Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 46 a 60 de 625 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 46 a 60
Questões por página:
Q737017

Julgue o item subsequente, referente a projetos complementares de reformas e restaurações em edificações de interesse histórico.

Na reforma de edificações protegidas que tenham sido construídas sem sistema de eletricidade, não se deve introduzir instalações elétricas aparentes.

Carregando...
Q737024

Julgue o próximo item, a respeito de instalações hidráulicas, sanitárias e drenagem de águas pluviais.

O principal dado hidrológico utilizado no cálculo das vazões de projeto em obras de drenagem pluvial é a precipitação, estimada a partir de registros pluviográficos.

Carregando...
Q737029

Uma instituição pública instalada em imóvel acautelado em nível federal iniciará processo de reforma da edificação. Nessa situação,

no projeto de reforma, poderá ser indicada a utilização de recursos tecnológicos para assegurar o atendimento às exigências de acessibilidade.

Carregando...
Q737031

Uma instituição pública instalada em imóvel acautelado em nível federal iniciará processo de reforma da edificação. Nessa situação,

o projeto de reforma deverá assegurar a compatibilidade das soluções e adaptações em acessibilidade com as possibilidades do imóvel, para garantia da sua integridade estrutural e impedimento da descaracterização do ambiente natural e construído.

Carregando...
Q737036

Considerando as disposições do Decreto n.º 5.296/2004 e da ABNT-NBR 9050/2015, acerca de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, julgue o item a seguir.

As exigências de acessibilidade da ABNT-NBR 9050/2015 aplicam-se igualmente a edificações já existentes e a ser construídas.

Carregando...
Q737043

Ao realizar o ensaio de abatimento do tronco de cone, também conhecido como slump test, o responsável pelo recebimento dos caminhões de concreto usinado em uma obra identificou que o concreto do caminhão que acabara de chegar estava com abatimento menor que o dos outros concretos que haviam chegado anteriormente à obra.

Considerando essa situação hipotética, julgue o item a seguir.

Para que o concreto recém-chegado à obra atinja o mesmo valor de abatimento do tronco de cone dos demais concretos, será necessário e adequado acrescentar água à mistura.

Carregando...
Q737048

Com relação ao processo de lançamento, adensamento e acabamento do concreto, julgue o item que se segue.

Um dos objetivos da utilização de vibradores internos durante o processo de adensamento do concreto é a retirada do ar aprisionado em seu interior.

Carregando...
Q737062

Acerca das técnicas de acompanhamento de obras, julgue o item que se segue.

O gráfico de Gantt é a ferramenta mais utilizada para a execução do controle de qualidade de uma obra.

Carregando...
Q737067

Com relação ao levantamento de quantitativos, julgue o próximo item.

O consumo de tinta por m2, em média, pode ser estimado em 5 m2 a 10 m2 por galão por demão.

Carregando...
Q737125

Os trabalhos desenvolvidos por Roberto Burle Marx no Brasil do século XX são o marco histórico do paisagismo brasileiro. Em seus projetos, Burle Marx utilizava traçados sinuosos e livres, tendo como principais características a originalidade e a relação criativa com a natureza. Seu conhecimento sobre o potencial ornamental da flora brasileira decorreu das inúmeras viagens que ele realizou por todo o Brasil, coletando espécies vegetais nativas e as cultivando no sítio Santo Antônio da Bica, localizado em Barra de Guaratiba, litoral do estado do Rio de Janeiro, conhecido atualmente como Sítio Roberto Burle Marx (SRBM).

Tendo o texto como referência inicial e considerando o legado cultural deixado por Burle Max, julgue o item a seguir.

A casa do sítio, a qual Burle Marx utilizou como residência, foi transformada em museu-casa enquanto ainda residia no local.

Carregando...
Q737132

A Carta de Florença (1981) e a de Juiz de Fora (2010) estabelecem regras específicas para jardins históricos, salvaguardados como monumentos vivos. Consta da Carta de Florença (1981): "Art. 1.º: Um jardim histórico é uma composição arquitetônica e vegetal que, do ponto de vista da história ou da arte, apresenta um interesse público. Como tal é considerado monumento. (...) Art. 3.º: Por ser monumento, o jardim histórico deve ser salvaguardado conforme o espírito da Carta de Veneza. Todavia, como 'monumento vivo', sua salvaguarda requer regras específicas, que são objetivos da presente carta".

Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que a intervenção em jardins históricos segue diretrizes específicas que objetivam a proteção e a preservação sistematizada desses monumentos, julgue o item que se segue.

A segurança da execução das intervenções de restauração em jardins históricos independe de fiscalização e supervisão contínuas.

Carregando...
Q737137

Com relação a praças, parques e jardins, julgue o item subsequente.

Os parques urbanos, de extensão maior que praças e jardins públicos, apresentam área verde com presença obrigatória de vegetação arbórea e função ecológica, estética e de lazer. Diferem entre si quanto aos tipos de uso, funções e morfologia.

Carregando...
Q737283

Arquitetura é, antes de mais nada, construção; mas, construção concebida com o propósito primordial de ordenar e organizar o espaço para determinada finalidade e com determinada intenção. [...] A intenção plástica é precisamente o que distingue a arquitetura da simples construção.

Lúcio Costa. Registro de uma vivência. São Paulo: Empresa das Artes, 1995, p. 246 (com adaptações).

É razoável pensar que as criações do homem se realizam em função de seu corpo, e aí está o princípio a que chamamos utilidade, ou tendo em vista sua alma, e aí está o que ele persegue sob o nome de beleza. Mas, por outro lado, aquele que constrói ou cria, atento ao resto do mundo e ao movimento da natureza, deve reconhecer um terceiro princípio: este o obriga a tentar comunicar às suas obras a resistência que ele quer que elas oponham ao seu destino de perecer. Procura então a solidez ou a duração.

Paul Valéry. Eupalinos ou o arquiteto. São Paulo: Editora 34, p. 137-9 (com adaptações)

Considerando os textos precedentes, julgue o item a seguir.

Os dois textos apresentados abordam aspectos que remetem à tríade enunciada pelo arquiteto romano Marcus Vitruvius: utilitas, venustas e firmitas.

Carregando...
Q737288

Tendo os textos antecedentes como referência e a respeito do papel do Estado na preservação do patrimônio cultural do Brasil, julgue o próximo item.

O reconhecimento e a proteção de um bem de natureza imaterial que constitua patrimônio cultural brasileiro dar-se-ão, conforme sua natureza, por meio da inscrição do bem em um dos seguintes livros de tombo: Histórico, das Belas Artes ou das Artes Aplicadas.

Carregando...
Q737290

À luz das recomendações internacionais de preservação, julgue o item subsequente.

De acordo com a Carta de Veneza, a restauração é uma ação de caráter ordinário e que tem por objetivo a conservação e a revelação dos valores estéticos e históricos do monumento; assim, para que a restauração seja feita de forma harmônica, os elementos colocados em lugar de partes faltantes devem ser integrados ao monumento, de forma a não se destacarem das partes originais.

Carregando...
GABARITO:

  • 46) Errado
  • 47) Certo
  • 48) Certo
  • 49) Certo
  • 50) Errado
  • 51) Errado
  • 52) Certo
  • 53) Errado
  • 54) Errado
  • 55) Errado
  • 56) Errado
  • 57) Certo
  • 58) Certo
  • 59) Errado
  • 60) Errado
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282