Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 1 de 1 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 1
Questões por página:
Q636848

Os frutos podem ser classificados, em termos da capacidade de maturação pós-colheita, em: climatéricos, que possuem capacidade de amadurecer após a colheita, como o abacate, a banana, a manga e o caqui; e não-climatéricos, cujo processo de amadurecimento se encerra no momento da colheita, como o abacaxi, a laranja e o morango. Essa classificação está relacionada à atividade metabólica dos frutos, medida pela taxa respiratória, conforme ilustrado no gráfico a seguir.

Considerando essas informações, avalie as afirmações a seguir.

I. Nos frutos climatéricos, a atividade metabólica continua depois da colheita; o pico climatérico coincide com o período de maior atividade do fito-hormônio etileno, responsável por degradar as substâncias de reserva e, assim, completar o amadurecimento do fruto.

II. É possível completar a maturação dos frutos climatéricos após a colheita pelo uso do gás etileno (C2H4), em substituição ao fito-hormônio etileno naturalmente produzido pelo fruto.

III. Nos frutos não climatéricos, o pico climatérico coincide com o período imediatamente anterior ao de produção do fito-hormônio etileno, responsável por degradar as substâncias de reserva e, assim, induzir o amadurecimento do fruto.

IV. Os frutos não climatéricos, por apresentarem aumento na produção de etileno no final do crescimento, são capazes de completar a sua maturação quando destacados da planta.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282