Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 61 a 75 de 625 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 61 a 75
Questões por página:
Q737295

Com base nas disposições da Lei n.º 6.766/1979 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano) e da Lei n.º 10.257/2001 (Estatuto da Cidade), julgue o seguinte item.

A ocupação de imóvel urbano com área total de até 250 m2 por cinco anos ininterruptos, sem que tenha havido contestações, dará ao ocupante o direito à usucapião desse imóvel, ainda que ele seja proprietário de outro imóvel urbano.

Carregando...
Q737303

A NBR 9050 apresenta as figuras precedentes para abordar a proteção contra queda ao longo de rotas acessíveis: segmento A, segmento B e segmento C, em que h1 ≤ 60 cm e h2 > 60 cm.

Considerando a figura apresentada, as informações a ela correspondentes e outros aspectos relacionados à acessibilidade, julgue o próximo item, com base nas normas e na legislação brasileira sobre acessibilidade.

No segmento A da figura apresentada, não há nenhuma proteção contra queda.

Carregando...
Q737308

Acerca de conceitos, métodos e técnicas de apreensão e leitura do espaço urbano e da paisagem, julgue o item que se segue.

Para a caracterização da paisagem cultural, são considerados os elementos materiais construídos associados a determinadas morfologias e dinâmicas naturais.

Carregando...
Q737315

A respeito de intervenções, projetos urbanísticos e paisagísticos e conservação de jardins e parques históricos, julgue o item a seguir.

Nas intervenções propostas para jardins e parques históricos protegidos patrimonialmente, é vedado o uso de elementos que contrastem com a temporalidade dos bens existentes.

Carregando...
Q737353

Com relação aos sistemas construtivos e à tecnologia de construções tradicionais e contemporâneas, julgue o item subsequente.

No Brasil colonial, devido à escassez de mão de obra qualificada, utilizava-se pedra sabão lavrada tanto nos portais dos edifícios quanto nos frontispícios, nas soleiras, nas pilastras, nas cornijas, nos portais, nas janelas e nos cunhais.

Carregando...
Q737358

Acerca de métodos e materiais utilizados em restauração, consolidação e conservação de edificações, julgue o próximo item.

Situação hipotética: Os elementos em pedra de uma edificação apresentam-se bem conservados, mas com uma lacuna decorrente de forte degradação ou da ausência de parte de um aparelho decorativo. Assertiva: A intervenção deve consistir em pequenas reparações que sejam distinguíveis, reversíveis e úteis para a salvaguarda da obra, não devendo se assumir tentativas de interpretação ao estilo arquitetônico presente.

Carregando...
Q737360

O diagnóstico adequado de lesões constitui uma prática efetiva na conservação preventiva do bem imóvel de valor patrimonial. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

Lesões inclinadas nos panos de parede e orientadas para o centro, como indicado na figura subsequente, podem ser ocasionadas, entre outros fatores, por grandes vazios no terreno provocados por formigueiros.

Carregando...
Q737372

Na contratação de um escritório de arquitetura para elaborar o projeto completo de construção de um edifício público, o fiscal técnico solicitou que o projeto garantisse a facilidade de sua execução e possibilitasse o emprego de materiais e mão de obra disponíveis no local, não só para a execução da obra, mas também para sua conservação. O fiscal recusou o estudo inicial apresentado pelo projetista, pois a solução proposta não atendia ao requisito da economicidade.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o próximo item, com base na legislação vigente que trata de contratos públicos.

O fiscal técnico, assim como o projetista, é considerado também corresponsável técnico pelo projeto.

Carregando...
Q737365

Um servidor com formação em arquitetura foi nomeado fiscal técnico de uma obra de construção de determinado prédio público. No relatório de acompanhamento da execução da obra, ele informou que o prédio estava 90% concluído e que, embora os valores pagos até aquele momento correspondessem ao valor total previsto no cronograma financeiro para o período em análise, a obra encontrava-se atrasada.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue o item subsequente.

A análise de valor agregado é uma ferramenta gerencial de gestão de projetos que se aplica no controle realizado pelo fiscal.

Carregando...
Q737377

Na visita à obra de construção de um prédio público, o fiscal observou os problemas a seguir, que foram notificados à contratada em documento oficial, com a solicitação de justificativas e providências:

● a área dentro do canteiro de obras, ao lado da área de armazenamento e onde ocorria a descarga dos vergalhões de aço, não se encontrava isolada;
● o local de execução da dobra e montagem das armaduras possuía lâmpadas de iluminação sem proteção contra impactos;
● as pontas verticais dos vergalhões já posicionados para concretagem estavam desprotegidas.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o item que se segue.

A proteção de pontas verticais de vergalhões de aço é obrigatória apenas no caso de um longo tempo de espera entre a execução da armação e a concretagem das peças de concreto.

Carregando...
Q737074

Julgue o item seguinte, a respeito das fichas de composição de custos unitários.

O preço FOB (free on board) inclui as despesas de carga, transporte e seguro do insumo.

Carregando...
Q715587

Com referência ao projeto de paisagismo no sistema viário e em áreas lindeiras à edificação, julgue o item subsequente.

A circulação de pedestres deve ocorrer em faixa livre e desimpedida, com largura mínima de 1 m.

Carregando...
Q737055

Julgue o item a seguir, relativo às condições e ao meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Em canteiros de obras onde haja trabalhadores alojados, é obrigatório existir ambulatório, independentemente da quantidade de trabalhadores da frente de trabalho.

Carregando...
Q715551

Com base no desenho arquitetônico precedente, representativo de uma escada com corrimão, julgue o item a seguir.

A altura do corrimão em relação ao piso do degrau é de 92 cm.

Carregando...
Q737997

Considerando a possibilidade de intervenção de restauro em um edifício tombado em processo de arruinamento, julgue o item que se segue, com base nas teorias da restauração.

Segundo o primeiro axioma de Cesare Brandi, a restauração deveria visar ao restabelecimento da unidade potencial do edifício, entendido como obra de arte, sem cometer falso artístico ou histórico e sem desconsiderar nenhum momento da sua passagem no tempo.

Carregando...
GABARITO:

  • 61) Errado
  • 62) Errado
  • 63) Certo
  • 64) Errado
  • 65) Errado
  • 66) Certo
  • 67) Certo
  • 68) Errado
  • 69) Certo
  • 70) Errado
  • 71) Errado
  • 72) Errado
  • 73) Errado
  • 74) Errado
  • 75) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282