Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 242 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q766458

Em relação à arqueologia pré-colonial do litoral de Santa Catarina, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras (V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

( ) Durante pesquisas arqueológicas do sítio Rio do Meio foi encontrado um fragmento ósseo gravado, e essa gravura se assemelha às representações rupestres do litoral de Santa Catarina.

( ) A existência de traumas agudos como, por exemplo, fraturas no crânio e face, bem como lesões causadas por pontas de projétil, são dados disponíveis que revelam a existência de conflitos entre essas populações desse período.

( ) Em sítios arqueológicos do tipo sambaqui é comum observarmos a presença de ocre nas estruturas funerárias.

( ) Pesquisas arqueológicas atuais revelaram que as representações rupestres foram produzidas por grupos Guarani.

( ) Frequentemente sepultamentos secundários Guarani ocorrem em urnas funerárias com os ossos pintados de ocre.

Carregando...
Q766453

Em sítios com muito material de origem animal e vegetal de pequenas dimensões, qual é o método de coleta mais recomendado?

Carregando...
Q766465

A Carta de Lausanne (1990) versa sobre:

Carregando...
Q766446

Assinale a alternativa correta em relação à arqueologia darwiniana ou selecionista.

Carregando...
Q766460

“Jê meridionais” é um termo utilizado:

Carregando...
Q766452

Sobre a realização de uma escavação e o mapeamento de intervenções e artefatos, indique se as afirmativas abaixo são verdadeiras ( V ) ou falsas ( F ) e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo. ( ) Definir uma malha de escavação para o mapeamento e um ponto zero para o registro da profundidade dos vestígios encontrados. ( ) Em hipótese alguma devem ser utilizadas ferramentas pesadas, tais como picaretas, enxadões e pás nas atividades de escavação. ( ) A unidade padrão de área para escavação mais comumente utilizada em arqueologia é 1 m2, possibilitando a visualização e controle da estratigrafia. ( ) A técnica de escavação por níveis naturais obedece a estratigrafia e a orientação das camadas arqueológicas. ( ) Deve-se padronizar a forma de registro (cadernetas, fichas, etiquetas, fotografias, croquis, coletas, etc.) possibilitando maior sistematicidade e controle das atividades de campo e laboratório.

Carregando...
Q766457

Devido a um processo de erosão decorrente de ação fluviomarinha, estruturas de estacas com troncos de plantas, amarrados com fibras, artefatos em fibras em forma de nós, cordas e trançados, sementes queimadas e não queimadas são macrovestígios arqueológicos que foram encontrados em um sambaqui do litoral norte de Santa Catarina. Assinale a alternativa que indica o nome desse sambaqui.

Carregando...
Q766464

Em Santa Catarina, os bens arqueológicos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artísitico Nacional são:

Carregando...
Q766445

São características do processualismo:

Carregando...
Q766449

Os sítios arqueológicos são afetados por inúmeros processos culturais e naturais que podem modificar os padrões originais de deposição cultural. Alguns desses processos produzem movimentação de artefatos mesmo após seu completo abandono. Indentifique abaixo as possíveis causas ou fatores documentados na literatura capazes de promover a movimentação pós-deposicional de peças em um sítio arqueológico e assinale a alternativa correta. I. Raízes, cupins, tatus, queda de árvores. II. Escoamento superficial difuso ou concentrado, formigas, minhocas, movimentos de massa, deflação por ação eólica. III. Limpeza, reuso, refugo primário e secundário. IV. Arado, movimentação de máquinas, pisoteamento de animais e pessoas, escavação arqueológica. V. Intemperismo da rocha fonte, estratigrafia, argiloturbação.

Carregando...
Q766456

Em relação à arqueologia catarinense, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766463

Analise as afirmativas a seguir em relação à legislação que rege o patrimônio arqueológico e assinale a alternativa correta. I. A Portaria nº 195, de 18 de maio de 2016, dispõe sobre procedimentos para solicitação de movimentação de bens arqueológicos em território nacional. II. A Portaria nº 196, de 18 de maio de 2016, dispõe sobre procedimentos para solicitação de remessa de material arqueológico para análise no exterior. III. A Portaria nº 197, de 18 de maio de 2016, dispõe sobre a conservação de bens arqueológicos móveis, cria o Cadastro Nacional de Instituições de Guarda e Pesquisa, o Termo de Recebimento de Coleções Arqueológicas e a Ficha de Cadastro de Bem Arqueológico Móvel. IV. A Instrução Normativa nº 001, de 25 de março de 2015, estabelece os procedimentos administrativos a serem observados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional nos processos de licenciamento ambiental dos quais participe.

Carregando...
Q766451

Em relação à antracologia, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q766444

O Último Máximo Transgressivo foi um evento que:

Carregando...
Q766443

Sobre as relações da arqueologia com outras ciências, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O estudo de microrrestos vegetais, como grãos de pólen e amido, fitólitos e diatomáceas, permite a reconstrução dos paleoambientes associados a sítios arqueológicos, além de auxiliar nas questões tafonômicas e de proveniência. II. Os processos pedogenéticos são importantes no estudo da formação de sítios arqueológicos, já que consideram a fragmentação e o arraste de artefatos em decorrência do pisoteamento por animais e seres humanos. III. A geoarqueologia é a utilização de técnicas e métodos das geociências no levantamento arqueológico, em especial nos estudos prospectivos de campo por meio de análises geoquímicas, exigindo a presença de especialistas, como geólogos, geomorfólogos e geoquímicos. IV. A datação radiométrica é um método essencialmente físico-químico e que independe do olhar interdisciplinar, cabendo ao arqueólogo a coleta adequada, a seleção e o envio das amostras aos laboratórios especializados. V. Arqueobotânica é o estudo dos restos vegetais encontrados em variados depósitos naturais e antrópicos antigos. Por sua vez, a paleoetnobotânica corresponde à análise e interpretação de vestígios arqueobotânicos com o objetivo de fornecer informações sobre as interações entre populações humanas e plantas.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 5) B
  • 9) E
  • 13) C
  • 2) A
  • 6) B
  • 10) A
  • 14) C
  • 3) B
  • 7) C
  • 11) C
  • 15) D
  • 4) C
  • 8) C
  • 12) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889