Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 90 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q676121

Os motores de combustão interna, quanto ao seu funcionamento, podem ser:

Carregando...
Q676133

Sobre os aspectos fisiológicos das plantas, analise as afirmações seguintes e escreva V ou F conforme elas sejam verdadeiras ou falsas.

( ) O mecanismo fotossintético pode ser dividido em três processos: o difusivo de CO2 entre o ar atmosférico e os cloroplastídeos; o fotoquímico e o bioquímico (rota C3, C4 e MAC).

( ) O abacaxi possui a rota C4 e a MAC e fecham seus estômatos durante o dia para evitar a perda d'água por transpiração.

( ) Algumas espécies tropicais, como a cana-de-açúcar, milho, sorgo e capim-elefante, possuem os Ciclo C4 ou Hatch e Slack.

( ) Além da fotossíntese, os principais efeitos da luz sobre os vegetais são: florescimento, tuberização, pigmentação e dormência.

Assinale a alternativa que reproduz, na ordem, as letras correspondentes às quatro afirmações.

Carregando...
Q676138

Considere que a recomendação de adubação de plantio para determinada cultura seja 22 kg de nitrogênio (N)/ha, 80 kg de fósforo (P205)/ha e 44 kg de potássio (K20)/ha. Marque a alternativa correta em relação à quantidade aproximada da mistura na formulação 4:14:8, a ser aplicada por metro linear de sulco. Considere o espaçamento da cultura de 80 cm entre linhas e 20 cm entre plantas.

Carregando...
Q676140

Considere os aspectos técnicos relacionados à fruticultura e identifique abaixo as afirmativas verdadeiras e as falsas.

( ) São exemplos de frutos climatéricos e não climatéricos, respectivamente, o abacaxi e a banana.

( ) Em frutos não climatéricos, a aplicação de etileno estimula o amadurecimento, enquanto que em frutos climatéricos não há nenhuma influência do etileno no estímulo ao amadurecimento.

( ) A utilização de sementes para obtenção de mudas na implantação de pomar comercial apresentam algumas vantagens, entre elas a juvenilidade e o vigor elevado das plantas.

( ) A dormência representa uma condição em que algumas sementes não germinam, mesmo em condições ambientais favoráveis. Dentre os fatores que provocam dormência, podemos citar a presença de inibidores químicos (ex. ácido salicílico) e a atividade de microrganismos.

( ) O moleque da bananeira (Cosmopolites sordidus) é considerado uma das pragas mais importantes da bananeira em diversas regiões de plantio. Medidas de controle incluem o uso de variedades resistentes e pulverizações com inseticidas em intervalos regulares na parte aérea, baseadas nos níveis de infestação no campo.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta de cima para baixo:

Carregando...
Q703099

Nos exemplos de culturas abaixo, assinale (1) para culturas anuais e (2) para culturas perenes. Em seguida, marque a alternativa com a sequência correta:

( ) Arroz.

( ) Café.

( ) Milho.

( ) Seringueira.

( ) Feijão.

( ) Citros.

Carregando...
Q703102

Sobre a manutenção de máquinas e implementos agrícolas, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q703107

Que doença animal é uma doença de natureza aguda, febril, ataca animais biungulados, e apresenta sintomas como, aftas na boca e na gengiva, feridas nas patas e nas mamas, e, ainda, o animal apresenta febre, perda de peso, dificuldade para pastar e produzir leite?

Carregando...
Q676126

Um Sistema de Informações geográficas (SIG) é um sistema assistido por computador para a aquisição, armazenamento, análise e visualização de dados geográficos. Os SIGs podem possuir constituições e funções diferenciadas, podendo apresentar uma estrutura genérica, quando concebidos para fins diversos. Por outro lado, um SIG pode apresentar uma estrutura aplicada, se utilizado para um fim específico. Neste sentido, a estrutura de um SIG genérico é composta pelos seguintes componentes:

Carregando...
Q703094

Que tipo de adubação tem como matéria-prima a apatita?

Carregando...
Q676120

São considerados componentes básicos de um trator agrícola:

Carregando...
Q676125

Para trabalhar com georreferenciamento, é necessária a compreensão de determinadas técnicas específicas. Uma delas diz respeito ao uso de bases cartográficas confiáveis. Neste sentido, faz-se necessária uma abordagem a respeito da forma da Terra. Esta forma atualmente é uma questão de compreensão um tanto óbvia, mas num passado não muito distante foi motivo de discussões exaustivas.

Após vários estudos, observações e discussões, chegou-se ao consenso da forma do planeta Terra como um(a):

Carregando...
Q676132

A agricultura moderna usa grande quantidade de fertilizantes nitrogenados. Entretanto, o aumento nos custos dos adubos nitrogenados, devido à crise energética, com consequente aumento no preço dos derivados de petróleo e aos cuidados na qualidade do meio ambiente, tem conduzido a uma situação de manejo e utilização do nitrogênio mais eficiente.

Sobre a dinâmica desse nutriente no sistema solo-planta, analise as afirmativas abaixo:

I. Plantas que crescem em condições de baixas temperaturas e solos mal arejados, frequentemente apresentam deficiência de N.

II. O nitrogênio é absorvido pelas plantas apenas na forma de íons nitrato (NO -3), pois o amônio (NH4+) é tóxico, inibindo a produção de ATP nos cloroplastos e mitocôndrias.

III. Em plantas de arroz, quanto menor o suprimento de N durante o florescimento, maior será o acúmulo de açúcares e amido, pois o nitrogênio apresenta complexa influência no metabolismo dos carboidratos.

Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q676137

Com relação ao cultivo de plantas olerícolas, identifique abaixo as afirmativas verdadeiras e as falsas.

( ) São exemplos de espécies olerícolas do tipo herbáceas, frutos e tuberosas, respectivamente: Arracacia xanthorrhiza, Citrullus lanatus, Beta vulgaris var. cicla.

( ) A podridão apical do tomateiro, caracterizada por manchas marrons ou pretas na base do fruto, é decorrente da infecção pelo fungo Alternaria solani.

( ) Um dos fatores climáticos relacionados à produção de hortaliças é a termoperiodicidade diária, que diz respeito à faixa de temperatura máxima diária que cada cultura pode tolerar sem comprometer o seu rendimento.

( ) A murcha das solanáceas, causada pela bactéria Ralstonia solanacearum, é uma das principais doenças do tomateiro em algumas regiões do Brasil. Das medidas mais eficientes utilizadas no seu controle, destacam-se a resistência genética e o tratamento de sementes.

( ) Considerando o plantio de 1 (um) hectare de certa cultura, no espaçamento de 1m x 50 cm, uma muda por cova e desconsiderando perdas de mudas, o produtor irá utilizar o total de 21.000 mudas para realizar o transplante. Considerando ainda que a recomendação de adubação de plantio por hectare seja de 600 kg de mistura da formulação 4-14-8, a quantidade de adubo por cova seria de 28,6 g.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta de cima para baixo:

Carregando...
Q676144

Com relação aos fatores físicos, químicos e biológicos do solo, julgue os itens a seguir:

I. A fixação biológica de nitrogênio (FBN) consiste na conversão do nitrogênio atmosférico para formas assimiláveis pelas plantas. Neste processo, o sistema fixador de nitrogênio de maior interesse agrícola é o sistema simbiótico constituído pela associação radicular entre bactérias dos gêneros Rhizopus, Azospirillum e plantas da família das leguminosas.

II. A disponibilidade de nutrientes no solo é diretamente afetada pelos valores de pH da solução do solo. Solos ácidos apresentam baixa disponibilidade de N, P, K e Zn.

III. Em solos ácidos as plantas absorvem melhor os nutrientes Fe, Cu e Mo.

IV. Uma das formas de absorção de nutrientes pelas plantas é através do processo chamado intercepção radicular. No entanto, a contribuição deste processo é pequena, sendo que a quantidade é proporcional à relação existente entre a superfície das raízes e das partículas de solo.

V. Em solos alcalinos há maior disponibilidade de fósforo em função da formação de compostos mais solúveis, de fácil assimilação pelas plantas.

Com base nessas afirmações, marque a alternativa correta.

Carregando...
Q703098

Drenagem agrícola é o conjunto de técnicas e práticas que visa retirar o excesso de água do solo. Nas alternativas abaixo, assinale aquela no qual a afirmação não é verdadeira:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) E
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) D
  • 8) B
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) E
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282