Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 102 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q776557

As atividades de perito em assuntos urbanísticos incluem a definição de subsídios para a resolução de conflitos advindos de situações voltadas à estruturação de acessos e à utilização do solo urbano pelas edificações. Considerando-se as unidades lote, quadra, rua e lote, básicas de morfologia urbana, o conceito correto para aquilo que é denominado NBR 13820:1997, “encargo específico que se impõe a qualquer propriedade em proveito de outrem”, é

Carregando...
Q739498

Para um local destinado à prática esportiva e terapêutica, o arquiteto projetou vestiários acessíveis, conforme estabelecido pela NBR 9050:2015, que recomenda que os vestiários excedentes ao número mínimo exigido, deverão

Carregando...
Q715563

De acordo com a norma ABNT 9050, que trata de acessibilidade universal, a sinalização tátil e visual no piso deve ser de alerta e direcional. A respeito desse assunto e considerando a figura precedente, julgue o próximo item.

Os dois tipos de placa de piso para sinalização tátil são: as direcionais, identificadas pelo número 2 na figura em apreço; e as de alerta, identificadas pelo número 1.

Carregando...
Q723890

O instrumento em meio físico ou eletrônico destinado ao registro de fatos normais relativos ao andamento dos serviços, incluindo as atividades de suas subcontratadas, é o(a):

Carregando...
Q723895

O documento decorrente de uma análise sobre um determinado fato específico, contendo, restritamente, a respectiva emissão de uma opinião técnica sobre aquele caso estudado é denominado:

Carregando...
Q731576

Restaurantes Populares são Unidades de Alimentação e Nutrição que têm como princípios fundamentais a produção e a distribuição de refeições prontas saudáveis e a preços acessíveis. Basicamente os restaurantes dessa natureza são compostos pelos seguintes setores:

I. Recepção, Pré-Higienização, Estocagem e Administração.

II. Cozinha.

III. Refeitório.

IV. Complementares ou Eventuais.

Para cada um destes, a proporcionalidade de áreas, em percentagem, deve ser, respectivamente:

Carregando...
Q736956

Uma das maiores deficiências de projeto observadas na execução das obras em fachadas de edificações antigas é a falta de pontos de ancoragem em quantidade suficiente na cobertura da edificação. Quando esses pontos existem, não há pontos de ancoragem independentes para o cinto de segurança. No que se refere às condições e equipamentos de segurança pertinentes nesse tipo de edificação, julgue o item que se segue.

Em todo o perímetro da construção de edifícios com mais de quatro pavimentos ou altura equivalente, é obrigatória a instalação de uma plataforma principal de proteção na altura da primeira laje, no mínimo, um pé-direito acima do nível do terreno.

Carregando...
Q737029

Uma instituição pública instalada em imóvel acautelado em nível federal iniciará processo de reforma da edificação. Nessa situação,

no projeto de reforma, poderá ser indicada a utilização de recursos tecnológicos para assegurar o atendimento às exigências de acessibilidade.

Carregando...
Q737031

Uma instituição pública instalada em imóvel acautelado em nível federal iniciará processo de reforma da edificação. Nessa situação,

o projeto de reforma deverá assegurar a compatibilidade das soluções e adaptações em acessibilidade com as possibilidades do imóvel, para garantia da sua integridade estrutural e impedimento da descaracterização do ambiente natural e construído.

Carregando...
Q737036

Considerando as disposições do Decreto n.º 5.296/2004 e da ABNT-NBR 9050/2015, acerca de acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos, julgue o item a seguir.

As exigências de acessibilidade da ABNT-NBR 9050/2015 aplicam-se igualmente a edificações já existentes e a ser construídas.

Carregando...
Q737055

Julgue o item a seguir, relativo às condições e ao meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Em canteiros de obras onde haja trabalhadores alojados, é obrigatório existir ambulatório, independentemente da quantidade de trabalhadores da frente de trabalho.

Carregando...
Q737310

Acerca de conceitos, métodos e técnicas de apreensão e leitura do espaço urbano e da paisagem, julgue o item que se segue.

Na apreensão e na leitura dos espaços relacionados à paisagem cultural, a natureza é considerada matéria-prima da realidade e tem prevalência sobre aspectos econômicos e socioculturais do território.

Carregando...
Q737315

A respeito de intervenções, projetos urbanísticos e paisagísticos e conservação de jardins e parques históricos, julgue o item a seguir.

Nas intervenções propostas para jardins e parques históricos protegidos patrimonialmente, é vedado o uso de elementos que contrastem com a temporalidade dos bens existentes.

Carregando...
Q737372

Na contratação de um escritório de arquitetura para elaborar o projeto completo de construção de um edifício público, o fiscal técnico solicitou que o projeto garantisse a facilidade de sua execução e possibilitasse o emprego de materiais e mão de obra disponíveis no local, não só para a execução da obra, mas também para sua conservação. O fiscal recusou o estudo inicial apresentado pelo projetista, pois a solução proposta não atendia ao requisito da economicidade.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue o próximo item, com base na legislação vigente que trata de contratos públicos.

O fiscal técnico, assim como o projetista, é considerado também corresponsável técnico pelo projeto.

Carregando...
Q737384

Ao fiscalizar o contrato de uma obra pública, o fiscal técnico fez as seguintes observações:

● a garantia contratual exigida no contratado era abusiva, pois representava 10% do valor do contrato;
● após o início da obra, o arquiteto indicado no processo licitatório para fins de comprovação de capacitação técnica e que seria o futuro responsável técnico pela obra foi substituído por um outro arquiteto recém-formado;
● houve atraso na execução da obra devido às chuvas ocorridas no período, segundo a construtora.

A respeito da situação apresentada, julgue o item a seguir, à luz da legislação vigente.

Chuvas ocorridas no período de execução da obra podem ser justificativas legalmente aceitáveis de atraso de cronograma, desde que excepcionais ou imprevisíveis no período de ocorrência e tenham causado impactos nas atividades críticas da obra.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) Certo
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) C
  • 7) Certo
  • 8) Certo
  • 9) Certo
  • 10) Errado
  • 11) Errado
  • 12) Errado
  • 13) Errado
  • 14) Errado
  • 15) Certo
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282