pasta, a servidora organizou, do 1º ao 10º, por assunto de cada recurso. Nesse caso, quanto ao arquivamento, é correto afirmar que foi(ram) utilizado(s)

Com relação a procedimentos administrativos, julgue o item que se seguem.  

No protocolo, documentos de natureza ostensiva devem ser abertos e analisados

Acerca dos princípios e conceitos arquivísticos, da política de arquivos, da legislação e das normas da área, julgue o item que se segue.  

A Norma internacional de descrição de funções (ISDF) tem por finalidade estabelecer os critérios para identificação de fundo de arquivo

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