Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 46 a 60 de 133 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 46 a 60
Questões por página:
Q640185

A gestão e coordenação de projetos é uma atividade de apoio na fase de desenvolvimento do processo de projeto. Essa atividade tem por objetivo integrar as decisões das diversas especialidades visando à melhoria global da qualidade dos projetos desenvolvidos. Compete à coordenação de projetos garantir que as soluções técnicas parciais das diversas especialidades sejam compatíveis entre si.

Nos projetos de parcelamento do solo na forma de loteamentos, os custos de implantação das redes de infraestrutura urbana correspondem aos seguintes percentuais:

Considerando as informações apresentadas e com base no quadro de percentuais do custo das infraestruturas, concluí-se que no gerenciamento de um projeto de parcelamento do solo, a compatibilização de projetos deve

Carregando...
Q640165

O projeto do Centro Cultural Jean Marie Tjibaou, em Nouméa, Nova Caledônia, de autoria de Renzo Piano com a colaboração de Paul Vicent, é composto por dez edificações, com tamanhos e funções diferentes (figura 1). O Centro Cultural está localizado em um promontório a leste de Nouméa, em um assentamento natural com fortes ventos a leste e calor intenso do sol sub-tropical. A cultura Kanak é celebrada, assim como a indissociabilidade entre o edifício e a natureza. Os Kanaks são povos encontrados por todo o Pacífico, mas se concentram em Nova Caledônia, e um dos aspectos de sua tradição é que as suas edificações não são permanentes, mas se adaptam aos materiais disponíveis, destacando uma relação harmoniosa com o meio ambiente. Entre as diversas soluções dadas ao projeto do Centro Cultural, inclui-se a do telhado duplo, em que o ar circula livremente entre duas camadas de madeira laminada e as claraboias, que regulam o ar abrindo-se e fechando-se conforme a intensidade do vento. As estruturas curvadas assemelham-se a cabanas e a maneira com que a madeira foi utilizada assemelha-se a fibras entrelaçadas usadas nas edificações existentes no local (figura 2).

A partir do texto e das figuras apresentadas, em relação ao projeto do Centro Cultural Jean Marie Tjibaou é correto concluir que

Carregando...
Q640172

Segundo o texto apresentado, os impactos ambientais gerados pelas paisagens em transformação podem ser minimizados

I. em cidades com índices urbanísticos proporcionais à capacidade do município de oferecer os serviços necessários à manutenção do estilo de vida que os usuários do novo edifício irão demandar, como energia, abastecimento de água, destinação dos resíduos e manutenção de vias para comportar o escoamento do tráfego advindo da nova edificação.

II. em cidades cuja morfologia da paisagem é preservada por uma taxa de ocupação compatível com as características físicas e ambientais da região, contribuindo para preservação da mobilidade urbana e de áreas livres, que podem garantir ainda visuais significativos e intrínsecos ao entorno das edificações.

III. em cidades onde as áreas de ocupação ilegal com impacto ambiental são objeto de regularização fundiária, acompanhado por agentes do governo municipal e técnicos preocupados em urbanizar e humanizar as favelas e palafitas que reúnem populações em situações de risco, que vivem ocupando áreas alagáveis e em terrenos com declive acentuado.

IV. em cidades que preservam, nos afastamentos das edificações, distâncias ideais para garantia do conforto natural nos edifícios possibilitada pela presença de áreas arborizadas em seu entorno, reduzindo, assim, o consumo de energia artificial utilizada para compensar o desconforto térmico e acústico nos ambientes internos da edificação.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q640177

Entre 1902 e 1906, o prefeito do então Distrito Federal, Francisco Pereira Passos, empreendeu diversas ações públicas para transformar o espaço urbano do Rio de Janeiro. As referências de Passos eram as grandes reformas europeias do século XIX. A política do "bota-abaixo", como ficou popularmente conhecida, realizou um grande número de demolições na área central da cidade.

A partir do texto e com relação às reformas urbanas do Rio de Janeiro, avalie as afirmações a seguir.

I. Os termos "melhoramento" e "embelezamento" urbano são recorrentemente utilizados pelo governo e significam a imposição de valores estéticos e a criação de uma nova aparência para as cidades, com ênfase na técnica e na estética.

II. A erradicação da população residente na área central foi acompanhada por uma política habitacional que implantou centenas de edificações precárias nas áreas periféricas, formando os primeiros grandes vazios urbanos no Rio de Janeiro.

III. Desde 1875 já se estabelecia um plano para atenuar a crise sanitária pela qual passava a cidade, com propostas para enfrentar os problemas das inundações com ações no espaço urbano. O plano também contemplava saneamento de habitações, pois elas eram vistas como focos de epidemias.

IV. A proliferação das habitações coletivas, como cortiços, estalagens e casas de cômodos, eram problemas enfrentados na administração de Pereira Passos. A demolição, em um só dia, do cortiço conhecido como "Cabeça de Porco" levou à ocupação do morro vizinho, com a construção de casebres a partir do refugo da demolição.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q640184

O Projeto Piloto de Acessibilidade para o Centro Histórico de Salvador, Bahia, teve como objetivo a implantação de uma rota acessível e foi concebido a partir do conceito de módulo de acessibilidade, que prevê a promoção de espaços capazes de possibilitar o acesso pleno a todos os cidadãos. Os desafios para sua construção envolveram profissionais de arquitetura e engenharia em um projeto que permite o acesso da pessoa com deficiência ao patrimônio histórico e cultural.

A partir do texto acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As rotas acessíveis no Centro Histórico devem apresentar um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecte ambientes externos ou internos de espaços de edificações utilizando rampas.

PORQUE

II. A concepção de espaços acessíveis no Centro Histórico é uma ação emblemática que rompe o paradigma de que acessibilidade e patrimônio histórico são temas incompatíveis.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q640189

Por um lado, Pinon alerta fortemente contra determinados aspectos dos programas CAD: a precisão excessiva exigida por uma ferramenta mais orientada à razão que aos sentidos; a grande oferta e facilidade da cópia de soluções pré-prontas e representações padronizadas; e, em especial a possibilidade de facilitar, e até mesmo estimular, a experimentação formal inconsequente e, muitas vezes, pouco fundamentada.

Por outro lado, no entanto, o autor afirma que as qualidades potenciais positivas destes softwares, especialmente daqueles que apresentam interfaces mais intuitivas, que permitem a modelagem em variados graus de definição do objeto arquitetônico, abrem inúmeras possibilidades de visualizar os objetos e, até mesmo, permitem chegar ao detalhe construtivo, em saltos de escala contínuos, sem perda do foco no todo e no processo.

Observe, a seguir, imagens de um projeto que conquistou o segundo lugar no concurso [SYDNEY] Container Vacation House, em 2013.


A partir do texto e considerando as imagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. As imagens apoiam a afirmação de Pifion no sentido de demonstrar a possibilidade que o auxílio do CAD oferece de dar "saltos" em escala de percepção do edifício. As perspectivas mostram o edifício em sua inserção no local, a qualidade do espaço do terraço da piscina; além disso, uma isometria explodida explicita a construção da forma.

II. A utilização de containers no projeto das casas demonstra uma tendência dos programas CAD, que é a de exigir precisão excessiva e de propiciar o uso de elementos repetidos, de catálogo e padronização de representação.

III. O resultado formal do projeto, de certa maneira, confirma a preocupação de Pifion com as experimentações geométricas inconsequentes. O telhado apresenta formas angulares que aparentemente se justificam pela desordem dos containers que compõem os volumes da casa, mas as imagens não permitem julgar as intenções conceituais dos autores.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q640191

A partir das informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O custo de implantação inicial para aqueles que já possuem um mapeamento base associado a um banco de dados geográfico é pequeno, aumentando assim as vantagens do uso do SIG em regularização de ocupações irregulares ou favelas.

PORQUE

II. A gestão de regularização fundiária pode melhorar significativamente com o uso do geoprocessamento por meio de análises simples ou multicriteriais associadas à representação espacial.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q228357

O arquiteto tem poucas alternativas econômicas para os planos horizontais, pois duas terças partes de seu custo são formadas pela estrutura resistente de concreto, para a qual se apresentam poucas possibilidades de substituição. (...) Os planos verticais, pelo contrário, apresentam inúmeras alternativas, tanto para o desenho quanto para o uso de materiais. Os 40% do custo total da construção que representam têm, aproximadamente, a seguinte distribuição: um terço para as paredes exteriores e dois terços para as paredes divisórias internas.
MASCARÓ, J. L. O custo das decisões arquitetônicas. São Paulo: Nobel. 1985. p. 6 (com adaptações).

Com base no texto, e levando-se em conta apenas o custo dos planos verticais das edificações representadas esquematicamente em planta baixa nos desenhos a seguir, qual das alternativas representa a edificação de menor custo?


Carregando...
Q228340

No livro Os Pilares da Terra, o escritor britânico Ken Follet descreveu, minuciosamente, a construção de uma catedral gótica no interior da Inglaterra no século XII. O fragmento do romance, a seguir transcrito, reflete o fascínio de Tom, o construtor, pela catedral: “Tinha trabalhado numa catedral uma vez – Exeter. No princípio havia encarado aquele trabalho como outro qualquer. [...] Entretanto percebera depois que as paredes de uma catedral não precisavam ser apenas boas, mas perfeitas. Além de a catedral se destinar a Deus, a construção era tão grande que a menor obliquidade nas paredes, o mais ínfimo desvio do nivelamento absoluto, enfraqueceria fatalmente a estrutura.”



A partir do texto e da figura apresentados e considerando o sistema estrutural de uma catedral gótica conclui-se que

I. a principal diferença entre os arcos românicos e os arcos góticos está na forma pontiaguda desses últimos, que, além de introduzir uma nova dimensão estética, tem como importante consequência a redução dos empuxos dos arcos em cerca de 50%.

II. do ponto de vista estrutural, o gótico representou a passagem da estrutura pesada das catedrais românicas, para uma estrutura mais leve, na qual os esforços eram absorvidos por um sistema estrutural com base em abóbadas de berço localizadas logo abaixo do telhado.

III. os arcobotantes têm uma superfície superior reta e uma superfície inferior curva, de modo que seus eixos quase retos seguem a linha dos empuxos da abóbada, enquanto sua forma levemente arqueada mostra como eles suportam seu próprio peso graças à ação do arco.

IV. as paredes resistiam tanto aos esforços verticais, quanto aos esforços horizontais gerados pelo vento, abóbadas e telhado, exigindo uma preocupação maior com o comportamento estrutural, o que foi um passo fundamental na transformação do conhecimento estrutural empírico em conhecimento científico.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q228338

Foi com a consolidação e expansão do capitalismo, permitida pela Revolução Industrial, que as cidades, principalmente os seus centros, viriam a receber ampla e sistematicamente o impacto decorrente de políticas públicas e suas ações “corretivas”.
DEL RIO, apud VALENTIN, L. S. O. Requalificação urbana, contaminação do solo e riscos à saúde: um caso na cidade de São Paulo. São Paulo: Annablume, 2007, p. 89 (com adaptações).

A partir do texto e considerando a história das cidades, o marco inicial das transformações urbanas praticadas pelo Estado aconteceu

Carregando...
Q228352

A transformação do Reichstag está embasada em quatro questões: o significado do Bundestag como um fórum democrático; um compromisso com a acessibilidade ao público; uma sensibilidade para com a história; e uma agenda ambiental rigorosa. Sublinhando valores de clareza e transparência, a cúpula de vidro é um novo marco para Berlim, e um símbolo do vigor do processo de mocrático alemão.



Considerando as premissas de projeto apresentadas pelo escritório de Norman Foster para a requalificação do Reichstag e as imagens apresentadas do edifício após a intervenção, avalie as afirmações a seguir.

I. O caráter de fórum democrático do Parlamento Alemão (Bundestag) está reforçado no projeto pela transparência nos fechamentos e na cúpula.

II. O público tem amplo acesso ao edifício e pode acompanhar o trabalho parlamentar pelos planos de vidro, assim como pela cobertura envidraçada entre o salão principal e a cúpula.

III. A reconstrução da cúpula, embora marcante, não atende às recomendações da Carta de Veneza, pois segundo esta, as reconstruções devem seguir seu formato original.

IV. A colocação de elementos refletivos no centro da cúpula permite que o salão principal do Parlamento receba iluminação natural, que é controlada por filtros móveis.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q228333

A tendência de mercado é o uso do BIM (Building Information Modeling) como ferramenta para desenvolvimento de projeto, que pode se definir como um Modelo Integrado de Informação para a construção. A filosofia dos programas CAD, com tecnologia BIM, é integrar toda a informação necessária a um projeto na sua fase inicial, para que esta informação esteja disponível para outras aplicações, atualizando-as no decorrer do projeto, resultando em um banco de dados virtual com todas as informações e vistas geradas a partir do modelo.
Especial BIM. In: Revista AU, ano 28, n. 208, julho 2011, p. 58-75.

Nesse sentido, o sistema BIM

I. atualiza as vistas do projeto conforme as modificações resultantes do desenvolvimento das etapas do projeto por meio da inserção de parâmetros.

II. serve como ferramenta de visualização usada para compor geometrias, formas tridimensionais e alternativas de materiais.

III. permite a extração de dados inerentes ao projeto como custo ou quantitativos de materiais.

IV. apresenta falta de precisão e rigidez na concepção, o que impossibilita o desenvolvimento de formas mais complexas no projeto.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q228345

Na concepção do bioclimatismo aplicado ao desenho urbano, para cada região, existem princípios referentes à localização de um assentamento, ao tipo de traçado urbano e à morfologia do local (forma, vias, lotes e tamanho dos espaços construídos), que propiciam conforto térmico ambiental. Esses princípios são determinados em função

Carregando...
Q228337

Uma das vantagens do uso de sistemas informatizados no processo de projeto em arquitetura é a possibilidade de simulação, com vistas à avaliação do desempenho das edificações. Uma simulação que procure avaliar uma edificação em termos de desempenho térmico deverá levar em conta, entre outros fatores, a delimitação de zonas térmicas, o padrão de ocupação, os materiais de vedação e revestimento, a orientação solar das fachadas e o sistema de ar-condicionado utilizado.

Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. Os ambientes de uso distinto não podem ser agrupados na mesma zona térmica, mesmo com ganhos térmicos equivalentes.

II. O peso dado a cada um dos fatores independe das necessidades de avaliação.

III. Na delimitação das zonas térmicas, os limites não precisam ser necessariamente físicos.

IV. O nível de detalhamento da modelagem tridimensional para avaliação do desempenho térmico é o mesmo para a avaliação da iluminação natural.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q228332

O êxodo da população rural em direção às cidades é um processo vinculado ao desenvolvimento das sociedades modernas e um dos fatores responsáveis pela urbanização acelerada. Nos países pobres, essa urbanização acelerada causa uma série de problemas, tais como: violência, miséria dos subúrbios, falta de transporte, entre outros. No entanto, verifica-se que é nas cidades que se encontram mais oportunidades de trabalho e de estudo. Nos países ricos, a porcentagem de pessoas que vivem nas cidades já ultrapassou 80% da população.

O crescimento mencionado no texto trouxe como consequência novas formas de aglomerações urbanas, entre as quais se incluem a

I. megalópole, definida como uma conurbação que compreende metrópoles e suas respectivas regiões metropolitanas.

II. região metropolitana, assimilada por uma região influenciada por uma metrópole integrada a uma série de municípios vizinhos.

III. rurbanização, um processo de desenvolvimento socioeconômico que combina valores e estilos de vida rurais e valores e estilos de vida urbanos.

IV. metrópole, entendida como grandes cidades que oferecem uma ampla quantidade de serviços ou funções - comércio, saúde, educação, lazer etc.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 46) A
  • 47) B
  • 48) D
  • 49) D
  • 50) B
  • 51) C
  • 52) B
  • 53) A
  • 54) C
  • 55) D
  • 56) D
  • 57) A
  • 58) E
  • 59) B
  • 60) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282