Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 40 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q776555

A utilização de pacotes de geoprocessamento no planejamento urbano é feita para a produção, divulgação e análise de cartografia e bancos de dados capazes de agilizar a tomada de decisão pela gestão urbanística. Quanto à correlação entre princípios utilizados nas técnicas de geoprocessamento e de planejamento urbano, é correto afirmar que

Carregando...
Q760697

O geoprocessamento é um recurso crucial não apenas para o planejamento urbano, mas também para o projeto de arquitetura e urbanismo. Em relação ao geoprocessamento, no que diz respeito à representação vetorial e matricial para mapas temáticos, é correto afirmar que a Representação

Carregando...
Q477973

Entre os documentos disponíveis para uma compilação cartográfica, observou-se que um dos mapas, em escala 1:10.000.000, não explicitava, em suas informações marginais, a projeção utilizada. Como responsável pelo projeto, a decisão correta é:

Carregando...
Q477978

Um conjunto de estações geodésicas, materializadas no ano de 1968, teve suas coordenadas determinadas no sistema Córrego Alegre (CA ), associadas à rede CA61. De maneira a subsidiar a solução de uma demanda jurídica, essas estações precisaram ter novo posicionamento, para fins de verificação do memorial descritivo existente. Para efetuar o levantamento GPS, dispunhase de um único rastreador L1/L2. Tendo por base a otimização de recursos, bem como a garantia de qualidade necessária, de maneira a poder comparar as posições das estações de interesse, o profissional as rastreou:

Carregando...
Q477980

Mapas Murais do IBGE são confeccionados na escala de

1:5.000.000 e abrangem diversos temas. Foi solicitada à

Diretoria de Geociências a elaboração de um mapa desse tipo,

sobre um tema X, cuja digitalização produziu três áreas críticas.

Para emprego do método de representação por densidade de

pontos, onde cada ponto equivale a 50 unidades (und) de X, o

MAIOR valor possível para o símbolo do ponto deverá ser de:

Carregando...
Q477985

A Geografia Urbana, simplificadamente, é a parte da geografia que se dedica aos estudos inerentes à cidade, em seus mais variados aspectos. De modo a facilitar e dar suporte a esses estudos, diversos são os produtos provenientes do Geoprocessamento, dentre eles:

Carregando...
Q477992

Ao se modelar um problema a ser solucionado com auxílio de um Banco de Dados Geográficos, ou um SIG, durante a elaboração do Projeto Lógico, deve-se ter especial atenção:

Carregando...
Q477997

Uma determinada instituição, ou mesmo um profissional liberal, necessita de dados cartográficos. A Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE) é uma opção para suprir essa necessidade, porque possibilita:

Carregando...
Q478003

Para fins de detecção de construções irregulares, uma determinada prefeitura está empregando o recurso de câmeras fotográficas convencionais e drones para posterior georreferenciamento e atualização cadastral, na escala 1:2.000, de quarteirões com 500 m de lado. Sabendo-se que os negativos produzidos possuem 30 mm X 30 mm, e que a resolução típica de impressão é de 300 dpi, para que não haja perda de informação no processo de ampliação, a resolução mínima a ser utilizada para rasterização desses negativos é de:

Carregando...
Q477972

As elipses de Tissot são úteis para avaliação das características de uma projeção cartográfica e, normalmente, ficam definidas por seus dois eixos principais. Elipses com semieixos iguais a m0 = 0,80; m9 0 = 1,25 e m0 = 1,22; m90 = 1,48 são indicativas, respectivamente, de projeções:


Carregando...
Q477977

Na estimação de coordenadas por meio das tecnologias GNSS, o processamento das observações tem aspecto fundamental na obtenção de uma melhor qualidade das coordenadas. Na fase de processamento das observações, podem ser utilizados:

Carregando...
Q477984

O Geoprocessamento pode exercer ações que visem, por exemplo, a contribuir, garantir e facilitar, dentre outras, a divisão do território. Nesse sentido, a mudança do referencial geodésico brasileiro para o SIRGAS2000 influenciou:

Carregando...
Q477989

A base cartográfica disponível para um determinado projeto foi digitalizada vetorialmente e validada topologicamente no Sistema Geodésico SAD69. Ao importar as diversas camadas para um novo projeto, esse em SIRGAS2000, após a transformação das coordenadas entre os dois sistemas, o novo conjunto de dados:

Carregando...
Q477991

Analistas de geoinformação são profissionais que modelam a realidade geográfica e devem captar o conhecimento dos especialistas que constituirão os usuários finais dos SIG's, ou seja, devem representá-la de acordo com visões de mundo específicas. Por outro lado, o alto custo envolvido na coleta de dados remete à necessidade de troca ou complementação dos que são oriundos de sistemas distintos. Assim, quando se busca combinar diferentes visões, por equivalência semântica, para interoperabilidade emprega-se uma metodologia baseada em:

Carregando...
Q477996

Feições do mundo real são mais bem modeladas como Objetos Geográficos por possuírem uma geometria, um conjunto de propriedades (atributos que definem o seu estado) e um conjunto de métodos (que definem o seu comportamento). Na área do conhecimento de Sistemas em Computação e Informática, uma grande mudança ocorreu com o surgimento do paradigma da Orientação a Objetos, que permitiu uma evolução nos SIG. De acordo com esse paradigma:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) E
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) E
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) E
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282