Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 1 de 1 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 1
Questões por página:
Q227655

O controle biológico é uma das bases ecológicas do manejo integrado de pragas e doenças. A aplicação e a manutenção de inimigos naturais em áreas agrícolas têm sido responsáveis pela diminuição dos danos causados por insetos-pragas e doenças e pela redução das aplicações de agrotóxicos no ambiente. Os agentes do controle biológico, ou seja, os inimigos naturais afetam o ciclo de vida das pragas e doenças, por meio de vários mecanismos, tais como parasitismo, predação, patogenicidade e competição.



Nessa perspectiva, avalie as afirmações a seguir.



I. As vespas do gênero Trichogramma, utilizadas no controle de lagartas desfolhadoras, existem naturalmente em grande variedade de habitats, ovopositando em ovos de outros insetos, como lepidópteros, e suas populações se mantêm estáveis mesmo após o uso de inseticidas.



II. Os fungos do gênero Trichoderma são comumente encontrados no solo e na rizosfera das plantas e, devido ao seu antagonismo com outros fungos, podem ser utilizados no tratamento de sementes, evitando-se problemas na germinação e na emergência das plântulas.



III. Os coleópteros da família Coccinellidae, de corpo arredondado e asas tipo élitro, pela sua capacidade de predar insetos menores, são utilizados no controle de indivíduos adultos de dípteros, causadores de danos em frutíferas.



IV. Após aplicações de inseticidas em propriedades em que se cultivam citros, é possível ocorrerem aumentos populacionais de ácaros, em razão da diminuição nas populações de seus predadores.



É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282