Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 15 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q636846

Um dos principais problemas enfrentados pelos produtores rurais brasileiros é a forma de comercialização dos produtos agrícolas, que depende do tamanho da lavoura, da competitividade dos produtos e do relacionamento desses produtores com seus fornecedores, clientes e prestadores de serviços. Para obterem êxito comercial, os produtos agrícolas devem atender as expectativas do consumidor, ter regularidade de entrega e boa qualidade.

Considerando a comercialização de produtos agrícolas no Brasil, avalie as afirmações a seguir.

I. Grãos, fibras, leite a granel e madeira bruta são considerados produtos de baixo valor agregado.

II. A melhoria do processo produtivo por meio do desenvolvimento tecnológico e da inovação possibilita redução no custo de produção.

III. A organização em associações ou cooperativas favorece as negociações com fornecedores e compradores, tornando-as mais vantajosas aos produtores rurais.

IV. Os produtos orgânicos têm maior valor agregado no momento da comercialização.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636833

Devido à importância econômica da cultura do milho, é fundamental a utilização de sementes de elevada qualidade, que irão garantir um estande uniforme e maior produtividade. Entre os fatores que afetam a qualidade das sementes, estão os fatores físicos, que dizem respeito ao teor de umidade, à presença de materiais inertes, de outras sementes e de sementes danificadas.

Considerando a cadeia de produção de sementes de milho, avalie as afirmações a seguir.

I. Na produção de sementes de milho, a etapa do cultivo no campo exerce pouca influência na qualidade final das sementes, uma vez que o beneficiamento elimina os possíveis defeitos.

II. Os danos às sementes são difíceis de serem evitados, principalmente devido ao uso de máquinas durante a debulha e o beneficiamento.

III. Durante a debulha, o processamento e a semeadura, as sementes são submetidas a impactos e abrasões, que além de provocarem danos imediatos, como trincas e quebras, podem causar danos latentes nas sementes, que reduzem as qualidades físicas e fisiológicas do lote.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636832

As agroindústrias são unidades empresariais onde ocorrem as etapas de beneficiamento, processamento e transformação de produtos agropecuários in natura até a embalagem, quando estão prontos para comercialização.

Considerando as etapas de beneficiamento, processamento e transformação de produtos agropecuários, avalie as afirmações a seguir.

I. o beneficiamento de produtos agropecuários consiste em um processo de tratamento, por meio do qual são alteradas as características químicas dos produtos in natura.

II. O beneficiamento de produtos agropecuários tem como objetivos melhorar a sua apresentação, evitar a sua deterioração e eliminar pragas.

III. O processamento de produtos agropecuários compreende alguns cuidados especiais, que tornam os produtos mais prontamente disponíveis aos consumidores e lhes garantem melhor qualidade.

IV. A transformação de produtos agropecuários é a etapa em que são realizadas operações para obtenção de produtos diferentes que podem conter aditivos, feitos com base em produtos in natura.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q636837

A integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) deve ser considerada uma estratégia que visa a produção sustentável por meio da integração de atividades agrícolas, pecuárias e florestais. As atividades são realizadas na mesma área, em cultivo consorciado, em sucessão ou rotacionado, na busca de efeitos sinérgicos entre os componentes do agroecossistema, contemplando a adequação ambiental, a valorização do homem e a viabilidade econômica. O atual conceito de ILPF contempla as quatro combinações de componentes possíveis: integração lavoura-pecuária (agropastoril), integração pecuária-floresta (silvipastoril), integração lavoura-floresta (agroflorestal) e a integração lavoura-pecuária-floresta (agrosilvipastoril).

Considerando a adoção dessas estratégias, com vistas à sustentabilidade por meio da combinação da produção com a conservação dos recursos naturais, avalie as afirmações a seguir.

I. As possibilidades de combinações entre os componentes do sistema ILPF são muitas e os ajustes se fazem necessários conforme o interesse do produtor e os aspectos edafoclimáticos e mercadológicos.

II. A ILPF é uma estratégia de produção que apresenta limitações quanto ao tamanho da propriedade e ao nível tecnológico do produtor rural.

III. A implantação de uma ILPF de sucesso demanda um planejamento criterioso, com a definição de ações de curto, médio e longo prazo, e levando-se em consideração que o condicionamento inicial do solo é importante para o começo do sistema.

IV. Sistemas de ILPF melhoram as condições físicas, químicas e biológicas do solo, aumentam a ciclagem e eficiência na utilização dos nutrientes, reduzem a pressão por abertura de novas áreas e viabilizam a recuperação de áreas com pastagens degradadas.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q636831

A armazenagem de grãos no Brasil tem papel fundamental na segurança alimentar e na regulação de preços, principalmente dos produtos que são utilizados diariamente pela população. O armazenamento adequado permite que haja oferta constante de grãos durante todo o ano. Para que permaneçam com a qualidade nutricional e a aparência adequada durante a armazenagem, os grãos normalmente passam por operação de secagem durante o pré-processamento. A secagem visa a remoção de água do produto agrícola, para que a umidade do grão e do ambiente onde será armazenado fiquem em equilíbrio.

Considerando a secagem natural de grãos em pré-colheita, avalie as afirmações a seguir.

I. A secagem natural é um processo que pode ocorrer mesmo antes da maturação fisiológica do grão, quando ainda apresenta um grande teor de umidade.

II. Na secagem natural, as plantas ficam expostas a intempéries e pragas, o que pode causar perdas quantitativas e qualitativas.

III. Na secagem natural, o campo permanece em uso por mais tempo, o que retarda a utilização da área para novos plantios.

IV. A baixa umidade dos grãos, decorrente da secagem natural, reduz a incidência de danos mecânicos aos grãos causados pela colheita mecanizada.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q227640

Em sistemas de integração lavoura/pecuária, a utilização de forrageiras leguminosas é vantajosa para os bovinos e ovinos, devido ao elevado teor de proteína dessas plantas, e também para cultivos em rotação, como os cereais, que se beneficiam com o nitrogênio mineralizado durante decomposição da leguminosa. Esse maior acúmulo de compostos nitrogenados, como aminoácidos e proteínas, deve-se à capacidade que as leguminosas possuem de realizar simbiose com bactérias diazotróficas, conhecidas como rizóbios.



Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.



I. A inoculação das sementes com rizóbios permite ao agricultor reduzir os custos na produção de forragem para os animais e na produção de grãos, além de diminuir a emissão de gases do efeito estufa pelos ruminantes.



PORQUE



II. Os rizóbios realizam a fixação biológica de nitrogênio, proporcionam diminuição e até mesmo substituição das adubações nitrogenadas de custo elevado, e evitam que o excesso de nitrato dessas contamine o ambiente.



A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q227650

O conjunto de propriedades de uma associação de agricultores que se tem destacado no cultivo de diversas variedades de milho crioulo consiste numa reserva de grande biodiversidade de sementes de milho. Entretanto, nos limites dessas propriedades, estão situadas grandes lavouras de milho transgênico, resistente a lagartas e ao herbicida glifosato. Preocupada com a entrada de pólen oriundo das lavouras transgênicas e a consequente contaminação das variedades crioulas, essa associação procurou orientação técnica de engenheiros agrônomos, que defenderam diferentes opiniões a respeito e apresentaram as seguintes argumentações.



I. O milho, por ser uma planta alógama, permite até 95% de fecundação cruzada, e o pólen oriundo das lavouras transgênicas, pelo vento, pode atingir as variedades crioulas, e alterar o genoma dessas variedades na próxima geração.



II. Devido à elevada taxa de polinização cruzada no milho, é possivel que as variedades crioulas recebam pólen dos cultivos transgênicos, podendo as sementes produzidas nessa fecundação perder características da variedade crioula.



III. As variedades crioulas não correm riscos de contaminação com pólen transgênico, pois a fecundação cruzada do milho ocorre entre plantas muito próximas, dentro da mesma lavoura, e não entre plantas distantes.



IV. Mesmo que o pólen das plantas transgênicas atinja as flores femininas do milho crioulo, os transgenes não serão inseridos no genoma das plantas crioulas e as sementes produzidas manterão, plenamente, as características da variedade crioula.



É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q644571

O milho híbrido contém a segurança de uma patente, visto que a reserva de obtenção está assegurada pela capacidade de combinação das linhagens endogâmicas obtidas pelos seus detentores. Em relação aos tipos de híbridos de milho e seus processos de obtenção, analise as seguintes afirmativas.

I. O híbrido simples é o mais produtivo, contudo suas sementes são obtidas a partir de linhagens endogâmicas de baixa produtividade.

II. Híbridos modificados têm o custo da produção de sementes barateado por serem obtidos a partir de linhagens revigoradas, sendo estas obtidas a partir do cruzamento entre linhagens estreitamente aparentadas.

III. Os números mínimos de linhagens endogâmicas distintas necessárias para a composição de híbridos simples, duplos e triplos são, respectivamente, iguais a dois, três e quatro.

IV. A escolha de uma linhagem como polinizadora ou receptora de pólen não altera a produtividade do híbrido, todavia contribui para o aumento do número de sementes híbridas.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q650721

Em lavouras cultivadas extensivamente como soja, milho, cana-de-açúcar e algodão, uma emergente tecnologia de manejo que pode auxiliar na implantação das culturas é a denominada Agricultura de Precisão. Esta tecnologia diz respeito ao gerenciamento localizado da cultura, utilizando técnicas de informação para a coleta de dados e sua análise. A respeito deste assunto, são apresentadas as seguintes afirmativas:

I – uma desvantagem do processo é o impacto ambiental resultante da maior seleção de plantas daninhas resistentes;

II – os modelos para a simulação de cenários agrícolas tornam-se tão mais precisos quanto maiores forem a quantidade e a qualidade das informações a serem introduzidas nos sistemas;

III – as técnicas de modelagem tornam-se cada vez mais dependentes do uso da alta tecnologia tanto no campo como na interpretação dos resultados;

IV – a adoção desta técnica eleva o custo de manutenção de máquinas em função do seu uso mais intensivo.

Estão corretas, apenas, as afirmativas

Carregando...
Q650726

O glifosato é uma molécula estruturalmente semelhante ao fosfoenolpiruvato (PEP) e compete com o mesmo pelo centro ativo da enzima EPSPS, a qual catalisa uma reação que leva à síntese de aminoácidos, que são indispensáveis à vida das plantas. Por isso, o glifosato é utilizado como herbicida. Na soja geneticamente modificada, a enzima EPSPS é codificada por um gene proveniente de outro organismo e é menos sensível ao glifosato, pois tem uma afinidade maior com o PEP. Assim, conclui-se que

Carregando...
Q650736

Nos últimos anos vem ocorrendo no Brasil um aumento no uso de plantas medicinais pela indústria farmacêutica. No entanto, essas indústrias, salvo algumas exceções, importam suas matérias-primas. Embora haja demanda e potencialidade de atendimento através da agricultura familiar, os agricultores não estão preparados para o processamento e padronização dos produtos, para atenderem as exigências do mercado. A esse respeito, analise as afirmações a seguir.

A organização e a utilização de ações coletivas, como associações e cooperativas de produtores, propiciam aumento da produtividade.

PORQUE

O compartilhamento de informações entre produtores possibilita um avanço na curva de aprendizagem desse sistema produtivo, aumentando a qualidade, a padronização e a eficiência da produção.

Com base na leitura acima conclui-se que

Carregando...
Q650728

Na agricultura familiar a agregação de valores aos produtos pode contribuir para a sustentabilidade do sistema. A produção de frutas desidratadas é uma opção para aumentar o rendimento, sendo viável a sua produção em pequenas propriedades. A tabela abaixo apresenta as estimativas de custos de produção e desempenho econômico para um hectare de uma fruteira com frutos comercializados na forma in natura e desidratada.

Analisando a tabela, é possível afirmar, com base nos resultados, que

Carregando...
Q655799

A população de plantas por hectare será

Carregando...
Q655801

Para o preparo convencional desta área, o conjunto de implementos que causará menor prejuízo à estrutura do solo será

Carregando...
Q655800

Considerando que as sementes do cultivar têm peso de 22,5 g por 100 sementes, com poder germinativo de 90%, a quantidade de sementes necessária para a semeadura de 1 hectare será

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) D
  • 3) E
  • 4) D
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) C
  • 14) D
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282