Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 6787 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q765619

Julgue o item , relativo às noções de arquivologia. A distribuição feita pelo setor de protocolo consiste no envio dos documentos aos setores de trabalho, que se responsabilizam pela demanda contida no documento.

Carregando...
Q766439

“É o método alfabético, acrescentando cores (excelente auxiliar mnemônico) às letras. Trabalha-se com 5 cores diferentes. As cores são atribuídas em função da segunda letra do nome de entrada no arquivo. As guias são coloridas e as notações alfabéticas" (Valentini, 2009; p. 79). Essa definição refere-se ao método de arquivamento:

Carregando...
Q766441

“Tal classificação é dada aos assuntos que requeiram excepcional grau de segurança, cujo teor ou características só devam ser do conhecimento de pessoas intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio". A afirmação refere-se à classificação de documentos:

Carregando...
Q765621

Julgue o item , relativo às noções de arquivologia. Os documentos dos arquivos permanentes são abertos ao público em geral.

Carregando...
Q761794

Quanto aos requisitos de arquivamento, protocolo e expedição de documentos, julgue o item. As responsabilidades dos setores encarregados do protocolo devem se limitar ao recebimento e ao processamento de documentos.

Carregando...
Q768334

O termo Destinação, no sentido em que é empregado na obra de Schellenberg (2005), compreende tudo o que se pratica em relação aos documentos para determinar o seu destino final. A eficiência de um programa de destinação de documentos está ligada à determinação do valor dos documentos. Assim, nada pode substituir o cuidadoso trabalho de análise documental do arquivista: “não há possibilidade de se inventarem técnicas que reduzam a uma operação mecânica o trabalho de decidir sobre o valor dos documentos”. Considerando as informações abaixo, marque a opção correspondente às sentenças, conforme os instrumentos de destinação propostos por Schellenberg: I – Lista de descarte. II – Tabela de descarte. III – Plano de destinação. ( ) Para a identificação de corpos de documentos acumulados num órgão do governo e que precisam ser descartados imediatamente ou dentro de determinado prazo. ( ) Para identificar tipos rotineiros de documentos cujo descarte futuro possa ser realizado a intervalos determinados. ( ) Objetiva identificar todos os corpos de documentos de um órgão e indicar o destino que se deva dar a cada um deles, seja a eliminação, seja a transferência para um arquivo de custódia permanente. ( ) O principal objetivo é fornecer as bases para um entendimento entre a própria repartição e os funcionários do arquivo de custódia, sobre o que deve ser feito com os documentos da repartição a que dizem respeito.

Carregando...
Q768339

Dentre as definições abaixo, em conformidade com a ISAD (G), marque a opção CORRETA:

Carregando...
Q768341

Em relação aos conceitos de documentos digitais, julgue as afirmações abaixo:

I – Documento arquivístico autêntico é aquele que preserva a mesma identidade que tinha quando gerado pela primeira vez e cuja integridade pode ser presumida ou provada ao longo do tempo.

II – A identidade de um documento arquivístico digital se dá pelos elementos intrínsecos e extrínsecos presentes na face do documento e pelos atributos expressos em metadados.

III – A integridade de um documento refere-se à completeza da forma do documento e do grau de controle exercido no seu processo de criação.

IV – A confiabilidade de um documento arquivístico tem a ver com a veracidade de seu conteúdo, ou seja, de seu autor e da pessoa responsável pela gestão.

Estão CORRETAS as afirmações:

Carregando...
Q768322

No que abrange à discussão do contexto social e de memória coletiva dos arquivos, os arquivistas passaram a sugerir que a compreensão mais completa da proveniência deveria incluir a análise dos seguintes contextos, EXCETO:

Carregando...
Q768327

Acerca da estrutura e funcionamento do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), do Arquivo Nacional e do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue os itens e marque a opção CORRETA:

Carregando...
Q767278

Em relação ao arquivo e à documentação, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. Dá-se o nome de “arquivo” ao conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade pública ou privada em decorrência de suas atividades. II. Os documentos consultados frequentemente pela entidade que os produziu são conhecidos como “arquivo corrente”. III. Constituem o arquivo intermediário os documentos preservados em caráter definitivo em função do valor histórico, probatório e informativo que possuem. IV. Cabe ao Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) definir a política nacional de arquivos públicos e privados e exercer orientação normativa com vistas à gestão documental e à proteção aos documentos de arquivo. V. Os arquivos privados podem ser identificados pelo poder público como de interesse público e social desde que constituam fontes relevantes para a história e o desenvolvimento científico da nação.

Carregando...
Q759755

Atenção: essa questão foi anulada pela banca organizadora, servindo apenas para consulta.

A necessidade de organização de informações e dados nas organizações é constante; em alguns casos, é obrigatório. Na definição de “arquivo", que afirmação não está relacionada ao seu conceito?

Carregando...
Q766438

Sobre o método alfabético de arquivamento, considere as seguintes afirmativas:

1 - Os artigos e preposições são considerados parte integrante do último sobrenome.

2 - Os nomes que exprimem grau de parentesco não são considerados parte integrante do último sobrenome.

3 - Nomes orientais (japoneses, chineses e árabes) são ordenados (registrados) como se apresentam, na ordem direta.

4 - Nomes de firmas, empresas, instituições e órgãos governamentais devem ser registrados como se apresentam (ordem direta).

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766440

Atenção: essa questão foi anulada pela banca organizadora, servindo apenas para consulta.

Considere os seguintes nomes:

1 - Maria de Lourdes de Oliveira

2 - Maria Rodrigues da Silva

3 - Maria do Espírito Santo

4 - Maria do Rosário

5 - Maria del Fuego

Atendendo as regras de alfabetação do método alfabético, a ordem do arquivamento dos nomes acima é:

Carregando...
Q765618

Julgue o item , relativo às noções de arquivologia. Os documentos em tramitação são mantidos nos arquivos intermediários.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) Certo
  • 5) Errado
  • 9) E
  • 13) C
  • 2) E
  • 6) A
  • 10) C
  • 14) Anulada
  • 3) D
  • 7) C
  • 11) A
  • 15) Errado
  • 4) Certo
  • 8) E
  • 12) Anulada
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889