Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 61 a 75 de 626 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 61 a 75
Questões por página:
Q737062

Acerca das técnicas de acompanhamento de obras, julgue o item que se segue.

O gráfico de Gantt é a ferramenta mais utilizada para a execução do controle de qualidade de uma obra.

Carregando...
Q737067

Com relação ao levantamento de quantitativos, julgue o próximo item.

O consumo de tinta por m2, em média, pode ser estimado em 5 m2 a 10 m2 por galão por demão.

Carregando...
Q737125

Os trabalhos desenvolvidos por Roberto Burle Marx no Brasil do século XX são o marco histórico do paisagismo brasileiro. Em seus projetos, Burle Marx utilizava traçados sinuosos e livres, tendo como principais características a originalidade e a relação criativa com a natureza. Seu conhecimento sobre o potencial ornamental da flora brasileira decorreu das inúmeras viagens que ele realizou por todo o Brasil, coletando espécies vegetais nativas e as cultivando no sítio Santo Antônio da Bica, localizado em Barra de Guaratiba, litoral do estado do Rio de Janeiro, conhecido atualmente como Sítio Roberto Burle Marx (SRBM).

Tendo o texto como referência inicial e considerando o legado cultural deixado por Burle Max, julgue o item a seguir.

A casa do sítio, a qual Burle Marx utilizou como residência, foi transformada em museu-casa enquanto ainda residia no local.

Carregando...
Q737132

A Carta de Florença (1981) e a de Juiz de Fora (2010) estabelecem regras específicas para jardins históricos, salvaguardados como monumentos vivos. Consta da Carta de Florença (1981): "Art. 1.º: Um jardim histórico é uma composição arquitetônica e vegetal que, do ponto de vista da história ou da arte, apresenta um interesse público. Como tal é considerado monumento. (...) Art. 3.º: Por ser monumento, o jardim histórico deve ser salvaguardado conforme o espírito da Carta de Veneza. Todavia, como 'monumento vivo', sua salvaguarda requer regras específicas, que são objetivos da presente carta".

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que a intervenção em jardins históricos segue diretrizes específicas que objetivam a proteção e a preservação sistematizada desses monumentos, julgue o item que se segue.

A segurança da execução das intervenções de restauração em jardins históricos independe de fiscalização e supervisão contínuas.

Carregando...
Q737137

Com relação a praças, parques e jardins, julgue o item subsequente.

Os parques urbanos, de extensão maior que praças e jardins públicos, apresentam área verde com presença obrigatória de vegetação arbórea e função ecológica, estética e de lazer. Diferem entre si quanto aos tipos de uso, funções e morfologia.

Carregando...
Q737283

Arquitetura é, antes de mais nada, construção; mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e com determinada intenção. [...] A intenção plástica é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção.

Lúcio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 246 (com adaptações).

É razoável pensar que as criações do homem se realizam em função de seu corpo, e aí está o princípio a que chamamos utilidade, ou tendo em vista sua alma, e aí está o que ele persegue sob o nome de beleza. Mas, por outro lado, aquele que constrói ou cria, atento ao resto do mundo e ao movimento da natureza, deve reconhecer um terceiro princípio: este o obriga a tentar comunicar às suas obras a resistência que ele quer que elas oponham ao seu destino de perecer. Procura então a solidez ou a duração.

Paul Valéry. Eupalinos ou o arquiteto. São Paulo: Editora 34, p. 137-9 (com adaptações)

Considerando os textos precedentes, julgue o item a seguir.

Os dois textos apresentados abordam aspectos que remetem à tríade enunciada pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius: utilitas, venustas e firmitas.

Carregando...
Q737288

Tendo os textos antecedentes como referência e a respeito do papel do Estado na preservação do patrimônio cultural do Brasil, julgue o próximo item.

O reconhecimento e a proteção de um bem de natureza imaterial que constitua patrimônio cultural brasileiro dar-se-ão, conforme sua natureza, por meio da inscrição do bem em um dos seguintes livros de tombo: Histórico, das Belas Artes ou das Artes Aplicadas.

Carregando...
Q737290

À luz das recomendações internacionais de preservação, julgue o item subsequente.

De acordo com a Carta de Veneza, a restauração é uma ação de caráter ordinário e que tem por objetivo a conservação e a revelação dos valores estéticos e históricos do monumento; assim, para que a restauração seja feita de forma harmônica, os elementos colocados em lugar de partes faltantes devem ser integrados ao monumento, de forma a não se destacarem das partes originais.

Carregando...
Q737295

Com base nas disposições da Lei n.º 6.766/1979 (Lei de Parcelamento do Solo Urbano) e da Lei n.º 10.257/2001 (Estatuto da Cidade), julgue o seguinte item.

A ocupação de imóvel urbano com área total de até 250 m2 por cinco anos ininterruptos, sem que tenha havido contestações, dará ao ocupante o direito à usucapião desse imóvel, ainda que ele seja proprietário de outro imóvel urbano.

Carregando...
Q737303

A NBR 9050 apresenta as figuras precedentes para abordar a proteção contra queda ao longo de rotas acessíveis: segmento A, segmento B e segmento C, em que h1 ≤ 60 cm e h2 > 60 cm.

Considerando a figura apresentada, as informações a ela correspondentes e outros aspectos relacionados à acessibilidade, julgue o próximo item, com base nas normas e na legislação brasileira sobre acessibilidade.

No segmento A da figura apresentada, não há nenhuma proteção contra queda.

Carregando...
Q737308

Acerca de conceitos, métodos e técnicas de apreensão e leitura do espaço urbano e da paisagem, julgue o item que se segue.

Para a caracterização da paisagem cultural, são considerados os elementos materiais construídos associados a determinadas morfologias e dinâmicas naturais.

Carregando...
Q737315

A respeito de intervenções, projetos urbanísticos e paisagísticos e conservação de jardins e parques históricos, julgue o item a seguir.

Nas intervenções propostas para jardins e parques históricos protegidos patrimonialmente, é vedado o uso de elementos que contrastem com a temporalidade dos bens existentes.

Carregando...
Q737353

Com relação aos sistemas construtivos e à tecnologia de construções tradicionais e contemporâneas, julgue o item subsequente.

No Brasil colonial, devido à escassez de mão de obra qualificada, utilizava-se pedra sabão lavrada tanto nos portais dos edifícios quanto nos frontispícios, nas soleiras, nas pilastras, nas cornijas, nos portais, nas janelas e nos cunhais.

Carregando...
Q737358

Acerca de métodos e materiais utilizados em restauração, consolidação e conservação de edificações, julgue o próximo item.

Situação hipotética: Os elementos em pedra de uma edificação apresentam-se bem conservados, mas com uma lacuna decorrente de forte degradação ou da ausência de parte de um aparelho decorativo. Assertiva: A intervenção deve consistir em pequenas reparações que sejam distinguíveis, reversíveis e úteis para a salvaguarda da obra, não devendo se assumir tentativas de interpretação ao estilo arquitetônico presente.

Carregando...
Q737360

O diagnóstico adequado de lesões constitui uma prática efetiva na conservação preventiva do bem imóvel de valor patrimonial. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

Lesões inclinadas nos panos de parede e orientadas para o centro, como indicado na figura subsequente, podem ser ocasionadas, entre outros fatores, por grandes vazios no terreno provocados por formigueiros.

Carregando...
GABARITO:

  • 61) Errado
  • 62) Errado
  • 63) Errado
  • 64) Errado
  • 65) Certo
  • 66) Certo
  • 67) Errado
  • 68) Errado
  • 69) Errado
  • 70) Errado
  • 71) Certo
  • 72) Errado
  • 73) Errado
  • 74) Certo
  • 75) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282