Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 91 a 105 de 626 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 91 a 105
Questões por página:
Q738026

Julgue o item a seguir, a respeito das especificações de materiais e serviços, de projetos de instalações e dos cadernos de encargos.

Paredes de gesso acartonado são sistemas produzidos em gesso e estruturados por folhas de papelão aplicadas nas duas faces. Entre as vantagens desse tipo de parede destacam-se a leveza, o ganho de área útil, a elevada produtividade e a estética, mas, como desvantagens, essas paredes apresentam baixa resistência mecânica e a impossibilidade de utilização em áreas molháveis e com elevados pés-direitos.

Carregando...
Q738033

Durante a inspeção de uma edificação histórica, foram identificadas algumas patologias nas paredes de pau a pique da construção, como, por exemplo, perda de material junto à base da parede, fissuramento vertical da superfície e destacamento de parte da parede, próximo ao telhado.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item subsecutivo.

A intervenção recomendável para sanar o destacamento da parede é a retirada de qualquer revestimento impermeável que impeça a evaporação da umidade, visto que o destacamento decorre de ascensão capilar de água proveniente do solo.

Carregando...
Q738038

A respeito de intervenções na cobertura de edificações em obras de conservação e restauração, julgue o item a seguir.

Na restauração da estrutura de um telhado de madeira, nas áreas seladas ou embarrigadas, caso as ripas estejam deterioradas e não suportem reforço, a peça deverá ser substituída por outra feita em madeira da mesma espécie.

Carregando...
Q738040

Considerando que uma viga biapoiada, de seção retangular e simétrica, com carregamento uniformemente distribuído, tenha sido instalada com excentricidade sobre os pilares de apoio, julgue o item subsequente.

A face inferior da viga sofre o esforço de tração e, na metade do comprimento da viga, o esforço cortante é máximo.

Carregando...
Q738052

Na contratação de um escritório de arquitetura para elaborar o projeto completo de construção de um edifício público, o fiscal técnico solicitou que o projeto garantisse a facilidade de sua execução e possibilitasse o emprego de materiais e mão de obra disponíveis no local, não só para a execução da obra, mas também para sua conservação. O fiscal recusou o estudo inicial apresentado pelo projetista, pois a solução proposta não atendia ao requisito da economicidade.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens, com base na legislação vigente que trata de contratos públicos.

O fiscal agiu corretamente ao recusar o estudo inicial, pois, do ponto de vista legal, o projeto deve atender o requisito da economicidade.

Carregando...
Q738064

Ao fiscalizar o contrato de uma obra pública, o fiscal técnico fez as seguintes observações:

● a garantia contratual exigida no contratado era abusiva, pois representava 10% do valor do contrato;

● após o início da obra, o arquiteto indicado no processo licitatório para fins de comprovação de capacitação técnica e que seria o futuro responsável técnico pela obra foi substituído por um outro arquiteto recém-formado;

● houve atraso na execução da obra devido às chuvas ocorridas no período, segundo a construtora.

A respeito da situação apresentada, julgue os itens a seguir, à luz da legislação vigente.

A substituição do arquiteto responsável técnico pela obra é legalmente aceitável, pois o substituto tem a mesma formação acadêmica do profissional inicialmente indicado no processo licitatório.

Carregando...
Q739478

Um dos pioneiros da arquitetura moderna no Brasil, apontado como “traidor" pelo grande promotor da arquitetura neocolonial, José Mariano Filho, por ter abandonado este estilo em detrimento do outro, foi o arquiteto

Carregando...
Q739480

Leia o fragmento a seguir.

“Tratava-se de um entramado de varas, cipós ou bambus, constituindo um estrado vertical, engastado na estrutura autônoma coberta por uma mistura de barro, água e fibras vegetais amassados, por ambos os lados da parede."

O fragmento apresenta detalhes da técnica construtiva denominada

Carregando...
Q739485

Ao realizar a leitura da planta topográfica de um terreno, o arquiteto atentou para a interseção entre as linhas que unem os pontos mais baixos e os mais altos do terreno.

Esta interseção se denomina

Carregando...
Q739492

Com o objetivo de “otimizar” a locação dos pilares de uma estrutura em concreto armado, o arquiteto deverá, sempre que possível, localizá-los de forma que

Carregando...
Q739497

Na impossibilidade de adequação dos corredores de um edifício existente para os portadores de necessidades especiais, o arquiteto optou por implantar bolsões de retorno com dimensões que permitam a manobra completa de uma cadeira de rodas, de acordo com a NBR 9050:2015.

Estes bolsões deverão permitir, no mínimo, um giro de

Carregando...
Q739500

Uma das condições, estabelecida pela NBR 9050:2015, a respeito dos espaços reservados para pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida em um auditório, é que estes espaços deverão

Carregando...
Q739505

Para realizar a Inspeção predial de uma edificação, o arquiteto constatou deficiências que podem ser classificadas como “anomalia" ou “falha".

Considerando-se as diferenças entre esses tipos de deficiências, assinale a opção que apresenta um exemplo de “anomalia", que pode ser encontrada nas esquadrias.

Carregando...
Q739512

No processo de reconstituição das perdas ocorridas na cantaria de um patrimônio cultural, o arquiteto optou pela aplicação de prótese de pedra.

A esse respeito, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
Q715550

Com base no desenho arquitetônico precedente, representativo de uma escada com corrimão, julgue o item a seguir.

O desenho trata da vista de uma escada que inclui um corrimão duplo.

Carregando...
GABARITO:

  • 91) Errado
  • 92) Errado
  • 93) Certo
  • 94) Errado
  • 95) Certo
  • 96) Errado
  • 97) D
  • 98) E
  • 99) A
  • 100) D
  • 101) C
  • 102) A
  • 103) A
  • 104) D
  • 105) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282