Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 4515 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765619

Julgue o item , relativo às noções de arquivologia. A distribuição feita pelo setor de protocolo consiste no envio dos documentos aos setores de trabalho, que se responsabilizam pela demanda contida no documento.

Carregando...
Q768649

A movimentação de um documento entre áreas e/ou unidades, internas ou externas à organização, também conhecida como fluxo documental, é chamada de

Carregando...
Q768334

O termo Destinação, no sentido em que é empregado na obra de Schellenberg (2005), compreende tudo o que se pratica em relação aos documentos para determinar o seu destino final. A eficiência de um programa de destinação de documentos está ligada à determinação do valor dos documentos. Assim, nada pode substituir o cuidadoso trabalho de análise documental do arquivista: “não há possibilidade de se inventarem técnicas que reduzam a uma operação mecânica o trabalho de decidir sobre o valor dos documentos”. Considerando as informações abaixo, marque a opção correspondente às sentenças, conforme os instrumentos de destinação propostos por Schellenberg: I – Lista de descarte. II – Tabela de descarte. III – Plano de destinação. ( ) Para a identificação de corpos de documentos acumulados num órgão do governo e que precisam ser descartados imediatamente ou dentro de determinado prazo. ( ) Para identificar tipos rotineiros de documentos cujo descarte futuro possa ser realizado a intervalos determinados. ( ) Objetiva identificar todos os corpos de documentos de um órgão e indicar o destino que se deva dar a cada um deles, seja a eliminação, seja a transferência para um arquivo de custódia permanente. ( ) O principal objetivo é fornecer as bases para um entendimento entre a própria repartição e os funcionários do arquivo de custódia, sobre o que deve ser feito com os documentos da repartição a que dizem respeito.

Carregando...
Q768322

No que abrange à discussão do contexto social e de memória coletiva dos arquivos, os arquivistas passaram a sugerir que a compreensão mais completa da proveniência deveria incluir a análise dos seguintes contextos, EXCETO:

Carregando...
Q768327

Acerca da estrutura e funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), do Arquivo Nacional e do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue os itens e marque a opção CORRETA:

Carregando...
Q768341

Em relação aos conceitos de documentos digitais, julgue as afirmações abaixo:

I – Documento arquivístico autêntico é aquele que preserva a mesma identidade que tinha quando gerado pela primeira vez e cuja integridade pode ser presumida ou provada ao longo do tempo.

II – A identidade de um documento arquivístico digital se dá pelos elementos intrínsecos e extrínsecos presentes na face do documento e pelos atributos expressos em metadados.

III – A integridade de um documento refere-se à completeza da forma do documento e do grau de controle exercido no seu processo de criação.

IV – A confiabilidade de um documento arquivístico tem a ver com a veracidade de seu conteúdo, ou seja, de seu autor e da pessoa responsável pela gestão.

Estão CORRETAS as afirmações:

Carregando...
Q767278

Em relação ao arquivo e à documentação, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Dá-se o nome de “arquivo” ao conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade pública ou privada em decorrência de suas atividades. II. Os documentos consultados frequentemente pela entidade que os produziu são conhecidos como “arquivo corrente”. III. Constituem o arquivo intermediário os documentos preservados em caráter definitivo em função do valor histórico, probatório e informativo que possuem. IV. Cabe ao Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) definir a política nacional de arquivos públicos e privados e exercer orientação normativa com vistas à gestão documental e à proteção aos documentos de arquivo. V. Os arquivos privados podem ser identificados pelo poder público como de interesse público e social desde que constituam fontes relevantes para a história e o desenvolvimento científico da nação.

Carregando...
Q778340

Com relação às disposições da legislação arquivística, julgue o item seguinte.

O indivíduo que destruir documento público ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa.

Carregando...
Q761794

Quanto aos requisitos de arquivamento, protocolo e expedição de documentos, julgue o item. As responsabilidades dos setores encarregados do protocolo devem se limitar ao recebimento e ao processamento de documentos.

Carregando...
Q770891

Assinale a única alternativa que traz a associação correta entre os princípios da arquivologia e os conceitos a seguir:

u. Cumulatividade

v. Proveniência

x. Organicidade

y. Unicidade

z. Indivisibilidade

I - Os arquivos refletem a estrutura, as funções e as atividades da entidade produtora, em suas relações internas e externas.

II - Os arquivos devem ser organizados por fundos de documentos, de modo a se respeitar a origem dos documentos. Também pode ser chamado de princípio do respeito aos fundos.

III - Os arquivos conservam seu caráter único em função do contexto em que foram produzidos.

IV - Os arquivos constituem uma formação progressiva e natural decorrente das funções e atividades de um organismo.

V - Os fundos arquivísticos devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição ou acréscimos indevidos ou não autorizados, decorrente do princípio de respeito aos fundos.

Carregando...
Q768339

Dentre as definições abaixo, em conformidade com a ISAD (G), marque a opção CORRETA:

Carregando...
Q770841

Um cidadão, pretendendo verificar os gastos com prestação de serviços de determinada secretaria de estado, tem o seu pedido de acesso aos processos administrativos que cuidam dessas contratações indeferido. Considerando as disposições constantes da Lei nº 12.527/11, é correto afirmar que, nesse caso,

Carregando...
Q770625

A Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) representou importante passo no sentido de ampliar a transparência no setor público, colocando à disposição da população informações detidas por órgãos e entidades públicos. A respeito dessa lei, assinale a alternativa correta.



Carregando...
Q765537

Quanto à Lei n.º 12.527/2011, julgue o item.

Informação sigilosa é a submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado.

Carregando...
Q765758

Quanto à Lei n.º 12.527/2011, julgue o item.

O acesso à informação classificada como sigilosa permite a divulgação por aquele que a obteve, liberando do dever de resguardar o sigilo.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) E
  • 7) A
  • 8) Certo
  • 9) Errado
  • 10) B
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) A
  • 14) Certo
  • 15) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282