Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 460 questões.

Salvar em Meus Filtros Limpar filtro
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q768423

A prática da calagem é de grande importância para o manejo da fertilidade do solo. Após a realização da calagem, aplicando o calcário agrícola, por exemplo, espera-se que ocorra no solo, EXCETO:

Carregando...
Q768435

Atenção: essa questão foi anulada pela banca organizadora, servindo apenas para consulta.

A Hemileia Vastratrix Berk. & Br. é o fungo causador da ferrugem no cafeeiro. Para o manejo da doença é preciso monitorar a lavoura para que o controle seja realizado antes da doença causar danos significativos à planta. Deve-se avaliar a incidência do fungo por meio da amostragem, adotando os seguintes procedimentos:

Carregando...
Q768430

A construção de um novo sistema de produção agroecológico deve ser norteada por um princípio geral: quanto mais um agroecossistema se parecer com o ecossistema da região biogeográfica em que se encontra, em relação à sua estrutura e função, maior será a probabilidade desse agroecossistema ser sustentável. Para a construção de um sistema agroecológico, alguns passos ou etapas são indicados, EXCETO:

Carregando...
Q768428

Para a determinação da Evapotranspiração de Referência (ET0), um dos métodos mais recomendados é o de Penman-Monteith FAO 56. Na equação para a obtenção da ET0 por esse método, são necessárias variáveis climáticas, fornecidas por estações meteorológicas. Dentre essas variáveis, podemos destacar:

Carregando...
Q768442

O Coffea canephora é uma espécie alógama. Por isso, as áreas de cultivo precisam apresentar ampla diversidade genética. Em lavouras implantadas com poucos genótipos, diversos problemas podem ocorrer, EXCETO:

Carregando...
Q765873

As sementes de algumas espécies, quando colocadas em condições ambientais favoráveis, não germinam, por apresentarem dormência. As sementes desenvolvem a dormência como um mecanismo de sobrevivência, e sua superação está relacionada a fatores que ameaçam a espécie. Levando em consideração seus conhecimentos sobre dormência e tratamentos para sua superação, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q768434

As cultivares de Coffea canephora “Diamante ES 8112, Jequitibá ES 8122 e Centenária ES 8132" foram obtidas por meio de melhoramento genético nos campos experimentais do Incaper. As variedades mencionadas apresentam a maturação dos frutos precoce, intermediária e tardia, respectivamente, permitindo ao produtor escalonar a colheita, contribuindo para a qualidade do café. O número de clones que compõe cada uma das três cultivares é:

Carregando...
Q768422

O conhecimento de nutrição mineral de plantas, especialmente sobre a mobilidade dos nutrientes nos vegetais é de grande importância para a realização da diagnose visual, objetivando identificar sintomas de deficiência nutricional em plantas. Com base na mobilidade dos nutrientes no floema, podemos esperar, em plantas deficientes em Nitrogênio, Enxofre e Magnésio, que os sintomas iniciais se manifestem respectivamente em:

Carregando...
Q768439

Um grande número de enfermidades em aves pode ser prevenido utilizando vacinas vivas (atenuadas) ou mortas (inativas). Dentre as diferentes formas de aplicação das vacinas, o método de vacinação massal mais disseminado em avicultura é:

Carregando...
Q768427

A aplicação de composto orgânico em sistemas agroecológicos é uma importante estratégia para o aumento da fertilidade do solo das áreas cultivadas. Na mistura de resíduos utilizados para a compostagem, recomenda-se inserir esterco bovino, esterco de aves ou plantas da família Fabaceae (anteriormente classificadas como leguminosas), pois esses materiais:

Carregando...
Q768441

Na cultura da banana, a multiplicação nos plantios convencionais ocorre por meio de rebentos. Algumas mudas não são indicadas para o plantio por possuir baixa reserva nutricional, além de proporcionar longo ciclo vegetativo. Essas são características de:

Carregando...
Q765872

Para maior eficiência no combate aos incêndios florestais, é recomendável ter ferramentas e equipamentos de uso exclusivo para esse fim. Nesse sentido, considere os seguintes equipamentos e ferramentas:

1 - Ferramentais manuais utilizadas no combate: McLeod, extintor costal, enxada, gorgui e abafador.

2 - Equipamentos de proteção individual: lanterna, cantil, luvas, bota, capacete e roupa.

3 - Motosserra e atomizador costal.

4 - Trator com lâmina e motoniveladora.

São equipamentos e ferramentas para o combate a incêndios florestais:

Carregando...
Q765871

A queima controlada é definida como sendo a aplicação controlada do fogo em material combustível, sob determinadas condições meteorológicas, de tal forma que favoreça certos objetivos do manejo. A respeito do assunto, considere as seguintes afirmativas:

1 - A queima de flancos foi desenvolvida para queima em áreas montanhosas e consiste em acender linhas de fogo simultaneamente, partindo de um único ponto no ápice da montanha e fazendo progredir para a parte de baixo.

2 - A queima central é utilizada principalmente na eliminação de resíduos de exploração, para o preparo do terreno para o plantio ou para melhorar o hábitat da fauna silvestre em pequenas aberturas ou clareiras na floresta.

3 - A queima contra o vento é a técnica mais fácil e segura, desde que haja predominância de vento constante tanto em sentido como em velocidade.

4 - A queima em Chevron (em “V") consiste em acender linhas de fogo paralelas ao sentido do vento, de modo que o fogo se propague formando um ângulo reto.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q768421

A essencialidade de elementos minerais e orgânicos às plantas começou a ser demonstrada em 1804, pelos trabalhos de Saussure. A partir daí, ainda no século XIX, foi comprovada a essencialidade de todos os macronutrientes, além do ferro. Para os micronutrientes, a essencialidade foi comprovada por diversos estudos, especialmente na primeira metade do século XX. Porém, para um micronutriente, a demonstração de essencialidade às plantas ocorreu recentemente, em 1987, a partir dos estudos de Brown e colaboradores. O micronutriente em questão é o:

Carregando...
Q768440

A Instrução Normativa 51, substituída pela atual Instrução Normativa 62, estabelece que para inibir a multiplicação das bactérias e evitar que o leite deteriore, ele deve ser refrigerado no tempo máximo de três horas após o término da ordenha. O leite comercializado, ao sair da propriedade rural com destino a uma unidade de beneficiamento/processamento, deverá ser submetido pelo menos uma vez ao mês a análises pela Rede Brasileira de Laboratórios de Controle de Qualidade do Leite. Não faz parte das análises exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, descritas na IN 62, para o controle de qualidade do leite:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 5) B
  • 9) A
  • 13) C
  • 2) Anulada
  • 6) C
  • 10) C
  • 14) B
  • 3) E
  • 7) D
  • 11) B
  • 15) E
  • 4) D
  • 8) A
  • 12) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 606 8889