Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 31 a 45 de 133 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 31 a 45
Questões por página:
Q640190

Primeira fase do uso da tecnologia em arquitetura:

Segunda fase da tecnologia em arquitetura:

Terceira fase da tecnologia em arquitetura:

A partir das informações e da análise das imagens apresentadas, conclui-se que o principal objetivo da terceira fase do uso da tecnologia em arquitetura é

Carregando...
Q640168

A partir do texto e do diagrama de estratégias projetuais do Parque La Villette, avalie as afirmações a seguir.

I. No diagrama estão representados três layers (camadas) que representam três diferentes estratégias de apropriação do espaço e do programa do parque, na seguinte ordem: linhas, pontos e superfícies.

II. O layer dos pontos organiza em grelha ortogonal sobre o parque uma coleção de edículas vermelhas conhecidas como folies, onde funcionam bares, bibliotecas, videotecas, mirantes, galerias etc.

III. A estratégia de sobrepor os três layers (camadas) resulta em uma composição em que a ordem, a clareza dos elementos compositivos e as proporções entre as partes acabam por predominar na percepção do todo do parque.

IV. A sobreposição de camadas programáticas explora o conflito entre as necessidades diversas do público potencial do parque, com a intenção de oferecer aos usuários experiências inesperadas, surpresas e mudanças de expectativas.

V. A proposta de Tschumi acomoda, por sobreposição e justaposição, diferentes necessidades espaciais programáticas do público frequentador do parque: o movimentar-se, o estar em ambiente abrigado (edificações) e as atividades ao ar livre.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q640170

A partir do texto apresentado, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O Projeto de Intervenção Urbana de Puerto Madero, em Buenos Aires, destacou-se pela recuperação do patrimônio histórico constituído pelos antigos armazéns e pela preocupação com a questão ambiental concretizada na implementação de parques e espaços públicos.

PORQUE

II. Quando se fala de Projetos Urbanos, entende-se que se trata de um conjunto de ações que reúnem grandes obras de infraestrutura ou operações urbanas, que envolvem a recuperação ou regeneração de áreas industriais, portuárias, ferroviárias, de centros históricos ou centralidades vinculadas a modos de produção ou transporte a serem atualizados.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q640175

Desde o período colonial, a criação de cidades projetadas tem sido determinante para o processo de urbanização do território brasileiro. Todavia, da criação de Aracaju, em 1855, até a inauguração de Brasília, em 1960, constituí-se um período no qual novas cidades foram criadas para atender a funções específicas. As cidades capitais, as cidades de colonização, as cidades empresariais e as cidades balneárias, por exemplo, marcam a conformação da rede urbana brasileira, direcionando, diversificando e hierarquizando o desenvolvimento do território nacional.

A partir do texto e considerando as cidades projetadas brasileiras, avalie as afirmações a seguir.

I. Belo Horizonte e Goiânia são cidades projetadas e capitais dos estados de Minas Gerais e Goiás, respectivamente. Foram inauguradas ainda durante o Império e possuem referências de modelos formais franceses em seus planos iniciais.

II. Belo Horizonte substituiu a antiga capital de Minas Gerais, Ouro Preto, inserindo-se em uma localização com possibilidades de acessos mais facilitados, com relevo mais suave e sem ocupação urbana expressiva.

III. O plano inicial de Goiânia tem como característica a adequação do traçado ao relevo; o centro administrativo é valorizado por se situar no ponto mais alto do sítio urbano, onde os edifícios são organizados e dispostos em uma praça central para a qual convergem três grandes avenidas.

IV. Brasília, na junção de seus eixos viários principais, possuí um centro conformado por uma grande plataforma em três níveis. A organização do centro da cidade em torno do cruzamento das vias principais e da rodoviária tem como significado simbólico o nascimento da capital na era da civilização do automóvel.

V. Brasília foi projetada como símbolo da política nacional desenvolvimentista de Juscelino Kubitschek, com o propósito de dar forma concreta à modernidade brasileira.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q640182

A vegetação do meio urbano desempenha diversas funções ligadas e influenciadas por aspectos sociais, culturais, econômicos e, sobretudo ecológicos, interferindo fortemente nas condições de conforto.

Considerando as informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A qualidade ambiental proporcionada pela arborização urbana em suas diversas configurações, concentrações, densidades, alturas e sua inserção no ambiente das cidades é proporcional à temperatura do ar.

PORQUE

II. A transpiração proporcionada pelas folhas das árvores mitiga o efeito de calor das ilhas urbanas, interferindo na temperatura do ar, na velocidade do vento, na umidade relativa e na sensação térmica das pessoas que transitam pelas superfícies urbanas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q640187

Observe a figura a seguir, que exibe as interfaces do processo de projeto.

O estudo da interdependência entre as fases do processo de projeto e seus agentes explicita cinco interfaces, exibidas na figura apresentada. A interface i1 relaciona as necessidades e características do cliente com o desenvolvimento do projeto. A interface entre os projetistas de especialidades é representada por i2. A interface i3 representa a construibilidade e a elaboração dos projetos detalhados para a execução da obra, atendendo as especificações do produto. A interface i4 representa o acompanhamento da obra e elaboração do as built. A necessidade de acompanhar o uso e manutenção do empreendimento está indicada na interface i5.

Ressalta-se que o projeto de um empreendimento é desdobrado em diversos projetos: Projeto de Arquitetura, Projeto de Instalações e Equipamentos, Projeto de Canteiro de Obras, Projeto de Estruturas e Fundações, Projeto de Paisagismo, Projeto as built.

Cabe acrescentar que o Planejamento e Organização da Obra também faz parte do projeto de um empreendimento do setor da construção civil.

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. As interações entre os projetistas de especialidades distintas garantem, por si só, a compatibilização dos projetos.

II. O projeto do canteiro de obras depende do planejamento e da organização da obra.

III. A coordenação de projetos atua em diversas áreas do conhecimento.

IV. A execução da obra e a elaboração dos projetos são processos independentes.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q640167

A partir do texto e da imagem apresentada, é correto afirmar que

Carregando...
Q640174

Analise o quadro a seguir referente a algumas atividades associadas a alterações ambientais e o impacto a elas correspondente.

Considerando as informações apresentadas, assinale a opção que apresenta a correspondência correta entre determinada atividade e o impacto ambiental relacionado a ela.

Carregando...
Q640179

Considerando o texto apresentado, assinale a opção que indica a concepção em que se baseiam as principais ações urbanísticas decisivas para a transformação de Medelim.

Carregando...
Q640181


Considerando as diretrizes e normatizações instituídas pelo Estatuto da Cidade, avalie as seguintes afirmações acerca das Operações Urbanas Consorciadas.

I. A Operação Urbana Consorciada pode ter incentivos concedidos pelo poder público desde que contemple ações que visem a reduzir os impactos ambientais, recuperando, por exemplo, os recursos hídricos existentes na área, além do uso de tecnologias voltadas à economia de recursos naturais.

II. No Estatuto da Cidade há a previsão de formulação de uma lei específica para a Operação Urbana Consorciada, que deve ter como base o Plano Diretor Municipal. O Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança faz parte do conteúdo mínimo de uma lei específica da Operação Urbana Consorciada.

III. Um dos dispositivos que pode ser utilizado em uma Operação Urbana Consorciada são os investimentos em Certificado Especial de Potencial Adicional de Construção (CEPACs), em que parte dos recursos arrecadados podem ser aplicados em outras áreas da cidade, como em operações urbanas consorciadas.

IV. A obrigatoriedade de se constituir o controle compartilhado da Operação Urbana Consorciada com a sociedade civil deve ser contemplada com a criação de um órgão colegiado de gestão da Operação Urbana Consorciada para estar de acordo com os princípios da gestão democrática estabelecidos no Estatuto da Cidade.

V. A justa distribuição dos ônus e dos benefícios decorrentes do processo de urbanização significa a recuperação, para a coletividade, da valorização imobiliária resultante da ação do poder público. A criação de Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIs) é um instrumento que contempla essa premissa e, portanto, a sua existência na área da Operação Urbana Consorciada é compulsória.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q640186

O trabalho de compatibilização do projeto arquitetônico com os complementares- estrutural, hidrossanitário, elétrico etc - é uma importante etapa na consolidação do projeto arquitetônico. Essa tarefa se faz ainda mais importante nos projetos de obras de maior porte.

Acerca desse assunto, avalie as afirmações a seguir.

I. A interlocução com os projetistas complementares só é aconselhável após a conclusão do projeto legal.

II. O projeto arquitetônico em nível executivo deve ser realizado após a compatibilização com os projetos complementares.

III. O projeto estrutural apresentado pelo calculista pode ser alterado em função de questões estéticas, o que deve ser feito por esse mesmo profissional.

IV. O conhecimento prévio de noções básicas de instalações prediais por parte do arquiteto elimina a necessidade da participação de projetistas complementares nesse processo.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q640166

Considerando o texto e as imagens apresentadas, avalie as afirmações a seguir.

I. O projeto representado na figura 1 exemplifica-o conceito de Relevos.

II. O espaço que aparece na figura 2 exemplifica-o conceito de Tapetes.

III. A figura 3 exemplifica-o conceito de Dobras.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q640173

Com base nas informações apresentadas no texto e nas imagens, é coerente afirmar que os projetos de cidades com responsabilidade socioambiental devem compreender e priorizar

Carregando...
Q640178

O transporte é um importante instrumento de direcionamento do desenvolvimento urbano das cidades. A mobilidade urbana bem planejada, com sistemas integrados e sustentáveis, garante o acesso dos cidadãos às cidades e proporciona qualidade de vida e desenvolvimento econômico.

A Lei n. 0 12.587/12 institui a Política Nacional de Mobilidade Urbana, em atendimento à determinação constitucional de que a União institua as diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive transportes, além de tratar de questões da política urbana estabelecida pelo Estatuto da Cidade.

De acordo com a Política Nacional de Mobilidade, aprovada em 13 de abril de 2012, avalie as afirmações a seguir.

I. Aumentar a capacidade da infraestrutura de transportes por si só não soluciona o problema do tempo de deslocamento das pessoas entre casa e trabalho. Outras ações devem ser implementadas, como investimentos em transporte coletivo de qualidade e em modais de transporte alternativos.

II. Obter êxito na política urbana e de transporte nem sempre significa conciliar sustentabilidades ambiental e social com as políticas de transporte. Muitas cidades possuem sistemas de transportes eficientes, porém têm grandes extensões territoriais e baixa densidade populacional.

III. Priorizar modais não motorizados e do transporte coletivo, estabelecer padrões de emissão de poluentes, promover a gestão democrática e o controle social do planejamento e da avaliação da política de mobilidade, além da nova gestão sobre as tarifas de transporte e a integração de políticas de desenvolvimento urbano são diretrizes da Política de Mobilidade Urbana.

IV. Inserir estacionamentos públicos e privados em locais de maior circulação e alta densidade populacional é uma das estratégias para a efetivação da mobilidade urbana sustentável.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q640180

As lajes cogumelo são utilizadas com frequência desde os primórdios da arquitetura moderna nas estruturas de concreto armado. O tipo de laje cogumelo mais utilizado é o de espessura única constante, sem capitéis. Por apresentar algumas vantagens em relação ao sistema de laje maciça com vigas, esse tipo de laje é, ainda hoje, muito utilizado por arquitetos e engenheiros.

São vantagens desse tipo de laje

I. a possibilidade de vencer vãos maiores que a laje maciça comum (mantendo-se os mesmos vãos).

II. a maior rapidez de construção, por demandar um cimbramento (forma) muito mais simples, vantagem que se amplia quando da execução de andares múltiplos, com repetição de formas.

III. a flexibilidade no posicionamento dos pilares, que não precisam obedecer a uma malha definida, bastando que obedeçam a uma equidistância razoável entre si para manter sua espessura constante.

IV. a possibilidade de utilização de fachadas com aberturas horizontais contínuas (janelas em fita), sem a interrupção por pilares periféricos, que passam a se posicionar recuados em relação à fachada, em função da distância que necessitam ter da borda para combater os esforços de punção.

V. a possibilidade de diminuição das distâncias entre pisos e, consequentemente, da altura total da edificação em prédios que recebem tubulação de ar condicionado sobre o forro, em função da inexistência de vigas (considerando-se a manutenção de uma mesma altura útil sob o forro).

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 31) D
  • 32) E
  • 33) A
  • 34) D
  • 35) A
  • 36) B
  • 37) C
  • 38) C
  • 39) E
  • 40) A
  • 41) D
  • 42) E
  • 43) D
  • 44) A
  • 45) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282